Internet

04/06/2015 08h00 - Atualizado em 04/06/2015 08h00

Google prepara app para contar calorias de fotos de comida no Instagram

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

O Google está desenvolvendo um projeto que deve trazer muita dor de cabeça para os que estão de dieta. O Im2Calories é uma ferramenta de inteligência artificial que promete contabilizar as calorias dos alimentos de uma foto postada no Instagram. O software, que ainda está em fase de desenvolvimento, conseguiria essa informação através dos pixels da imagem, recheados de muito açúcar e gordura. 

Weebgram promete fazer upload de fotos do computador para o Instagram

Projeto do Google busca criar ferramenta que conta caloria de fotos no Instagram (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)Projeto do Google busca criar ferramenta que conta caloria de fotos no Instagram (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)

O projeto, apresentado na semana passada por um relatório na revista Popular Science, possuirá um algoritmo desenvolvido para “ler” as fotografias. O programa identificará cada pixel das imagens, levando em consideração o tamanho do prato, para calcular as calorias presentes do alimento. 

Mesmo com a análise sendo feita através de pixels, o cientista de pesquisa do Google, Kevin Murphy, afirma que as fotos não precisarão ser de alta qualidade, uma vez que a ideia é que o software identifique até mesmo cliques de baixa resolução, como os de redes sociais, que passam por compressão. Murphy também garante que o projeto vai trazer benefícios a todos.

“Os algoritmos vão se tornar mais precisos ao longo do tempo, e isso beneficiaria tanto os consumidores que estão preocupados com o controle de calorias, como médicos e pesquisadores, que poderiam utilizar esses dados em suas pesquisas”, disse Murphy.

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo. 

Essa não é uma iniciativa completamente nova. O SmartPlate (kickstarter.com/projects/1816678675/smartplate), um aplicativo cadastrado recentemente no Kickstarter, traz três câmeras digitais, que identificam o conteúdo de um prato, e depois envia para o usuário todas as informações sobre a comida, como valores nutricionais e calorias.

O projeto do Google ainda está em fase inicia de testes e não há previsão para lançamento. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares