Celular

13/06/2015 07h00 - Atualizado em 13/06/2015 07h00

Google vai mostrar versão ‘light’ dos sites para gastar menos seus dados

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Google Brasil anunciou, na última quinta-feira (11), um novo sistema de acesso à web pelos dispositivos móveis. Em duas semanas, será lançada uma ferramenta com foco em acelerar a navegação e diminuir o consumo de planos de dados dos celulares. Com isso, ele fornecerá versões leves dos sites que forem encontrados no seu buscador.

Saiba contar calorias usando o Google; veja como buscador pode ajudar

Google anunciou recurso para acelerar carregamento de sites (Foto: Divulgação)Google anunciou recurso para acelerar carregamento de sites (Foto: Divulgação)


Quando uma pessoa pesquisar algo no Google, com um smartphone Android, e clicar em um dos resultados da busca, o site vai ser carregado com uma velocidade superior à normal. Isso porque, graças à tecnologia que os desenvolvedores criaram, ele abrirá uma versão que não exige tanto do aparelho.

Problemas com o Google Chrome? Comente no Fórum do TechTudo

“Ninguém gosta de esperar. Quer você esteja procurando pelos resultados de um jogo de futebol, pelo horário do próximo ônibus para casa ou pelo telefone do restaurante em que acabou de esquecer a sua carteira. Quanto mais rápido, melhor. Infelizmente, no Brasil, onde a internet móvel é, com frequência, lenta, conseguir a informação que se deseja via celular pode ser difícil e frustrante”, explica a publicação no blog oficial do Google Brasil.

O Google fez avaliações do recurso na Indonésia, e os resultados foram bem positivos. Segundo a empresa, essas novas páginas carregam até quatro vezes mais rápido e usam 80% menos dados do que antes. Além disso, o tráfego nessas páginas aumentou mais de 50%.

Vale frisar que, caso o usuário não deseje ver a versão “light” dos sites, e escolha esperar o carregamento da página tradicional, basta apenas selecionar esta opção na parte superior da tela do navegador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares