Realidade Virtual

30/06/2015 07h00 - Atualizado em 11/07/2017 10h40

Hololens: lentes impressas em 3D prometem aprimorar realidade virtual

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Uma lente impressa em 3D promete melhorar o HoleLens, dispositivo de realidade virtual da Microsoft. A expectativa nasceu após um arquivo CAD aparecer disponível para download no Microsoft Research e revelou que os pesquisadores da gigante de Redmond estão trabalhando no projeto de upgrade do óculos virtual.

Testamos o HoloLens, óculos que mistura ambiente real com holografias

Hololens tem um vidro e pequenas lentes responsáveis por criar os hologramas (Foto: Elson Junior/TechTudo)Hololens é composto por um vidro e pequenas lentes responsáveis por criar os hologramas (Foto: Elson Junior/TechTudo)

Segundo os pesquisadores, eles alegam ter criado uma lente cujo design é superior ao das lentes usadas atualmente. De acordo com o arquivo “Leia-me”, encontrado junto ao arquivo CAD que contém o projeto das lentes, o design delas possui um campo de visão um pouco menor, porém, mais nítida em todo ele não apresenta tanta aberração cromática.

Os cientistas ressaltam que a diminuição do campo de visão da Hololens não caracteriza um regresso, mas uma melhoria na qualidade final da imagem. Estas novas lentes foram criadas usando-se o programa Lens Factory, da própria Microsoft Research e impressas na Objet Eden 260 3D, uma impressora top de linha. O arquivo “Leia-me” ainda traz instruções para a impressão, mas a empresa alerta que eles não testaram em outros modelos de impressora 3D.

No entanto, para obter a qualidade de imagem alcançada, é preciso usar uma lente especial, que contém um fator chamado VIS. Trata-se de um revestimento anti-reflexo que custa bem caro. Estima-se que cada lente custou em torno de US$ 200 (cerca de R$ 600). Isso explica por que o Oculus Rift DK2 usa lentes sem esse revestimento.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.

Além do preço, outro fator limitante das novas lentes é que elas são ajustadas para trabalhar apenas com o motor gráfico Unity, pois ele corrige as distorções da lente. Não se sabe ainda se essa limitação é permanente ou pode ser eliminada via software. Ainda não há nenhuma data para que essas novas lentes sejam implementadas na HoloLens.

Via Ars Technica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Massanando
    2015-06-30T14:19:33

    Procurem na Amazon pelo livro "A verdade sobre as impressoras 3D" Recomendo para quem quer ter uma boa ideia do que essas impressoras realmente são capazes de fazer, pois a mídia muitas vezes distorce as coisas. É para iniciantes, se vc já tem entendimento ou experiência na área de impressoras 3D este livro não lhe será útil.