10/06/2015 06h01 - Atualizado em 10/06/2015 06h01

HomeKit: saiba tudo sobre o sistema da Apple que torna sua casa smart

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O HomeKit, pacote de desenvolvimento para Internet das Coisas (IoT) da Apple, está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Depois de alguns rumores, durante a WWDC deste ano que foi possível visualizar com mais clareza as possibilidades do sistema. Mas o que o HomeKit é realmente capaz de fazer? O TechTudo listou as principais características da plataforma de iOT da Maçã.

WWDC 2015: Apple revela iOS 9 com Siri 'mais smart', El Capitan e Music

Plataforma anunciada no ano passado pode popularizar automação residencial (Foto: Reprodução/Apple)Plataforma anunciada no ano passado pode popularizar automação residencial (Foto: Reprodução/Apple)

O que é?

O HomeKit é um pacote de desenvolvimento voltado para programadores que desejam criar soluções de IoT. O kit criado pela Apple permite que seus gadgets possam controlar sistemas automatizados como lâmpadas, termostatos e cortinas.

Qual o melhor tablet da atualidade? Opine no Fórum do TechTudo.

O HomeKit aproveita toda a tecnologia desenvolvida pela marca da maçã para simplificar sistemas de automação residencial. Ele virá de forma nativa no iOS 9 e também no Watch OS,  sistema operacional do Apple Watch.

A grande novidade do HomeKit é a possibilidade de controlar os aparelho autômatos dentro de casa de qualquer lugar. Se você esqueceu a porta da garagem aberta, poderá trancá-la pelo iPhone ou Apple Watch quando chegar ao trabalho, por exemplo.

iphone-6-na-mao-destaque (Foto: Lucas Medes/TechTudo)HomeKit será controlado via iOS e Watch OS (Foto: Lucas Medes/TechTudo)

Ainda  não ficou muito claro como a integração via web vai funcionar. A única coisa que se sabe é que a Apple TV terá papel fundamental nisso, funcionando como uma espécie de central vinculada a conta do iCloud. Através da Apple TV também será possível controlar os dispositivos de casa pela Siri.

O que será possível controlar pelo HomeKit?

A Apple não irá fabricar os aparelhos compatíveis com o HomeKit. A empresa apenas irá conceder a licença para que outras fabricantes desenvolvam os dispositivos, parecido como o que ocorre com alguns docks. Logicamente uma enxurrada de dispositivos ‘não oficiais’ deverão aparecer.

Várias fabricantes já sinalizaram a produção de dispositivos compatíveis com o HomeKit, entre elas Philips, iDevices e Belkim. Alguns aparelhos criados estão o termostato Ecobee, a lâmpada Lutron e o iHome iSP5 Smartplug, um sensor que pode ser colocado em tomadas para ligar e desligar aparelhos.

No entanto, conforme a plataforma for se popularizando, com a chegada do iOS 9 previsto para o final do ano, novas dispositivos deverão aparecer, como cortinas, fechaduras, cafeteiras, ar condicionado, entre outros.

Como vai funcionar?

O aplicativo do HomeKit para iOS ficará responsável por identificar quais dispositivos inteligentes estão ativos na rede. Ele também será responsável pela configuração prévia dos aparelhos. Todos os aparelhos terão uma espécie de código que ficará visível em uma etiqueta. Para funcionar será preciso parear o aparelho ao aplicativo. Aplicativos do próprio aparelho também estarão disponíveis e é por eles que será possível configurar os dispositivos mais detalhadamente.

Via Apple e Digital Trends

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares