Sistemas Operacionais

30/06/2015 09h55 - Atualizado em 30/06/2015 09h55

iOS 9 pode piorar desempenho do iPhone para fazer a bateria durar mais

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

Há algumas semanas, a Apple apresentou ao mundo seu novo sistema operacional, o iOS 9, disponível apenas em versões de testes, por enquanto. A grande novidade está no desempenho da bateria, que pode durar até três horas a mais. Porém, tudo tem um custo, e, para isso acontecer, a empresa teve que reduzir as funcionalidades do iPhone em 40%.

iPhone 6 ou iPhone 6 Plus: vale a pena pagar mais pela tela grande?

iOS 9 diminui desempenho do smartphone para economizar bateria (Foto: Foto: Anna Kellen/TechTudo)iOS 9 diminui desempenho do smartphone para economizar bateria (Foto: Foto: Anna Kellen/TechTudo)

O que vocês esperam do próximo iPhone? Comente no Fórum do TechTudo

Chamada de Low Power Mode (modo de baixa energia, em tradução livre), a nova função diminui a performance do celular, o que significa que, ao ser ativado, o recurso faria com que um iPhone 6 tivesse o mesmo desempenho de um iPhone 5S, por exemplo. É o que mostraram os testes realizados pelo site MacRumors, que utilizou um iPhone 6 Plus e um iPhone 5S, com os dois rodando a versão beta do iOS 9.

Em seu estado normal, o iPhone 6 Plus alcançou 1606 no teste de apenas um processador, e 2891 no teste multiprocessador. Com a economia de bateria ativada, esses números tiveram uma queda de 40%. Já no iPhone 5S, os resultados foram, respectivamente, 1386 e 2511, em modo normal. Enquanto isso, com o modo de economia, houve uma queda brusca no rendimento, para 815 e 1405, como indicam as imagens abaixo.

Testes apontaram queda no desempenho quando recurso está ativado (Foto: Reprodução/ MacRumors)Testes apontaram queda no desempenho quando recurso está ativado (Foto: Reprodução/ MacRumors)

Apesar da redução no rendimento, os desenvolvedores da Apple propõem que o modo de economia só seja utilizado quando a bateria do smartphone estiver no fim. Para funcionar, o recurso corta atividades não tão necessárias, como atualização de e-mail, downloads automáticos, e efeitos visuais – como os papéis de parede dinâmicos.

Ao fazer isso, a Apple consegue manter os aparelhos longe da tomada por mais três horas, pelo menos. A iniciativa é um esforço da fabricante para responder aos pedidos dos usuários, que reclamam que a bateria de seus dispositivos tem um desempenho bem inferior ao dos concorrentes.

Via Macrumors

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Cardoso
    2015-06-30T11:43:06  

    Não sei o pq de tanta potencia em processador para um smartphone que só faz uma função de cada vez... vejo muita gente falando(se gabando, idolatrando) que IOS não trava, não é lento. É obvio que não vai travar... nunca. Quer fazer uma comparação digna com outros S.O.'s? Poe ele para realizar multitarefas. Vai reduzir as funcionalidades em 40% de um aparelho que faz uma tarefa por vez... aí sim hem.

    recentes

    populares

    • Leonardo Cardoso
      2015-06-30T11:43:06  

      O suporte do multitarefas do IOS é limitado, tanto é que não suportou o Web Whatsapp, enquanto todos os outros sistemas sim.

    recentes

    populares

    • Leonardo Cardoso
      2015-06-30T11:43:06  

      Acontece que o WhatsApp é uma plataforma que entendeu a facilidade de bugar um Android e fica socando betas testes no robozinho verde. Se funcionar legal no Android, pronto! Qualquer outro sistema roda

  • Gabriel
    2015-06-30T10:10:53  

    Isso que da ter uma bateria ruim e hardware inferior.

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-06-30T10:10:53  

      É o gadget não precisa de mais que 1gb de ram porque o aparelho usa um sistema de filtragem de cachê, onde o processo mora dentro do sistema raiz e mata uso do app quando fechamos o mesmo. Diferente do Android que usa um sistema de reciclagem de lixo chamado Java, que deixa fragmentos dos programas espalhados entre partes do sistema, e depois tenta reuni-los para uso do app, deixando folders e arquivos inúteis dentro do sistema, sobrecarregando a ram durante inicialização do app e pós uso.

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-06-30T10:10:53  

      Isso tudo, contando com a matéria prima inferior que essas marcas usam, faz com que o Android precise de toda essa configuração exagerada e a porcaria ainda trava. Então vamos comparar seu lado famboy Android e colocar esses gadget lado a lado em sentido literal. Coloque o mais top de linha da Android com as configurações do Apple, ou coloque o Apple com as configurações do mais top do Android, lado a lado, e me diga qual vai sobressair em Estabilidade, Desempenho e Potência???

  • Magno Santos
    2015-06-30T13:08:35  

    Os caras viajam nessas matérias, vão falar de um sistema que tá na versão beta!!

    recentes

    populares

    • Magno Santos
      2015-06-30T13:08:35  

      Concordo, a iOS vem na versão beta public exatamente para descobrir possíveis erros e instabilidades que serão corrigidos até a versão final.

  • Alexandre Prazeres
    2015-06-30T14:41:55  

    Reduzir 40% do que não tem ? Os donos nem vão ligar, só usam pra whatsapp e ligar/receber mesmo.

    recentes

    populares

    • Alexandre Prazeres
      2015-06-30T14:41:55  

      Ah sim, é porque o ios é que tem apps exclusivos que vocês claramente não conhecem, não é.

    recentes

    populares

    • Alexandre Prazeres
      2015-06-30T14:41:55  

      Agora dá pra entender a quantidade de unlikes nos seus comentarios

  • Caio Souza
    2015-08-02T01:11:45

    O IOS 9 está muito lento! Nunca vi isso, não sei se é por causa da versão teste, mas mesmo assim, eu esperava uma coisa melhor da apple!

  • Ana Munhoz
    2015-07-19T09:26:06

    Eu desânimo se tiver que ficar recarregando por isso a duração da bateria tem que ser realmente durável.

  • Travessini
    2015-07-07T17:22:21

    prefiro mais velocidade e os aplicativos intactos, do que propriamente bateria. Se vc tens o carregador, poderás carregá-lo, mas os aplicativos são importantes.

  • Wellington Cruz
    2015-06-30T11:15:07  

    A chamada da notícia esta ridícula porque "piorar desempenho" quer dizer que algo ruim vai ficar pior, porém a fluides do iOs é ótima. O correto seria "Reduzir o desempenho". Para mim a bateria não é um problema, dura o dia inteiro. Claro que toda melhora é bem vinda.

    recentes

    populares

    • Wellington Cruz
      2015-06-30T11:15:07  

      Android é um lixo! Sou usuário de Iphone há 3 anos e não troco por nenhum Android do mercado!

    recentes

    populares

    • Wellington Cruz
      2015-06-30T11:15:07  

      Não tenho do que reclamar, o sistema já está ótimo.

  • Silvana Ramos
    2015-06-30T15:31:03  

    Super feliz com o tempo que a bateria do meu 6 dura

    recentes

    populares

    • Silvana Ramos
      2015-06-30T15:31:03  

      kkk....durou o suficiente para enviar essa mensagem?

  • Jairo Correia
    2015-06-30T13:34:10

    Que matéria tendenciosa. Lixo.