Jogos de aventura

17/06/2015 14h08 - Atualizado em 18/06/2015 09h31

Lego Dimensions: jogo revoluciona com bonecos físicos em demonstração

Felipe Vinha
por
Da E3 2015

Lego Dimensions é o novo game da famosa marca de brinquedos que deve ser lançado em 27 de setembro, para Xbox One, Xbox 360, PS3, PS4 e Wii U. O título estava jogável na E3 2015 e pudemos conferir o funcionamento de perto. Confira as novidades e prepare-se para se surpreender:

Acompanhe o Tempo Real da E3 2015 no TechTudo

Lego Dimensions (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Lego Dimensions marca crossover entre personagens de mundos diversos. (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Bloco por bloco

Lego Dimensions é mais um jogo que usa um tipo de portal conectado ao videogame, e também, por sua vez, transfere bonecos reais para dentro da aventura virtual. Mas o título vai além de apenas posicionar bonecos, pois é bem mais proativo do que isso. O game exige que o jogador pense diferente e interaja com os elementos físicos.

Lego (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)O game usa bonecos reais dentro da aventura virtual (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)





A demonstração começou no que parece ser o início do jogo. Batman, Gandalf e Wildstyle são os personagens centrais e precisam fugir de um tirano que quer dominar os mundos de Lego. Para isso, os heróis buscam poderes misteriosos em peças espalhadas pelo cenário. A introdução é cheia de bom humor, com Batman confundindo o Espantalho de Mágico de Oz com o vilão do Homem Morcego, por exemplo.

A jogabilidade segue como qualquer outro game da série Lego: bata em qualquer coisa e as peças serão destruídas, colete os "pegs" para juntar o “dinheiro” deste mundo e aumentar os pontos ou siga o caminho da fase por meio da resolução de pequenos quebra-cabeças.

Veículos

Além de bonecos, Lego Dimensions também tem veículos posicionados em outra parte do portal para serem inseridos no game. No teste tivemos a oportunidade de conhecer o Batmóvel, o DeLorean e a Máquina de Mistério, famoso carro da turma do Scooby-Doo.  Eles podem ser pilotados, um por vez, sobrepondo algumas barreiras da fase.

Os veículos físicos, isto é, os brinquedos, são feitos realmente de peças comuns de Lego. Perguntamos se era possível desmontá-los e criar novos modelos e o produtor nos mostrou isso na prática.

Lego Dimensions (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Personagens disponíveis em Lego Dimensions (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)



Logo no cenário seguinte, o Batmóvel precisou ser desmontado em algumas peças para criar um modelo diferente, com outros poderes. A partir daí o jogo dá algumas instruções de como seguir na montagem e, ao final, reconhece se você fez certo – tudo para quebrar uma barreira com um novo canhão que o veículo ganharia após o novo formato ter sido construído.

Nesse momento o game deixou de ser “mais um jogo da série Lego”, com aquela jogabilidade batida e tornou-se algo diferente, único e exalou criatividade.

Crossovers por todos os lados

As surpresas não param por aí. Lego Dimensions é um grande crossover, ou seja, um enorme encontro de personagens de vários universos, a começar por Batman e Gandalf, o mago de O Senhor dos Anéis. Porém, de acordo com o avanço, você consegue chegar a outros mundos, inspirados por filmes, seriados de TV, jogos e produções similares.

Um dos mundos presentes nos game é o de Portal, popular game em primeira pessoa da Valve. Em LEGO Dimensions, o robô Glados recepciona o personagem no laboratório. No controle dos heróis, foi necessário resolver quebra-cabeças dignos do jogo original. Os puzzles em Lego Dimensions foram criados por um dos designers do próprio Portal, segundo o representante da Warner que demonstrava o teste.


 

Os puzzles também surpreendem bastante, e foi aí que entrou a proatividade do jogo. Há a necessidade de mudar a posição dos bonecos de acordo com o que era pedido na tela, combinar cores, teleportar para outras partes do cenário, entre outras funções, tudo conforme os itens que davam habilidades especiais aos personagens.

Apesar da “bagunça” entre os lutadores, foi gratificante ver que nada parecia forçado e a ideia é muito bem executada neste sentido de crossovers de diversos universos. Isso sem falar dos encontros inusitados, já que foram confirmados mais kits especiais do filme De Volta para o Futuro, da série Doctor Who e mais.

O problema do preço

É claro que Lego Dimensions não deve ser um jogo barato. Apesar do kit inicial vir com Batman, Gandalf e Wildstyle, outros personagens poderão ser comprados por fora, o que facilita a vida de quem joga com mais variedade nas fases. 

No cenário do Portal, por exemplo, há possibilidade de usar Chell, com sua Portal Gun, para abrir passagens de forma mais fácil. Já no estágio do Scooby-Doo, o próprio cachorro que dá nome ao desenho desenterra os itens especiais. Nada disso será possível se o jogador não tiver os kits com esses personagens adquiridos avulsamente, por exemplo.

É a forma que a produtora arrumou de ganhar mais uma grana dos interessados, ainda que dê para jogar 100% da aventura em Lego Dimensions somente com os personagens do game base, apesar de ser pouco mais difícil e com menos participações especiais.

De qualquer forma, a criatividade de Lego Dimensions surpreendeu tanto que o teste deixou uma impressão muito positiva sobre o jogo. De um mero clone de Skylanders ele passou a ser um game bem construído e que se distancia bastante dos concorrentes. Diversão quase infinita, apesar do possível preço elevado.

Quais são as suas apostas para a E3 2015? Opine no TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciano
    2016-11-02T19:50:43

    Onde posso comprar apenas o console (portal)?

  • Romulo Lima
    2015-12-14T14:42:32

    Será que o jogo atualizará em consoles desbloqueados?