Video game

15/06/2015 13h32 - Atualizado em 03/08/2015 17h35

Microsoft na E3 2015: games do Xbox 360 serão compatíveis com Xbox One

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

A Microsoft realizou sua conferência na E3 2015, maior feira de games do mundo, nesta segunda-feira (15), totalmente voltada para os lançamentos do Xbox One. A expectativa era enorme, já que o console da empresa não recebe um título exclusivo há meses. O evento será realizado entre os dias 16 e 18 de junho em Los Angeles, nos Estados Unidos. Os grandes destaques da apresentação foram Halo 5: Guardians, Rise of the Tomb Raider e Forza Motorsport 6, além da retrocompatibilidade do Xbox One com Xbox 360.  

Acompanhe o Tempo Real da E3 2015 no TechTudo

Microsoft na E3 2015 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Agora Xbox One poderá executar games de Xbox 360 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

O evento começou com um clipe que mostra cenas de grandes títulos, como Halo 5, Gears of War, Forza Motorsport e Tomb Raider, com direito a trilha sonora épica. A conferência apresentou com cenas de gameplay do modo campanha de Halo 5. O gráficos com muitos efeitos impressionam. As cenas de ação seguem o padrão dos títulos mais antigos, que ganharam versões remasterizadas recentemente no pacote The Master Chef Collection.

Além disso, foi revelado o novo modo multiplayer Warzone, que contará com mapas ainda maiores e capacidade para até 24 jogadores simultâneos. E as novidades não param por aí. ReCore, novo jogo de ação do estúdio responsável por versões de Metroid Prime e Mega Man, mostra cenas de ação em cenários desérticos, com direito a robôs gigantes. Exclusivo para Xbox One, o título será lançado em 2016. 

Conferência da Microsoft, na E3 2015 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)Conferência da Microsoft, na E3 2015 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

O chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, levantou a plateia com uma bombástica notícia: Xbox One poderá executar games de Xbox 360. Isso inclui versões digitais e físicas do antigo console. Os jogos serão lançados aos poucos e contarão com funcionalidades do novo videogame, como screenshots e gravação de vídeos. Em uma breve demonstração, Mass Effect foi exibido em ação no Xbox One.

A Microsoft também aproveitou para a apresentar o Elite, do Xbox One, que contará com uma série de funções, como peças intercambiáveis e botões customizáveis. Grande estrela da apresentação da Bethesda, Fallout 4 também ganhou espaço nobre na conferência. O game se destaca pelos impressionantes efeitos de iluminação, além das novas armas e equipamentos, como uma poderosa arma laser.

Forza na E3 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)Além de gráficos ainda mais bonitos, o trailer de Forza mostrou acidentes espetaculares (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Exclusivo para Xbox One, o serviço EA Access permanece no console. Além de versões antecipadas dos grandes lançamentos, os jogadores também receberão títulos como Titanfall e Dragon Age: Inquisition. Mas não é só isso. A EA também confirmou a já comentada nova versão de Plants vs Zombies: Grarden Warfare 2. O game mistura elementos do clássico tower defense com um jogo de tiro em terceira pessoa repleto de power ups e cenas cômicas. O título também vai trazer novos personagens e armas.

Citando a famosa montadora Ford, Forza Horizon 6 foi apresentado, com direito à revelação de GT, clássico veículo da empresa que será relançado e terá espaço garantido no simulador exclusivo para Xbox One. Além de gráficos ainda mais bonitos, o trailer detalhou um novo ângulo de câmera e mostrou acidentes espetaculares. O título será lançado no dia 15 de setembro.

Forza na E3 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)Clássico veículo será relançado pela empresa (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Com um trailer para lá de sombrio, a aguardada versão de Dark Souls 3 para Xbox One também foi exibida e animou o público. O título é popular pelas batalhas cruéis e inimigos assustadores. Mas, infelizmente, não foi possível ver muito da jogabilidade. 

Inspirada na obra do lendário Tom Clancy, The Division também apareceu na conferência. Foi exibido em um trailer que mostra cenas de combate em uma versão solitária e perigosa de Nova Iorque, nos Estados Unidos, mas repleta de explosões e chamas.

Com versões para Windows 10 e Xbox One, Gigantic ganhou um animado trailer, que revela combates com diversos tipos de armas em cenários coloridos e chamativos. Criaturas gigantes e poderosas aparecem como os inimigos. O título será gratuito.

Games indie na E3 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)Os games indie também foram comentados na conferência (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Os games indie também foram comentados na conferência. Um vídeo apresentou novos títulos: Below, Recruits, Cuphead, baseado em desenhos animados dos anos 30, Beyond Eyes, Tacoma, dos criadores do premiado Gone Home, e Ashen são alguns exemplos. Os jogos são parte do programa ID@Xbox, que incentiva a produção independente, e já conta com títulos de grande porte, como Limbo e #IDARB.

Na conferência, foi explicado um pouco mais sobre o Xbox Game Preview, serviço que será uma forma dos gamers testarem o título antes da compra. O recurso estará disponível já nesta semana. DayZ, game de ação que evoluiu da popular modificação de Arma 2, está na lista.

Rise of Tomb Raider na E3 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)Programado para o fim de 2015, Rise of the Tomb Raider será exclusivo da Microsoft (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Programado para o fim de 2015, Rise of the Tomb Raider será exclusivo da Microsoft. O título recebeu um belíssimo trailer, onde é possível conferir os belíssimos gráficos. Marca registrada do último título da série, as cenas tensas de escalada, com direito a avalanches e desmoronamentos estão de volta.

Anunciado sob gritos de excitação da plateia, Rare Replay é uma coletânea com os maiores clássicos da empresa, como Conker's Bad Fur Day, Banzo & Kazooie, Vina Piñata e Battletoads. O título será lançado no dia 4 de agosto.

E3 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo) Rare Replay é uma coletânea com os maiores clássicos da empresa (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Exclusivo para Xbox One e Windows 10, Fable Legends chega no fim do ano e será gratuito. Uma das grandes sacadas do game é a possibilidade de jogar contra amigos do PC direto do Xbox e vice-versa.

A parceria com o Oculus Rift também foi detalhada na conferência. O pacote com o óculos também incluirá um controle de Xbox One, garantindo a compatibilidade dos games para PC. Revelado em janeiro, o Hololens promete revolucionar o jeito de jogar, com a possibilidade da criação de hologramas misturados com elementos reais.

Conferência da Microsoft, na E3 2015 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)Fable Legends chega no fim do ano e será gratuito (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

O visor foi demonstrado com uma novíssima versão do popular Minecraft. A fidelidade dos gráficos do game é impressionante. Você pode controlar elementos com gestos ou mesmo com comandos de voz.

Aguardado pelos velhos fãs da franquia, Gears of War Ultimate Edition foi confirmado. O game rodará a 1080p e 60fps, além de trazer a memorável campanha do primeiro jogo, que foi lançado em 2006. Ainda foi prometida uma versão beta do modo multiplayer, que já está disponível para assinantes Gold da Xbox Live, rede online do Xbox One.

Gears of War 4 chegará no fim de 2016 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)Gears of War 4 chegará no fim de 2016 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Gears of War 4, continuação da aclamada série exclusiva da Microsoft, também foi apresentada. Foi exibido um longo trailer de gameplay que mostra novos personagens. Produzido pela The Coalition, o título traz um avanço na parte gráfica, além de mudanças consideráveis na interface. Exclusivo para Xbox One, o game chegará no fim de 2016.

Quais são as suas apostas para a E3 2015? Opine no TechTudo!