30/06/2015 06h00 - Atualizado em 30/06/2015 06h00

Novos hologramas superrápidos podem ser tocados e controlados pelas mãos

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Cientistas do Digital Nature Group (DNG) conseguiram criar hologramas em três dimensões sensíveis ao toque. Para a "mágica" inédita acontecer, os pesquisadores usaram um conjunto de lasers superrápidos, além de espelhos e câmeras de alta resolução. Até agora os hologramas não tinham velocidade suficiente para serem tocados sem provocar queimaduras na pele humana.

Como fazer o carregador de seu celular durar ‘para sempre’? Veja dicas

Fada formada por holograma superrápido (Foto: Reprodução/YouTube)Fada formada por holograma superrápido (Foto: Reprodução/YouTube)


O hologramas são feitos de pequenos pontos de luz, batizados de voxels. Eles são luzes emitidas por plasmas, que surgem quando o laser ioniza o ar. Os voxels, em si, não são uma coisa nova. A novidade é o fato deles conseguirem formar imagens numa resolução suficiente para nós os enxergamos e tocá-los sem queimar a pele humana.

Para se ter uma ideia do feito, um laser com tempo de disparo maior que dois segundos já pode causar danos em nossa pele. A marca alcançada pelos pesquisadores é de uma velocidade de 30 a 270 quadrilhões de segundos. O número surpreende e as sensações também: segundo os cientistas, quando esses hologramas são tocados sentimos algo parecido à textura de uma lixa, ou pequenos choques de energia estática.

Pilha para controle remoto, qual marca escolher? Comente no Fórum do TechTudo.

Na prática a pesquisa pode ajudar a desenvolver consoles para games de realidade virtual, além de poder contribuir para fins medicinais. Mas como tudo ainda está em fase de pesquisa, o que vale por enquanto é a "brincadeira": tocar hologramas e interagir com eles com as próprias mãos.

No vídeo abaixo, veja o holograma de um coração que é partido quando tocado.


Via Tech Gen Mag

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares