Sistemas Operacionais

13/06/2015 11h00 - Atualizado em 13/06/2015 11h00

OS X El Captain: saiba o que muda no novo sistema operacional dos Macs

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Além do iOS 9, a WWDC 2015 marcou o anúncio de uma nova edição do Mac OSX , o El Captain. A plataforma só será disponibilizada de forma oficial, para todos os usuários, entre setembro e outubro, porém uma versão de testes já pode ser baixada por desenvolvedores, e muitas novidades estão por vir. Confira o que muda no novo sistema em uma lista do que há de mais importante.

WWDC 2015: Apple revela iOS 9 com Siri 'mais smart', El Capitan e Music

OS X El Capitan (Foto: Divulgação/Apple)Novo Mac OS X foi anunciado no WWDC 2015 (Foto: Divulgação/Apple)

Segundo a Apple, o foco do novo sistema é permitir que o usuário possa ter melhorias na experiência e na performance. Uma navegação mais simples, com um desempenho ainda mais eficiente, em tarefas básicas ou mais complexas. Veja algumas funcionalidades que a fabricante já anunciou no El Captain. 

Split View

A tela dividida chegou aos iPads e também pode ser usada nos Macs. O recurso Split View permite que o usuário navegue em dois aplicativos ao mesmo tempo, com a área usada no display dividida em duas partes iguais.

Novo Spotlight

A busca por conteúdo no Mac OS está ficando ainda mais inteligente. Ela agora mostra diversas informações sobre assuntos pesquisados e permite que os usuários procurem por um conteúdo mais personalizado, como e-mails sobre determinado tema. O usuário pode encontrar resultados da web e arquivos do seu PC de forma bem eficiente.

Safari e Mail atualizados

O navegador ganhou um sistema de pins, uma ferramenta para remover o áudio de uma aba e sincronização via AirPlay. Já o app de e-mails passa a ter suporte a comandos no estilo do iOS, como arrastar e soltar – e também funcionamento otimizado no modo de tela cheia do Mac.

Notas, Mapas e Fotos

As mudanças no app de Notas e no sistema de Mapas do iOS também chegam ao Mac OS X El Captain. O primeiro passa a funcionar como o Evernote, com suporte a vários tipos de conteúdo multimídia, sistema de checklists e muito mais. O segundo ganha os recursos de trânsito em tempo real. No Fotos, extensões para apps de terceiros.

Melhor desempenho

Executar aplicativos com velocidade 1,4x maior, o dobro da eficiência nas transições e gráficos 50% mais rápidos no processamento irão se tornar realidade graças à engine Metal. Tudo isso é capaz de dar um aumento de 40% na eficiência do sistema, combinando o Open CL e o Open GL em uma mesma estrutura com uma nova API.

Via Apple

O que você achou das novidades da Apple para 2015? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sergio Bergamini
    2015-06-13T17:19:27

    El Capitain?!?!? Corrijam isso por favor!!!

  • Bruno Gabriel
    2015-06-13T19:23:14

    Meu caro, é El Capitan...