Jogos de aventura

20/06/2015 07h00 - Atualizado em 20/06/2015 12h26

Resumo da Semana: E3, maior feira de jogos do mundo, foi destaque

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

A E3 2015, maior feira de games do mundo, ocorreu nessa semana. E, para a alegria dos jogadores, o evento foi um dos mais movimentados dos últimos anos. Novas franquias, esperadas sequências, alguns reboots e até mesmo a aparição de “lendas vivas” como The Last Guardian foram anunciadas - além, é claro, das bizarrices da feira. Confira o resumo semanal, que reúne as principais novidades que cada uma das empresas apresentou.

Payday 2, Flight Simulator e mais: veja os lançamentos da semana

Fallout 4 foi um dos principais jogos da E3 2015 (Foto: Divulgação)Fallout 4 foi um dos principais jogos da E3 2015 (Foto: Divulgação)

Tutoriais

A semana foi repleta de notícias, mas o TechTudo também divulgou tutoriais e matérias especiais. Saiba quais os melhores jogos de guerra gratuitos. Veja como usar o HD externo e também como jogar online no console PS3. Confira como criar um mapa no macabro jogo Happy Wheels.

Aprenda como jogar de sniper no popular game de ação Crossfire AL. Veja como baixar e instalar o popular game de luta Mortal Kombat 9. Entenda como funciona e saiba como usar o jogo educativo Robô Ed. Confira como jogar Minecraft online no Xbox 360. Saiba quais as melhores maneiras de ficar rico no popular jogo de tiro Far Cry 4.

Bethesda

O estúdio organizou pela primeira vez sua própria conferência na E3e conseguiu levantar o público com diversos jogos muito esperados. Doom, o reboot da famosa franquia de tiro é um exemplo disso. No palco, foram exibidas também diversas novidades de Fallout 4, que sairá ainda em 2015.

Doom na conferência da Bethesda na E3 2015 (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)Doom na conferência da Bethesda na E3 2015 (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

A franquia Dishonored contou com duas novidades: a primeira é o lançamento de Dishonored: Definitive Edition, versão remasterizada do título que será lançado para PlayStation 4 e Xbox One. A segunda foi o anúncio de Dishonored 2, muito aguardado pelos fãs. A empresa aproveitou para lançar Fallout Shelter para iOS. Confira aqui tudo o que rolou durante a conferência da Bethesda na E3 2015.

Electronic Arts

A gigante também teve a própria conferência. Os diversos estúdios da companhia estão trabalhando em séries novas e outras já consagradas, entre eles o game Need for Speed, que marcará o reboot da franquia de corrida. A empresa também anunciou Mass Effect: Andromeda, quarto jogo da famosa série.

Novo game da série vai se passa na galáxia de Andromeda (Foto: Reprodução/YouTube)Novo game da série vai se passa na galáxia de Andromeda (Foto: Reprodução/YouTube)

Outro jogo muito comentado foi Fifa 16, que trará seleções femininas pela primeira vez. O popular game de futebol contou com a presença de Pelé para apresentar a nova edição. Nós testamos o game. Confira nossa opinião aqui. Outro anúncio sobre o título foi o preço no Brasil, que vai variar entre R$129 e R$300.

Mas talvez o principal destaque tenha sido Star Wars: Battlefront, que trará intensas batalhas situadas no universo da franquia de ficção científica, como pudemos conferir durante nosso teste.

Microsoft

A gigante estadunidense trouxe grandes novidades, entre elas o anúncio de que games de Xbox 360 rodarão no Xbox One - confira mais detalhes e ainda uma lista com os primeiros games suportados. Durante a conferência, a empresa mostrou ainda o novo joystick do Xbox One, o Elite, que vai trazer a possibilidade de trocar alguns botões fisicamente. Confira o teste com o novo controle.

Novo Halo foi um dos destaques da Microsoft (Foto: Reprodução/TechTudo)Novo Halo foi um dos destaques da Microsoft (Foto: Reprodução/TechTudo)

A empresa também anunciou Recore, título exclusivo do Xbox One idealizado por Keiji Inafune, criador de Mega Man. Obviamente, grande destaque foi dado a Halo 5, um dos grandes jogos para o Xbox One em 2015, que pudemos testar durante a feira, e, para surpresa de todos, vai trazer o lutador brasileiro Fabrício Werdun, lutador do UFC e dono do cinturão na categoria dos pesados.

Outro sucesso exibido na conferência foi Rise of the Tomb Raider, que chega em novembro. O game teve novos detalhes revelados e também foi testado pelo TechTudo na E3.

Para alegria dos fãs, diversos detalhes de Forza Motorsport 6 foram revelados, inclusive uma das pistas será no Brasil. A Microsoft também anunciou games esperados: Gears of War 4, que chega apenas em 2016, além de Gears of War: Ultimate Edition, versão remasterizada do primeiro game para Xbox One.

Gears of War 4 é revelado pela Microsoft durante a E3 (Foto: Divulgação)Gears of War 4 é revelado pela Microsoft durante a E3 (Foto: Divulgação)

Nintendo

A Nintendo mais uma vez não teve sua própria conferência durante a E3. A empresa optou por revelar novidades em um vídeo. Com poucas surpresas, a companhia mostrou um novo trailer de Fatal Frame: Maiden of Black, jogo de terror para Wii U. A empresa também lançou Earthbound Beginnings pouco antes da E3.

Sony

Outra conferência bastante movimentada e com diversos anúncios “bombásticos” foi a da Sony. Uma das boas notícias para os jogadores brasileiros será a fabricação nacional do PlayStation 4, que “terá um preço competitivo”, segundo o chefe do PlayStation no Brasil.

De uma só vez foram revelados três projetos, a começar por The Last Guardian, que chega ao PS4 em 2016. Outro game anunciado foi Shenmue 3, que iniciou uma campanha para arrecadar fundos para seu desenvolvimento. O título conseguiu mais de 1 milhão de dólares em pouco tempo e tornou-se o game que mais rápido atingiu a marca no Kickstarter.

Anunciado em 2009, The Last Guardian deve ser lançado para PS4 em 2016 (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)Anunciado em 2009, The Last Guardian deve ser lançado para PS4 em 2016 (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Mas havia mais uma bomba a ser anunciada: Final Fantasy VII ganhará um remake completo. O game lançado há 20 anos no primeiro PlayStation foi o primeiro da franquia em 3D. Com história densa, o título traz personagens extremamente cativantes, sendo considerado por muitos fãs o melhor game da série.

Cloud Strife surge em tease trailer de Final Fantasy 7 Remake (Foto: Divulgação)Cloud Strife surge em tease trailer de Final Fantasy 7 Remake (Foto: Divulgação)

A conferência ainda teve espaço para o anúncio de novos jogos e franquias inéditas, caso de Horizon: Zero Dawn, que está em desenvolvimento pelo mesmo estúdio da franquia Killzone. Outro título anunciado foi Hitman, marcando o retorno do Agente 47.

A conferência da Sony também foi dedicou-se ao anúncio de Destiny: The Taken King, nova expansão do excelente shooter, que sairá em setembro. A Bungie, inclusive, contou um pouco do futuro da franquia.

Além disso, Uncharted 4 foi mostrado com uma nova cena de gameplay. Nela, os jogadores podem ver um ambiente extremamente detalhado, além de maior liberdade de exploração dos ambientes. Um problema técnico aconteceu no início do demo, explicado depois do evento. Confira nossas primeiras impressões sobre Uncharted 4.

Uncharted 4 teve gameplay com perseguição alucinante (Foto: Reprodução/TechTudo)Uncharted 4 teve gameplay com perseguição alucinante (Foto: Reprodução/TechTudo)

Square-Enix

A empresa japonesa também contou com sua própria conferência. Além do remake de FF 7, foram mostrados diversos games, e o principal deles foi o anúncio de Star Ocean, novo game da famosa franquia de RPGs. A empresa revelou ainda um novo game da série Nier, World of Final Fantasy e deu mais detalhes de Kingdom Hearts 3. A companhia lançará ainda Kingdom Hearts: Unchained para Android e iOS ainda em 2015.

Outro título de grande destaque da Square-Enix na E3 2015 foi Just Cause 3, que teve sua data de lançamento revelada. O TechTudo testou o título na feira. Confira.

Ubisoft

A Ubisoft novamente marcou presença na E3. Além de mostrar um pouco mais de Assassin’s Creed Syndicate, que pudemos testar, o estúdio anunciou a sequência de South Park: The Stick of Truth. Foi exibido ainda novos vídeos de The Division, game que o TechTudo testou durante a feira e conta detalhes em uma matéria muito bacana.

O estúdio anunciou ainda uma nova franquia, For Honor, voltada para batalhas medievais em ambiente online. Leia nosso teste com o gameRainbow Six Siege teve mais detalhes revelados. Mas, para surpresa geral, a Ubisoft anunciou Ghost Recon: Wildlands, game que conta com gráficos belos e pode ter o maior mundo aberto em games da Ubisoft. Para essas e outras notícias da empresa, leia a reportagem especial.

For Honor foi a principal novidade da Ubisoft na E3 2015 (Foto: Divulgação)For Honor foi a principal novidade da Ubisoft na E3 2015 (Foto: Divulgação)

Matérias especiais

Além dos muitos testes realizados pela equipe durante a E3, o TechTudo publicou diversas matérias especiais. A primeira conta as principais curiosidades da feira. Apresentamos também o Museu do Videogame que estava presente na feira com diversos consoles antigos. Por fim, elegemos os melhores jogos apresentados durante a feira desse ano.

Controles gigantes na exposição da E3 2015 (Foto: Tais Carvalho / TechTudo)Controles gigantes na exposição da E3 2015 (Foto: Tais Carvalho / TechTudo)

Testes

Durante a feira, o TechTudo fez muitos testes de jogos e acessórios. Pudemos experimentar, por exemplo, o HoloLens, da Microsoft, e o Morpheus, da Sony. Qual você acha que se saiu melhor?

Testamos também os dois novos games da franquia Lego. Sentimos que Lego Avengers não é tão divertido quanto os filmes, e que Lego Dimensions pode revolucionar a interação digital com bonecos físicos.

Lego Dimensions marca crossover entre personagens de mundos diversos. (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Lego Dimensions marca crossover entre personagens de mundos diversos. (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Testamos também Cavaleiros dos Zodíaco: Alma dos Soldados, que vai trazer novas armaduras. Testamos também diversos jogos muito esperados: Mad Max, que surpreende pela qualidade e diversão; Batman Arkham Knight, que sai na próxima semana; e Metal Gear Solid 5, que tem tudo para ser um dos principais jogos de 2015; Call of Duty: Black Ops 3, que lembra bastante a jogabilidade de Titanfall.

Qual o melhor jogo que foi anunciado na E3 2015? Opine no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares