Jogos de luta

19/06/2015 00h57 - Atualizado em 19/06/2015 00h57

Street Fighter V tem mais ação, melhores gráficos e novos modos de luta

Felipe Vinha
por
Da E3 2015

Street Fighter V é um dos games disponíveis na E3 2015, maior feira de jogos do mundo, e fomos até o estande da Sony para testá-lo. Exclusivo para PS4 e PC, o título parece respeitar as tradições e, ao mesmo tempo, inovar. Porém, isso pode ser perigoso, ainda mais quando trata-se de um grande clássico, com personagens como Ryu, Ken, Chun-Li e tantos outros. Confira as novidades deste que pode ser o seu próximo game de luta definitivo.

Guitar Hero Live: testamos novo game que traz 'rockstars' de verdade

Street Fighter 5 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)Street Fighter V tem mais ação (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

O “V” da questão

O “V” no título não está lá por um acaso. Além de representar o número “5”, em algarismos romanos, ele também faz referência ao V-System, o sistema que domina a jogabilidade básica do título de luta. Essa foi uma inclusão para torná-lo bem diferente do anterior, e uma que se provou acertada, ao menos nos testes.

O V-System está presente em muitos formatos em Street Fighter V. O que chama mais a atenção é o V-Trigger, uma barra com dois níveis, ativado com os dois golpes fortes pressionados ao mesmo tempo, e capaz de destravar um tipo de poder oculto de cada personagem. Ela se enche conforme você bate ou apanha e é possível desferir golpes especiais com mais facilidade ou usar outro tipo de habilidade.

Street Fighter 5 (Foto: Reprodução)Street Fighter V tem melhores gráficos (Foto: Divulgação)

 Com o V-Trigger ativado, Ryu, por exemplo, pode carregar o seu famoso Hadouken e soltá-lo com mais força e intensidade, ainda que este não seja o Shinku Hadouken, seu golpe especial. Já Chun-Li, recebe mais acertos com cada um de seus golpes normais e pode utilizar uma rápida voadora para acertar o seu oponente.

O único lutador, por enquanto, com um V-Trigger que funciona diferente é Nash, o antigo parceiro de Guile, que está de volta dos mortos como uma espécie de “zumbi”. Ao ativar seu V-Trigger, ele o utiliza de forma instantânea, transportando-se de um lado para o outro da tela, surpreendendo o oponente.

Street Fighter 5 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)Testamos Street Fighter V, game que respeita as tradições e também inova (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Já a barra de Critical Arts, outra presente no menu do game, serve para ativar os golpes especiais, os antigos “Ultras”, que não são chamados mais assim por aqui. No entanto, eles produzem basicamente o mesmo efeito visual e também em termos de danos.

Street mais visual

Por falar em visual, o objetivo da produtora em inserir estas novas barras é justamente tornar o jogo um pouco mais “óbvio” e chamar a atenção de quem não tem o costume de jogar games de luta. De certa forma, o V-Trigger sempre existiu na versão anterior, em Ultra Street Fighter IV, mas aqui ele está mais “na cara” e mais fácil de entender.

Street Fighter 5 (Foto: Reprodução)Street Fighter V traz novos modos de luta (Foto: Divulgação)

Além disso, o fator gráfico está bem diferenciado. O game está realmente bonito e polido, com personagens que possuem mais volume e se diferenciam um pouco do que foi visto em Street IV. Enquanto lá os lutadores eram mais “cartoon”, lembrando desenhos animados, aqui eles ganham feições e proporções mais humanas, além de uma textura diferenciada.

Qual é  o seu game de luta preferido? Comente no Fórum do TechTudo.

Em nosso teste, os comandos foram fáceis de assimilar e os golpes estavam, basicamente, no mesmo lugar de sempre. A única exceção que pudemos notar foi a de Chun-Li, que não ativa mais o seu Lightning Kick com um comando similar ao Hadouken de Ryu, e não mais apenas pressionando o botão de chute várias vezes.

Street Fighter 5 (Foto: Reprodução)Street Fighter V só teve seis personagens anunciados (Foto: Divulgação)

Precisava de renovação?

Talvez Street Fighter não precise exatamente de uma revolução, já que os anteriores foram bem aceitos pelo público e crítica. Mas, ainda assim, Street Fighter V cumpre bem o papel de ser uma sequência digna, e uma bela adição à biblioteca do PS4, já que o game é exclusivo do aparelho da Sony em termos de consoles, ainda que também esteja programado para PC.

O jogo tem tudo para agradar aos fãs e, ainda que tenha apenas seis personagens anunciados, promete revelar um elenco de peso ao longo dos próximos meses. Com isso, a intenção é agradar fãs antigos e novos da saga.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares