Sistemas Operacionais

04/06/2015 06h00 - Atualizado em 18/11/2015 12h25

Testamos o Android M; confira no review o que mudou no sistema do Google

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A próxima versão do Android, batizada, por enquanto, somente de "Android M”, foi apresentada na última quinta-feira (28), com uma prévia já disponível para desenvolvedores. Se você não é usuário de um dispositivo Nexus elegível para download ou não quer se aventurar em um sistema experimental, reunimos a seguir as principais novidades do software. Confira o que mudou em relação ao Android 5.0 (Lollipop), tanto na interface como nas funcionalidades.

Descubra quando a versão final do Android M chega para o seu celular

Confira as novidades do Android M (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Confira as novidades do Android M (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Animações

De primeira, é possível ver alguns refinamentos no Material Design, estreado em 2014 com a versão 5.0 do Android. A mais importante delas – a mais visível, pelo menos – é a animação de abertura de apps, que deixa de ser de baixo para cima e passa a expandir a partir do ponto de toque na tela.

Android M tem nova animação de abertura de apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Android M tem nova animação de abertura de apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

As mensagens de notificação também estão diferentes. Com uma animação mais suave, elas agora descem e “quicam” levemente, quando chegam. Além disso, são descartadas mais facilmente com um deslize para cima ou para os lados.

Gaveta de aplicativos

Apps são organizados em lista vertical no novo Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Apps são organizados em lista vertical no novo Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Outra mudança bem aparente está na gaveta de aplicativos, que ganha organização na vertical e separação por letras do alfabeto, como em uma agenda. Além disso, o topo da gaveta mostra um novo campo de buscas e os quatro apps utilizados por último, – vale lembrar que o botão de multitarefa do Android não exibe só apps, mas abas do Chrome e telas de configurações também.

Atalho de voz na tela bloqueada

Atalho de busca de voz entrou no lugar do discador na tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Atalho de busca de voz entrou no lugar do discador na tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


A tela de bloqueio do Android M substituiu um dos atalhos acessados na versão Lollipop. Agora, ao deslizar a partir do canto inferior esquerdo, o usuário abre a pesquisa de voz do Google, no lugar do discador, que parece ter virado uma função secundária.

Controle de volume

Volumes de alarme, notificações, mídia e ligações agora estão separados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Volumes de alarme, notificações, mídia e ligações agora estão separados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O sistema de controle de volume ficou bem completo, o que deixa as críticas ao Android 5.0 (Lollipop) no passado. Ao pressionar o botão físico do aparelho, uma janela exibe um controle de volume expansível, que passa a mostrar até quatro níveis diferentes e que podem ser modificados de forma independente: notificações, mídia, alarme e chamadas.

Não perturbe

Não Perturbe agora está mais organizado e com atalho nas notificações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Não Perturbe agora está mais organizado e com atalho nas notificações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O modo "Não Perturbe" saiu do pop-up de volume e ganhou um botão próprio na cortina de atalhos. Quando clicado, exibe também mais opções, se comparado à versão anterior: é possível silenciar completamente o aparelho por tempo predeterminado, ou liberar alarmes e contatos prioritários.

Configurações Google

Preferências do Google ficam dentro das configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Preferências do Google ficam dentro das configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

As configurações de aplicativos do Google, que antes eram acessíveis por meio de um app separado, agora se encontram dentro das configurações gerais do sistema. A partir dali, é possível criar preferências no Google Now, de reconhecimento de voz e outros serviços embutidos.

Novo menu de apps e permissões

Agora é possível modificar permissões por app (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Agora é possível modificar permissões por app (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Nas configurações, o menu de programas instalados foi remodelado e está mais fácil de usar. Em uma primeira tela, ele exibe uma lista com todos os itens baixados ou pré-instalados no aparelho, e informações sobre o dispositivo são descritas dentro de um menu próprio para cada app. É ali que o usuário poderá tirar proveito de uma das principais novidades do Android M, o controle de permissões de aplicativos. Essa função permitirá que o usuário escolha quais partes do celular serão acessadas por cada software. 

Tema escuro

Há nova opção de tema escuro nas configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Há nova opção de tema escuro nas configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual o seu sistema operacional favorito? Comente no Fórum do TechTudo

A tela de configurações do Android até a versão 4.4 era escura, depois se tornou clara no 5.0, e parece que agora vai oferecer os dois tons. Na versão “M”, é possível trocar entre os temas dark e light, por meio do menu de desenvolvedores, e até ativar um modo automático, que escurece a tela, conforme o passar do dia, de modo a economizar mais energia quando a tela estiver acesa à noite.

Consumo de bateria

Ainda é cedo para cravar, mas o recurso Doze parece funcionar bem na economia de bateria. Em repouso, nosso teste mostrou que o Android M não deixa cair sequer 1% de bateria, gerando uma autonomia maior. No Nexus 5, cujo consumo pode ser bem inconsistente, o tempo de stand-by otimizado gerou algo em torno de 3 horas a mais de uso em um dia moderado.

Doze otimiza tempo de stand by no Android M (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Doze otimiza tempo de stand by no Android M (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Vale lembrar, porém, que o mesmo foi percebido na versão de testes do Android L, há um ano. Naquela ocasião, a prévia do Lollipop mostrou um resultado promissor para o consumo de bateria, devido ao Project Volta, algo que não foi visto quando o sistema operacional foi lançado publicamente mais tarde.

O que ainda não veio

Apesar de bem completa, a primeira prévia do Android M ainda não contém dois recursos lançados durante o Google I/O este ano. O mais importante deles é o Now on Tap, nova função que dá ao Google acesso total às informações exibidas na tela em qualquer aplicativo para que possa sugerir buscas – é como se o celular pudesse adivinhar suas dúvidas em qualquer tarefa. Outra ausência é o Android Pay, método de pagamento digital cuja chegada é incerta no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Aráujo
    2015-06-05T11:26:00  

    É sério mesmo que o Android vai receber essas atualizações ??? Nossa, já vejo alguns destes recursos a alguns anos no meu BlackBerry 10. :D Bom, ta ficando legal, mas no final das contas, continua sendo Android... Vírus, sem atualizações para todos os dispositivos, problemas de travamentos vez por outra... Enfim, estou feliz com meus BlackBerrys, um deles comprei em 2013 se não me falha a memória, e esta prestes a receber a ultima atualização do BB OS que deve chegar nos próximos dias. Boa sorte pra vocês que escolhem Android :D.

    recentes

    populares

    • Tiago Aráujo
      2015-06-05T11:26:00  

      Muda pro Windows Phone, brother, tem as vantagens do BB10 que você disse, tem várias outras vantagens e tem uma loja de aplicativos melhor.

  • Adm Brena
    2015-08-01T14:22:12  

    Nunca serão. Apple ainda luz a frente de todos em questao de Software

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2015-08-01T14:22:12  

      Belíssima construção textual...

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2015-08-01T14:22:12  

      Apple ja esteve anos luz, na época JOB hoje em dia é apenas uma fabricante de celular pra riquinhos.

  • Fabricio Lima
    2015-08-17T18:41:10

    MOTOROLA MOTO G ESPERANDO ATUALIZAÇÃO

  • Rodrigo Justi
    2015-06-05T09:37:06

    A maioria já tem no Windows Phone...

  • Raphael Moraes
    2015-06-05T10:37:04

    ansioso para o meu Galaxy pocket

  • Gustavo Borges
    2015-06-04T23:13:53

    Mesma coisa

  • João Silva
    2015-06-04T21:08:12

    Mais do mesmo!

  • Adriano Trindade
    2015-06-04T14:43:04  

    Tá ai uma vantagem em ter um Motorola! hehe

    recentes

    populares

    • Adriano Trindade
      2015-06-04T14:43:04  

      Edi Rorato sim, mas o Nexus 5, 4 e etc não é, então não adianta mandar abraço via motorola, mande abç via Nexus que ta tudo bem, ok?

    recentes

    populares

    • Adriano Trindade
      2015-06-04T14:43:04  

      Iphone Gay Apenas fabricado??? As especificações técnicas, detalhes de design são todos da marca. Renato, eu sei disso, eu uso o Nexus 4, que segue suficiente para mim.

  • Eder Barbosa
    2015-06-04T13:16:35  

    Quando sair o Android Z,a Samsung libera o M pra nos consumidores!

    recentes

    populares

    • Eder Barbosa
      2015-06-04T13:16:35  

      Um Salve a Motorola :)

    recentes

    populares

    • Eder Barbosa
      2015-06-04T13:16:35  

      Até lá meu samsung já estará no lixo. Samsung nunca mais.

  • Hudson Santos
    2015-06-04T11:51:22

    é ...éééééééé.............é eu acho que ééééé