Jogos de aventura

20/06/2015 13h00 - Atualizado em 22/06/2015 19h15

Tomb Raider, Dishonored 2: veja heroínas que apareceram na E3 2015

Roberto Caligari
por
Para o TechTudo

A E3 2015, maior feira de jogo do mundo, chamou atenção pela presença marcante de mulheres como protagonistas dos jogos ou em posição de comando. Novatas como Aloy, a ruiva de Horizon: Zero Dawn, e Evie, gêmea de Jacob em Assassin's Creed Syndicate, se juntam às veteranas Faith, de Mirror’s Edge, e Lara Croft, de Rise of Tomb Raider.

Sony na E3: ‘novo’ Final Fantasy 7 chega ao PS4; God of War é esquecido

fifa-16-jogadores-mulheres-dest (Foto: Fifa 16: Christine Sinclair é uma das craques presente no game (Foto: Divulgação/EA))Fifa 16: Christine Sinclair é uma das craques presente no game (Foto: Divulgação/EA)

Fifa 16 também traz a possibilidade de escolher seleções femininas de futebol. O jogo de esporte apresentou a novidade na E3 2015. Agora podemos nos divertir com Marta e companhia.

O destaque para elas no evento indica uma mudança na representação feminina vista nos jogos atualmente: de mocinhas indefesas a heroínas no comando da ação. O TechTudo fez uma lista com as principais estrelas que deram as caras na E3 2015. Confira quem são:

Lara Croft – Rise of Tomb Raider

E3 Tomb Raider (Foto: Divulgação)Tomb Raider (Foto: Divulgação)


Essa dispensa apresentações. A aparição da arqueóloga na E3 empolgou o público. No trailer demonstrado na conferência da Microsoft, a aventureira passa por maus bocados para sobreviver. Lara enfrenta uma avalanche, investidas de bandidos e até a fúria de um urso.


Aloy – Horizon Zero Down

Horizon: Zero Dawn (Foto: Divulgação)Horizon: Zero Dawn (Foto: Divulgação)


A ruiva guerreira fez sua estreia na E3 2015 com o pé direito. Apesar do jogo não contar muito sobre a história de Aloy, o trailer indica que a trama do jogo se passa em um futuro pós-apocalíptico dominado pelas máquinas. No teaser, Aloy usa arco e flecha e uma bazuca de plasma para caçar seres parecidos com dinossauros-robôs. 


Agent Six - Rainbow Six: Siege

Six é a vice-diretora da unidade de contra-terrorismo chamada Rainbow Six. Apesar de não ser jogável, é a agente quem dá as ordens no esquadrão. Ela é responsável também por recrutar os combatentes para lutar contra o grupo radical White Mask. A chefona é interpretada pela atriz americana Angela Bassett, indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1993.


Evie Frye – Assassin’s Creed Syndicate

Evie Frye (Foto: Divulgação)<b></b>Assassin's Creed Syndicate (Foto: Divulgação)


O novo jogo da franquia Assassin’s Creed trouxe, pela primeira vez na saga principal, uma mulher à frente do game. Dividindo o protagonismo com o irmão gêmeo Jacob, Evie pertence à Irmandade Britânica e é conhecida como a Mestre Assassina.


Ela se muda com Jacob para Londres e, juntos, eles combatem o crime e as desigualdades sociais da Inglaterra em plena Revolução Industrial. 

Emily Kaldwin – Dishonored 2

Dishonored 2 (Foto: Reprodução/TechTudo)Dishonored 2 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Quem jogou o primeiro Dishonored deve se lembrar da princesa indefesa que o jogador tinha que resgatar no título original. Pois é, Emily cresceu e agora é uma mulher independente. Ela então passa a dividir o comando da aventura com seu mentor Corvo, herói do jogo anterior.


O trailer de Dishonored 2, apresentado na conferência da Bethesda na E3 2015, mostra um pouco das habilidades de Emily. Além de escalar prédios, ela se transforma em uma espécie de fumaça, semelhante a da série Lost, e pode também alterar o tempo para realizar movimentos rápidos e modificar partes do corpo e usá-las como arma.

Faith Connors – Mirror's Edge Catalyst

Mirror's Edge Catalyst (Foto: Divulgação)Mirror's Edge Catalyst (Foto: Divulgação)


 O novo jogo conta a origem de Faith e como ela se tornou forte e destemida. A misteriosa personagem escala prédios, paredes e faz acrobacias pela cidade com movimentos conhecido como parkour. Como não usa armas, a garota resolve no braço suas pendências contra os inimigos.


Outros jogos também trazem mulheres de destaque, mas não há muitas informações sobre elas. Nier e Recore, por exemplo, não demonstraram informações sobre suas protagonistas. 

Mesmo com a maioria dos jogos atuais ainda trazerem homens na liderança da campanha, a E3 desse ano mostrou a tendência da indústria de videogames em ampliar a participação das mulheres, tanto como personagem principal quanto vilã.

Estamos em 2015, mais ainda há pouco espaço para elas estrelarem em produções midiáticas. No entanto isso está mudando, mesmo que a passos de formiga.    

Quais são as suas apostas para a E3 2015? Opine no TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mateus Sousa
    2015-06-22T10:31:15  

    "O destaque para elas no evento indica uma mudança na representação feminina vista nos jogos atualmente: de mocinhas indefesas a heroínas no comando da ação." KKKKKKKKK, NUNCA OUVIRAM FALAR DE JILL VALENTINE, AYA BREA E CLAIRE REDFIELD NÉ? ISSO SÓ PRA CITAR ALGUMAS

    recentes

    populares

    • Mateus Sousa
      2015-06-22T10:31:15  

      Aya Brea.. cara vc desenterrou essa.. mitou.. muito bom'

  • Mateus Sousa
    2015-06-21T23:25:27  

    Esses arigo é puramente tendencioso para gerar polemicas de feminismo, protagonistas femininas SEMPRE existiram nos games. Tipo, esqueça Yuna, Aya Brea, Terra Branford, Claire Redfield, Jill Valentine, Regina de Dino Crisis, Serah e Lightining, Nariko de Heavenly Sword, Cammy, Chun-Li, Faith, Aveline de Assassin's Creed. Ainda mentiu dizendo que só agora Call Of Duty pode customizar mulher, o que já acontece desde Ghosts.

    recentes

    populares

    • Mateus Sousa
      2015-06-21T23:25:27  

      Fallout tbm joga com mulher desde 2008

    recentes

    populares

    • Mateus Sousa
      2015-06-21T23:25:27  

      a nota foi editada, removeram a menção mentirosa a Fallout e Call Of Duty