Jogos de ação

19/06/2015 12h45 - Atualizado em 19/06/2015 12h45

Uncharted 4: testamos o novo game da série que vem para PS4

Felipe Vinha
por
Da E3 2015

Uncharted 4: A Thief's End marca o novo capítulo da famosa série de ação no PS4, o primeiro para o console da Sony. O game foi apresentado pela produtora Naughty Dog durante a E3 2015, maior feira de games do mundo, e o TechTudo esteve por lá para conferir uma demonstração exclusiva e limitada.

Uncharted 4: entenda por que o jogo travou durante conferência da Sony

Uncharted 4 (Foto: Tais Carvalho / TechTudo)Uncharted 4 (Foto: Felipe Vinha / TechTudo)



Sessão da tarde

A demonstração foi quase a mesma vista durante a coletiva de imprensa da Sony, mas com mais elementos que seguiram após o momento em que Drake vai de encontro a obstáculos, quando está pendurado por um gancho em uma ponte. Dali seguimos com o herói tentando se segurar no gancho e sendo arrastado pela lama, até que, finalmente, sobe no caminhão que o arrasta e segue seu caminho, trocando tiros com os inimigos.

A perseguição logo se transfere para duas rodas, quando Nathan Drake encontra com seu irmão, Sam Drake, uma das novidades neste capítulo. Os dois continuam seguindo seu trajeto, e encarando mais inimigos, até que são finalmente interceptados e o carro onde Drake estava capota.

Depois de escapar da explosão, e de mais inimigos, Nathan reencontra Sam e, enfim, consegue escapar, encontrando o aliado Sully logo em seguida. Mas os problemas do aventureiro estavam apenas começando, já que, ao chegar na casa onde estava, reencontra Elena, seu interesse romântico, que não estava nada feliz com o sumiço do rapaz.

Pela demo, notamos que Uncharted 4 mantém o mesmo clima de “Sessão da Tarde” que conhecíamos nos outros jogos, e agora de forma ainda mais cinematográfica, com cenas dignas de produções milionárias dos cinemas.

Nathan Drake ficou parado por alguns instantes na demo de Uncharted 4 da E3 2015 (Foto: Reprodução/YouTube) (Foto: Nathan Drake ficou parado por alguns instantes na demo de Uncharted 4 da E3 2015 (Foto: Reprodução/YouTube))Dessa vez Drake não ficou travado (Foto: Reprodução/YouTube)



Ainda linear

A produtora Naughty Dog confirmou, e também pudemos notar no game, que Uncharted 4 continua linear. Porém, eles garantiram que tentaram deixar algumas opções extras para que o jogador percorra seu caminho nas fases, mas o destino final é apenas um, e não há como se desviar dele. Segundo o estúdio, isso foi algo proposital que eles inseriram desde o primeiro Uncharted, já que a ideia aqui é contar uma história cinematográfica e priorizar essa natureza do game.

Outra novidade está no sistema de furtividade, originário de The Last of Us, já que Drake e seus amigos podem despistar os inimigos agora, evitando conflitos desnecessários, algo que não era possível nos outros games da saga. Vale lembrar que a furtividade não é o foco do jogo, por mais que ela seja uma de suas funções inéditas.

Há ainda melhorias nos combates e no tiroteio, ainda que os inimigos continuem um pouco “imortais”, demorando para cair, mesmo após cinco ou seis tiros certeiros. No combate mano a mano, Drake tem mais opções de pancadaria e botões para se livrar dos inimigos, mas ele pode ser interrompido a qualquer momento por outro capanga e perder o progresso.

E por falar em botões, a produtora Naughty Dog garantiu que deve reduzir o uso dos Quick Time Events, aquela combinação de botões que aparece na tela e que devem ser pressionados na hora certa. Apesar do jogo ser linear, eles querem que seja também surpreendente, e o uso excessivo dessa ferramenta pode prejudicar a narrativa.

Uncharted 4 teve gameplay com perseguição alucinante (Foto: Reprodução/TechTudo) (Foto: Uncharted 4 teve gameplay com perseguição alucinante (Foto: Reprodução/TechTudo))Jogamos o mesmo cenário da conferência e mais alguns minutinhos além (Foto: Reprodução/TechTudo)



Mais gráficos, menos conteúdo

Uncharted 4 é um jogo bonito, sem sombra de dúvidas, mas até quando isso vai bastar para que ele se venda aos fãs? Já estamos na quarta versão, além de um spin-off no Playstation Vita, e os games continuam bem parecidos entre si, melhorando apenas a sua aparência, que evolui constantemente com o avanço dos consoles.

Porém, pelo que vimos e testamos de Uncharted 4, a jogabilidade básica e diversos elementos da saga continuam os mesmos. Resta torcer para que a fórmula não se desgaste tão rápido e que a Naughty Dog saiba reinventar a série no momento certo.

Qual a melhor franquia: Uncharted ou Tomb Raider? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Silva
    2016-03-04T13:10:35

    Uma coisa é certa a Microsoft empurra um bocado d exclusivos pra chamar a atenção dos jogadores pra comprar o X Box, mas do q adianta tantos exclusivos se a maioria é ruim, e se botarem todos juntos num chega nem a beliscar Uncharted ou The Last of Us (o meu preferido)

  • Conrado Reichert
    2015-06-19T15:01:34  

    Só Uncharted sozinho já é melhor que todos os exclusivos do Xbox juntos !!

    recentes

    populares

    • Conrado Reichert
      2015-06-19T15:01:34  

      SQN

    recentes

    populares

    • Conrado Reichert
      2015-06-19T15:01:34  

      isso sem sombras d duvidas

  • Paulocoelho
    2015-06-19T19:09:37

    uma coisa é certa,a Sony sabe fazer seus exclusivos,nesse ponto a Microsoft ainda tem muito a aprender.