Internet

29/06/2015 09h00 - Atualizado em 29/06/2015 09h00

Unicode 9 vem aí; saiba como é o processo de criar um novo emoji

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Unicode 8 mal foi lançado e os desenvolvedores de Emoji já estão preparando terreno para o seu sucessor, Unicode 9, cujo lançamento está previsto para o meio do ano que vem. As inscrições para possíveis ícones já estão abertas, e algumas sugestões de carinhas já estão sendo consideradas.

Lista tem 10 petições e abaixo-assinados curiosos sobre emojis

Possíveis novos emoji que farão parte do Unicode 9 (Foto: Reprodução/Emojipedia)Possíveis novos emoji que farão parte do Unicode 9 (Foto: Reprodução/Emojipedia)

Como são criados os emojis?

A grande antecedência no planejamento do novo pacote de emojis é fruto do longo processo de desenvolvimento das carinhas. Pouca gente sabe, mas existe muito trabalho envolvido antes da aparição de novos emojis no teclado de seus celulares e computadores. 

Tudo começa, claro, com as sugestões de emojis, que podem ser feitas via solicitação pública ou de um membro do Consórcio Unicode. Um subcomitê, então, analisa os candidatos de acordo com critérios como, nível de uso esperado, detalhamento da imagem e quantidade de pedidos, até aprovar, ou recusar, os ícones. 

Emojis podem ser recusados caso sejam considerados muito específicos, difíceis de ser reconhecidos ou até substituíveis por outra carinha já existente no teclado. E, mesmo após a aprovação, os ícones ainda podem sofrer alterações de design e nome antes de serem liberados ao público. 

Depois disso, basta esperar. Afinal, é preciso que as fabricantes desenvolvam as fontes necessárias para a criação dos novos ícones. Cada um tem liberdade para adotar o padrão quanto quiser. O tão requisitado emoji de dedo do meio, por exemplo, foi aprovado no Unicode 7, mas ainda não foi adotado por quase nenhuma grande desenvolvedora

Candidatos 

Para o Unicode 9, já foram aprovados como candidatos os emojis de 'Facepalm', ou o ícone com a mão no rosto, o tradicional sinal de dedos cruzados e o boneco com os braços abertos, com significado de "E daí?". Agora, resta esperar até que todas as etapas do processo de criação de emojis sejam cumpridas, para saber se essas carinhas chegarão aos celulares no ano que vem. 

Via Emojipedia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alessandro Bezerra
    2015-06-30T01:07:36

    aguardo um emoji mostrando o dedo do meio....

  • Gilmar Neto
    2015-06-29T18:25:45

    Cade os novos emojis que até agora não atualizou..