Internet

13/06/2015 10h01 - Atualizado em 13/06/2015 10h01

Wikipedia adiciona protocolo HTTPS e tenta evitar bloqueios por região

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Com o objetivo de evitar o bloqueio de acesso ao site por determinados países, agora todo o tráfego da Wikipedia é acessado sob o protocolo HTTPS. O anúncio foi feito nesta sexta (12), no blog oficial da Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos da maior enciclopédia online do mundo.

Lista tem 10 dicas para você se tornar um usuário 'WIkipedia Master'

Confira dicas para se tornar um expert na Wikipédia.jpg (Foto: Divulgação) (Foto: Confira dicas para se tornar um expert na Wikipédia.jpg (Foto: Divulgação))Wikipedia adiciona protocolo HTTPS em todas as páginas (Foto: Divulgação)

A adição do protocolo HTTPS garante que a comunicação entre o computador e o servidor é criptografada e não pode ser interceptada por terceiros. Com isso, os usuários poderão reconhecer que estão em ambiente seguro ao visualizar na barra de endereços o cadeado fechado ou o ‘https://’ na cor verde. Além disso, o novo padrão de criptografia HSTS também está sendo implementado.

Desde 2011, a Wikipédia está em processo de transição de infraestrutura para suportar a criptografia. Como parte disso, desde 2013 os usuários que faziam o login no site já navegavam com a proteção do protocolo. Agora todo o site, mesmo para quem não fez login, terá o acesso protegido pelo HTTPS.

Wikipédia em português já é acessada por HTTPS (Foto: Reprodução/Wikipédia)Wikipédia em português já é acessada por HTTPS (Foto: Reprodução/Wikipédia)

Como parte final do processo, a Wikimedia Foundation informou que usuários de algumas partes do mundo podem sofrer com o acesso instável a Wikipédia. 

Via Wikimedia Foundation e TNW

Qual é o melhor modelo de e-reader? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares