Sistemas Operacionais

03/06/2015 13h00 - Atualizado em 03/06/2015 13h00

Windows 10: Todas as especificações técnicas para instalar no seu PC

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O lançamento oficial do Windows 10 está marcado para o dia 29 de julho e, com isso, começa a contagem regressiva para que a versão final do novo sistema operacional seja liberada para download. A Microsoft adotou uma estratégia diferente dessa vez e vai disponibilizar a atualização gratuitamente para todos os que tiverem rodando Windows 7, 8 e 8.1 originais, desde que o hardware seja compatível. Descubra se o seu "velho PC" pode receber o sistema e se atende aos atuais requisitos de hardware.

Microsoft confirma preços de licenças do Windows 10 em dólares; veja

Confira se o seu computador tem o que é preciso para rodar o novo Windows (Foto: Divulgação)Confira se o seu computador tem o que é preciso para rodar o novo Windows (Foto: Divulgação/Microsoft)


'PC velho' tem vez

A boa notícia é que não é preciso ter um computador moderno, com componentes de ponta, para instalar o Windows 10. Basta ter, no mínimo, um processador de 1 GHz, 1 GB de RAM para modelos de 32 bits ou 2 GB para 64 bits, além de armazenamento de pelo menos 16 GB para a versão 32 bits ou 20 GB para 64 bits. Os gráficos devem ser compatíveis com DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0 e a tela precisa ter 1024 x 600 pixels ou mais de resolução, para que tudo seja exibido como deve.

Resumindo, as especificações técnicas são:

Último sistema operacional: Verifique se você está executando a última versão, o Windows 7 SP1 ou o Windows 8.1 Update;

Processador: Processador de 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido ou SoC;

RAM: 1 gigabyte (GB) para 32 bits ou 2 GB para 64 bits;

Espaço em disco rígido: 16 GB for 32-bit OS 20 GB for 64 bit OS;

Placa gráfica: DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0;

Tela: 1024 x 600 pixels de resolução.

A Microsoft alerta que há chances de que computadores que atendam os requisitos mínimos não sejam capazes de rodar o Windows 10 por limitações de drivers e firmware. Porém, vale ressaltar que isso deve ocorrer apenas em PCs muito antigos – entre 5 e 10 anos – ou de fabricantes desconhecidos.

Para tirar a dúvida, a Microsoft oferece um teste de compatibilidade com o Windows 10 embutido no Windows 8.1 Update e no Windows 7 SP1. Para isso, basta procurar pelo app "Obter o Windows 10" e acessar a opção “Verificar meu computador”.

Dependendo do Windows já instalado, você receberá uma versão diferente da nova versão (Foto: Reprodução/Microsoft)Dependendo do Windows já instalado, você receberá uma versão diferente da nova versão (Foto: Reprodução/Microsoft)

Lembre-se que haverá uma versão do Windows 10 diferente para cada sistema já instalado em sua máquina. O Windows 10 Home substituirá as versões 7 Starter, Home Basic e Home Premium, e o Windows 8.1. Já o Windows 10 Pro será instalado sobre o 7 Professional e Ultimate, além de todas as versões do 8.1 Pro. O Windows 10 Mobile, naturalmente, entrará no lugar do Windows Phone 8.1.

Compatibilidade de recursos novos

Por mais que seu computador seja elegível para receber a atualização para o Windows 10, é importante saber também que algumas novidades do sistema podem não funcionar por necessitarem de hardware específico. É o caso do sistema de reconhecimento de fala, que precisa de grupo de microfones de alta fidelidade e driver de hardware com a geometria do conjunto de microfones exposta.

O Windows Hello, por exemplo, requer câmera infravermelha e o Device Guard só opera em máquinas com a BIOS no padrão UEFI. Outras especificações dão conta de necessidade de DirectX10 para rodar alguns jogos, ou de placa de vídeo com suporte ao Windows Display Driver Model 1.3 e um adaptador Wi-Fi Direct para usar o recurso Miracast.

Migração de apps

Em geral, os apps presentes no computador permanecerão após a atualização, mas alguns sofrerão modificações ou serão completamente removidos. Este é o caso de softwares de outros fabricantes, como reprodutores de mídia e programas de backup que possam ter vindo junto com o Windows original – o app "Obter o Windows 10" verifica a compatibilidade de alguns deles antes do update.

No caso de antivírus, o Windows irá verificar se a assinatura é recente, gravar essas informações na máquina e desinstalar o programa durante o update. Com o Windows 10 instalado, o sistema operacional irá fazer o download automático da última versão do seu antivírus e instalar a base de dados a partir do backup. Portanto, se houver algum programa muito importante, avalie antes.

Para verificar a fundo todos os detalhes de compatibilidade do novo Windows com o seu computador atual, visite o site oficial da Microsoft (microsoft.com/pt-br/windows/windows-10-specifications).

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares