07/07/2015 07h00 - Atualizado em 07/07/2015 07h00

Aparelho que parece pendrive transforma monitor em computador Ubuntu

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Intel anunciou que vai lançar uma nova versão do seu Compute Stick ainda em julho, desta vez com o sistema operacional Ubuntu instalado. O gadget é um dongle que pode transformar qualquer TV com entrada HDMI em computador e já estava disponível em uma edição com Windows desde o início de 2015.

Google lança Chromebooks e gadget que transforma monitor em computador

Stick da Intel roda Ubuntu em qualquer TV com HDMI (Foto: Reprodução/Intel)Stick da Intel roda Ubuntu em qualquer TV com HDMI (Foto: Reprodução/Intel)

O novo stick é menos potente que seu irmão mais velho, possuindo memória interna de 8 GB flash e 1 GB de RAM, contra 32 GB de armazenamento e 2 GB de RAM da versão para Windows. Ambos possuem o processador Intel Atom Z3735F, WiFi 802.1bgn, Bluetooth 4.0, uma conexão USB 2.0 e entrada para cartão micro SD.

Porque um computador não funciona em 64bits? Comente no Fórum do TechTudo.

O objetivo da Intel é criar um dispositivo que seja fácil de transportar e usar, bastando conectar um teclado e mouse sem fio para a operação. Na prática, o Compute Stick não pode ser usado para games pesados, mas funciona perfeitamente para reproduzir músicas e vídeos ou usar serviços como redes sociais e e-mail.

Stick da Intel roda Ubuntu em qualquer TV com HDMI (Foto: Reprodução/Intel)Stick da Intel roda Ubuntu em qualquer TV com HDMI (Foto: Reprodução/Intel)

A ideia de trazer o Ubuntu para o Compute Stick se encaixa nos planos da Canonical, responsável pelo sistema operacional, de fazê-lo alcançar um número maior de usuários. A expectativa é que o produto comece a ser vendido a partir da segunda semana de julho, com preço estimado de US$ 110 (cerca de R$ 344), sendo mais barato que a versão com Windows, que sai por US$ 150 (aproximadamente R$ 470).

Via Intel e Digital Trends

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tony Stark
    2015-08-05T20:48:56

    Esse não trava. Nem fica lento com o passar do tempo.

  • Gabriel Faria
    2015-07-07T18:02:13  

    Eu comprei um Notebook e um cabo HDMI. Só desativando o monitor do Notebook, ligando o notebook à TV e comprando teclado e mouse já consigo rodar bem mais coisas por R$1600 e não fico dependente de TV. É uma alternativa de bolso, mas não seria pro dia-a-dia.

    recentes

    populares

    • Gabriel Faria
      2015-07-07T18:02:13  

      Você comprou um notebook e ainda comprou teclado e mouse ?? Mouse eu até entendo.. nem todo mundo consegue se adaptar ao touchpad dos notebooks. Mas.. teclado ??

    recentes

    populares

    • Gabriel Faria
      2015-07-07T18:02:13  

      Eu não comprei teclado nem mouse, digo isso pra quem quiser fazer o mesmo processo da matéria tendo algo mais útil, até porque o cabo não vai muito longe.

  • Edjalmir Ribeiro
    2015-07-08T10:45:55

    Tenho à pronta entrega esse produto, quem tiver interesse entrar em contato.

  • Reinaldo Silva
    2015-07-08T10:42:58

    essa materia mostra uma tela do windows com o teclado do mac rsrsrsrs

  • Rodrigo Freitas
    2015-07-08T10:18:40

    Espero que seja apenas o primeiro passo, muito interessante levar o seu desktop no bolso rs. Apesar das configurações de hardware serem básicas, creio que em pouco tempo vai aparecer configurações mais robustas.

  • Adriano Carnovale
    2015-07-08T00:35:31  

    kkk vem com ubunto??? mas esse ruindows ai na tela???? isso serve pra transformar sua tv em smart, só se for!

    recentes

    populares

    • Adriano Carnovale
      2015-07-08T00:35:31  

      Leia de novo a reportagem...

  • Roberval Lopes
    2015-07-07T14:41:44  

    Se é Ubuntu, porque mostra um Windows na imagem?

    recentes

    populares

    • Roberval Lopes
      2015-07-07T14:41:44  

      Leiam na reportagem que já existe uma versão com Windows desde o início do ano. Agora está sendo lançada uma com Ubuntu.

  • Luiz Nogueira
    2015-07-07T22:27:16

    Vem dentro de um Kinder ovo.

  • Charles Paula
    2015-07-07T21:07:48

    Roda Crysis, GTA V e Fifa 15? Então quero não, prefiro meu PC...

  • Mateus Silva
    2015-07-07T20:01:22

    pc stick windows rulez.... mas isso ja existe a muito tempo la nos china

  • Mário Magalhães
    2015-07-07T13:00:00  

    Gente, por favor, isso não é nenhuma novidade. Não quero ser prepotente, afinal, podem ter pessoas que não conheçam esse tipo de tecnologia, mas isso já existe a muito tempo. O Android, da Google, já vende esse pen drive dispositivo com pc, TV e plataforma juntos a, pelo menos, 5 anos!

    recentes

    populares

    • Mário Magalhães
      2015-07-07T13:00:00  

      Valeu pela discussão, galera! Democracia é assim, nem todos são obrigados a concordar comigo. Valeu pelo alto nível!

    recentes

    populares

    • Mário Magalhães
      2015-07-07T13:00:00  

      haha, isso também não vai ser lá um PC

  • Aluisio Filho
    2015-07-07T17:54:09

    assim ve a novela e o facebook kkkk

  • Carlos Zickuhr
    2015-07-07T11:47:26  

    Buxa

    recentes

    populares

    • Carlos Zickuhr
      2015-07-07T11:47:26  

      Exatamente!

    recentes

    populares

    • Carlos Zickuhr
      2015-07-07T11:47:26  

      Esses dispositivo não apenas transforma a TV em Smart, gente. Quem está confundindo as coisas são vocês. Se possui Sistema Operacional com aplicativos básicos (Ubuntu já vem com editor de texto, de imagens, browser..) e aceita teclado e mouse, os senhores ainda insistem que isso é similar ao Chromecast ?

  • Roberto Lima
    2015-07-07T15:33:04

    Então por que a imagem do windows é que tá aparecendo na tela ?

  • Igor Andrade
    2015-07-07T13:19:20

    Inovador, é um diferencial contra os concorrentes!