Internet

22/07/2015 13h35 - Atualizado em 22/07/2015 13h35

App tira barras de ferramentas irritantes do navegador e restaura buscador

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

A Avast lançou de forma independente o Avast Browser Cleanup, seu recurso para remover barras de ferramentas indesejadas e restaurar a configuração padrão do navegador, fazendo tudo voltar ao normal, inclusive o buscador e página inicial. O software, que antes só poderia ser adquirido integrado em algum dos antivírus da empresa de segurança, agora pode ser baixado de forma gratuita e avulsa. 

Avast expirou? Saiba como renovar a licença gratuita do antivírus no PC

Browser Cleanup agora pode ser baixado de forma independente de antivírus da Avast (Foto: Reprodução/FamilySearch)Browser Cleanup agora pode ser baixado de forma independente de antivírus da Avast (Foto: Reprodução/FamilySearch)

O que são as barras de ferramentas?

As barras de ferramenta são aqueles add-ons instalados em segundo plano durante o download de outros programas, como um presente de grego (bundle), sem que o usuário perceba. Na prática, elas poluem visualmente o browser, além de alterar sua página inicial e mecanismo de busca. 

As barras indesejadas são difíceis de remover porque agem de forma diferente dos malwares e por isso podem passar despercebidas pela varredura do antivírus. Depois da instalação, mesmo que o usuário delete e baixe novamente o navegador, os add-ons podem permanecer.

O Browser Cleanup da Avast é compatível com as versões atualizadas do Chrome, Firefox e Internet Explorer. Além de retirar o conteúdo indesejado como extensões e barras de ferramentas de terceiros, o aplicativo funciona em segundo plano e alerta os usuários caso algumas dessas ferramentas esteja prestes a se instalar na máquina durante um download.

650 milhões de barras removidas

Uma pesquisa feita recentemente pela Avast constatou que 96% de todas as barras de ferramentas dos navegadores são avaliadas como “ruins” ou “muito ruins” pelos usuários. De acordo com a empresa de software antivírus, em dois anos, a solução Browser Cleanup removeu mais de 650 milhões de extensões indesejadas de navegadores.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alessandro Andrioni
    2015-07-28T08:38:41

    Se 96% das barras são consideradas indesejáveis porque os idiotas continuam insistindo em empurrar isso para os usuários. Não é um tiro no próprio pé?

  • Charlles Sousa
    2015-07-27T06:09:27  

    O melhor é o usuário aprender a ler. As pessoas vão apertando próximo... próximo... E fim. Depois reclamam que o computador está infectado.

    recentes

    populares

    • Charlles Sousa
      2015-07-27T06:09:27  

      Tem alguns programas que instalam essas pragas mesmo quando o usuário rejeita na hora da instalação.

    recentes

    populares

    • Charlles Sousa
      2015-07-27T06:09:27  

      Têm uns q enganam os usuários q não são atentos, exemplo: vc desmarca caixinha e ele te da uma opção de aceitar ou ignorar, muitos pelos fatos de desmarcar a caixinha aceitam, ai vêm o problema são instalados diversas barras de ferramentas.

  • Roberto Oliveira
    2015-07-26T14:38:50  

    Aí entra uma barra que é igual um virus e não permite a remoção pq tem que ser em modo admistrador, sendo que vc já é administrador e aí ? hehehehe

    recentes

    populares

    • Roberto Oliveira
      2015-07-26T14:38:50  

      Adwcleaner é o campeão. Desculpa aí Avast. 2

    recentes

    populares

    • Roberto Oliveira
      2015-07-26T14:38:50  

      Adwcleaner é o melhor com certeza! Depois dele é só dá uma passada com o Malwarebyte pra tirar o restinho que o Adwcleaner deixa e tá tudo certo!