Tablet

16/07/2015 17h35 - Atualizado em 16/07/2015 17h41

Apple e Samsung podem adotar novo padrão de chip para smartphones

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Apple e a Samsung debatem a possibilidade de adotar o e-SIM no futuro próximo. A ideia é oferecer suporte ao novo padrão, que substitui os chips de operadora aos quais você está habituado, em conjunto com a GSMA (associação global de operadoras do setor de telecomunicações). O novo padrão e-SIM dá mais liberdade aos usuários e deve diminuir custos de fabricação para a indústria.

Entenda qual é a diferença entre o iPad Wi-Fi e o iPad Wi-Fi + Cellular

Apoio de grandes fabricantes pode ser o fim do chip de operadora tradicional (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Apoio de grandes fabricantes pode ser o fim do chip de operadora tradicional (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Segundo o Financial Times, as negociações entre Apple e Samsung estão em estágio avançado para que o e-SIM seja parte dos lançamentos para o ano que vem. Do outro lado, grandes operadoras já teriam concordado com as linhas gerais de operação do novo padrão.

A expectativa é de que os primeiros dispositivos móveis com esse tipo de tecnologia cheguem ao mercado consumidor em 2016.

Diferente do que acontece hoje, o e-SIM será embutido no aparelho e não poderá ser acessado pelo usuário. A vantagem desse novo padrão é a possibilidade de que os consumidores não precisem estar vinculados a uma operadora. Se hoje o seu chip é o seu laço com uma determinada operadora, no futuro, com o uso do SIM eletrônico, você poderá trocar de operadora quando quiser, optando por aquela que oferece os melhores serviços e preços.

A Apple já oferece recurso semelhante com o seu próprio SIM, disponível no iPad, e que permite que usuários americanos optem pela operadora que desejarem. O grande defeito do modelo proprietário da Apple é que há apenas duas operadoras participantes, o que restringe um pouco a noção de liberdade de escolha. O mesmo problema não deve ocorrer com o e-SIM, uma vez que há grande apoio das grandes operadoras, muitas das quais com participação em telefônicas brasileiras.

Via Financial Times, Engadget e 9to5Mac

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sapo Ninja
    2015-07-17T08:45:52  

    Eu prefiro que eles se juntem para criar uma bateria com mais autonomia. Isso sim.

    recentes

    populares

    • Sapo Ninja
      2015-07-17T08:45:52  

      Mas se as fabricantes hj produzem celulares cada vez mais potentes, que consomem mais energia, e deveriam também produzir baterias que suportem todas essas tecnologias e que não nos deixem na mão no decorrer do dia.

    recentes

    populares

    • Sapo Ninja
      2015-07-17T08:45:52  

      quem quiser ver o BLU Studio energy.. vcs vão ver uma bateria de verdade!

  • Victor Lopes
    2015-07-24T06:28:31

    Acho que as pessoas que compram celulares usados(que é um número bem grande no Brasil devido aos preços altíssimos) vão ter um problema com isso. Creio que precisará provar que o celular é seu, pois não haverá possibilidade de trocar o chip. Logo, pode ser um problema também! No mais, creio que será um facilitador em alguns casos.

  • Rafaela Carvalho
    2015-07-18T09:54:29

    Seria interessante se fosse lançado com suporte a várias operadoras simultaneamente.

  • Leandro Nascimento
    2015-07-17T06:55:33  

    Isso se chama retrocesso, hoje podemos trocar de operadora e número em minutos com isso ficaremos a mercer de disponibilidade de serviços para troca do número e operadora quando assim a operadora quiser fazer isso terá prazo e só dificulta a vida do usuário de telefonia

    recentes

    populares

    • Leandro Nascimento
      2015-07-17T06:55:33  

      Aí eu pergunto a vcs vcs cansaram da operadora ou tiveram algumas problema, hoje posso comprar um chip por 10 trocar e mudar a qualquer momento até de madrugada me diz aí se tu vai poder fazer isso com esse chip de madrugada a qualquer momento

    recentes

    populares

    • Leandro Nascimento
      2015-07-17T06:55:33  

      não precisa ser muito inteligente p saber q isso só beneficiara a eles e provavelmente a gente vai se ferrar...brasil...

  • Leonardo Reis
    2015-07-17T23:48:16

    Esse e-SIM é bem simples. Pelo que entendi na matéria, seria um chip embutido. Ou seja, haveria algum código USSD ou do gênero que disponibilizaria o número do SIM para a operadora ativar a linha nele. Ou um código de barras do SIM na caixa do aparelho (ou exibir na tela do aparelho através de um comando) para a operadora "pistolar" no sistema. Partindo dessa lógica, acho q pelo menos seria uma solução pra isso. Agora é ver compatibilidades de frequências e etc. Mas no geral é bem legal, só que nada inovador ou diferencial. Seria apenas um facilitador.

  • Nelson Silva
    2015-07-17T01:45:49  

    Nossa que "grande evolução" os primeiros aparelhos ja tinham esse sistema,TDMA,CDMA,X1,e agora eles voltam com um nome mais moderno pra forçar os clientes a trocarem de aparelho pra ter a "nova" tecnologia.

    recentes

    populares

    • Nelson Silva
      2015-07-17T01:45:49  

      Não! Não eram. Você está confundindo as coisas. Com o e-SIM você pode escolher a operadora na hora que você fizer a ligação.

    recentes

    populares

    • Nelson Silva
      2015-07-17T01:45:49  

      Eu me equivoquei em partes,pq na época poderia trocar de numero,mas nao de operadora,e nesse caso do e-Sim,pode trocar de operadora,mas pelo que entendi,nao é na hora da ligação .

  • Cristiano Palmer
    2015-07-16T22:51:42  

    TDMA e CDMA era assim... KKK, isso é "progresso"!!

    recentes

    populares

    • Cristiano Palmer
      2015-07-16T22:51:42  

      Outra coisa eh com bancos. Ao se fazer uma recarga via banco, o bango emite um ticket, pra qual operadora emitiria? Jah que não tenho uma! Ou seja, deixo de ser um cliente que tem facilidades com uma operadora, pois posso mudar. Olhando de fora eh bom, não tenho um contrato, mas olhando a questão financeira eh ruim, pois não tenho um contrato!

    recentes

    populares

    • Cristiano Palmer
      2015-07-16T22:51:42  

      A questão do contrato me liberta da operadora, mas me aprisiona em questão de conta! Pois não tem fidelidade, a operadora não pode garantir sua fidelidade, e não pode baixar muito pra atrair cliente, pois esse cliente não será fiel! Ou seja, sobe o valor! E eu nem posso usar isso pra conseguir desconto! Péssimo para o consumidor, bom para as operadoras! Se ela quiser fidelizar, vai gerar contratos de exclusividade, o que poderá se tornar igual! Eu me referi ao TDMA e ao CDMA pois não possuem SIM, e se tivéssemos 2 operadoras TCDMA poderíamos fazer isso sem problema algum!

  • Henrique Moreira
    2015-07-16T18:47:42  

    No brasil vai chegar em 2099 pois as operadoras não vão aceitar!

    recentes

    populares

    • Henrique Moreira
      2015-07-16T18:47:42  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Rafael Correa, toma meu like!

    recentes

    populares

    • Henrique Moreira
      2015-07-16T18:47:42  

      Claro que as operadoras vão aceitar, isso seri o fim do Pré-Pago!

  • Flávio Andreata
    2015-07-17T11:36:20

    Retrocesso, estão querendo voltar para o mesmo modelo dos cdma e te prender a operadora, se quiser trocar de aparelho vai ter de ir na operadora, tudo que for fazer vai ter de ir na operadora, isso é andar para traz, pois se hoje tiro o sim de um aparelho e coloco no outro, simples assim, por que mudar?

  • Edi Rorato
    2015-07-17T11:16:18

    Isso vai dar um nó na cabeça dos modinhas.

  • Nubia Amorim
    2015-07-17T08:24:48  

    A samsung deveria primeiro fornecer um celular que preste

    recentes

    populares

    • Nubia Amorim
      2015-07-17T08:24:48  

      Também acho Leonardo !

    recentes

    populares

    • Nubia Amorim
      2015-07-17T08:24:48  

      Quando vc fala que a Samsung não produz celular que preste, vc está se referindo a quais? S5, S6, Note 4? Acho que não. Talvez sua experiência com a Samsung seja apenas com celulares intermediários (Grand Duos, Poket, dentre outros). Usa um top recém lançado e depois me diga sua experiência.

  • Anderson Souza
    2015-07-17T07:51:30  

    já que o e-SIM é pra nos beneficiar.......na hora de por credito vai ser pra todas operadoras ou individual?????? mais custo........mesmo assim acho uma boa ideia...

    recentes

    populares

    • Anderson Souza
      2015-07-17T07:51:30  

      Eu tenho um Zenfone 6 da Azus e baixei o Juice Defender otimizador de bateria . A minha Bateria dura mole, mole, 2 dias, 2 dias e meio e olha que eu jogo com frequência e fico conectado o dia inteiro.

  • Jonatas Fernandes
    2015-07-17T10:16:56

    tem que se unir e acabar com a tim.

  • Marcelo Medio
    2015-07-17T10:05:49

    Ai voce que faz uma viajem internacional e necessita trocar de operadora temporariamente não vai conseguir , ou seu celular quebra ou esta sem bateria também não dá para temporariamente trocar , acho isso um retrocesso .

  • Rodrigo Smis
    2015-07-17T09:54:00

    Resumindo, vai voltar o que era antes de ter os Chips!

  • Rossana Santos
    2015-07-17T09:39:51

    Pra quem viaja é uma droga.. as vezes vc quer usar uma operadora temporária e não vai poder por conta desse e-sim. Cria mais problemas do que resolve, essa "inovação".

  • Cleilton Martins
    2015-07-17T09:22:41

    besteira .....

  • Washington Almeida
    2015-07-17T07:48:53

    Se não me engano, o TDMA e CDMA bem mais antigos, já tinham um serviço parecido, só que este vem com a facilidade se escolher qual a operadora usar no momento da ligação.. Quase uma decada depois e pouca diferença nos serviços..

  • Italo Teixeira
    2015-07-17T07:44:42

    Retrocesso inovador kkkkkk fala serio..

  • Carlos Marques
    2015-07-16T21:57:51

    Poderiam inventar o multichip SIM, poder colocar dois ou mais números de operadora no mesmo chip!

  • Flavio Rodrigues
    2015-07-16T21:19:51

    Sei... Isso é só pra facilitar a coleta de dados e espionar os as pessoas. É só um caminho à menos para as autoridades.

  • Paulo Gustavo
    2015-07-16T17:56:05  

    Mas antigamente já funcionava assim O.o

    recentes

    populares

    • Paulo Gustavo
      2015-07-16T17:56:05  

      Que bom que vai voltar o CDMA "melhorado".

  • Renato Martins
    2015-07-16T19:58:44

    O importante é melhorar a qualidade de sinal, porquê se juntar todas essas operadoras pode jogar no lixo.

  • Roberto J
    2015-07-16T18:44:12

    De volta para o passado... Mas agora inventaram outro nome

  • Charlles Sousa
    2015-07-16T19:02:12  

    De volta para o passado... Antigamente isso chamava-se CDMA

    recentes

    populares

    • Charlles Sousa
      2015-07-16T19:02:12  

      Mais ou menos, antigamente não poderia mudar de operadora.