Sistemas Operacionais

30/07/2015 08h00 - Atualizado em 30/07/2015 09h58

Brecha no Android permite a hacker desativar o áudio e travar celular

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Uma nova vulnerabilidade em celulares com Android, que permite desativar totalmente o áudio dos dispositivo, foi revelada nesta quarta-feira (29). De acordo com a empresa de segurança Trend Micro, a brecha está presente nos aparelhos com sistema do Google, desde a versão 4.3 (Jelly Bean) até o mais recente Android 5.1.1 (Lollipop).

Google promete correção para outra brecha em 950 milhões de celulares Android


Brecha pode prejudicar áudio e funcionamento de Android (Foto: Divulgação/Trend Micro)Brecha pode prejudicar áudio e funcionamento de Android (Foto: Divulgação/Trend Micro)

Pelo jeito, o Android está na mira dos cibercrimonosos. Anteriormente uma vulnerabilidade em mensagens MMS havia sido registrada pela Zimperium e o Google declarou que estava trabalhando em uma correção. Dessa vez, a brecha encontrada pode ser usada por hackers para desativar os recursos de áudio do smartphone ou tablet.

Dessa forma, o aparelho fica totalmente silencioso, não-responsivo e pode até parar de funcionar. Como resultado do problema, o usuário não ouve toques de chamadas, mensagens, não consegue atender ligações, além de provocar lentidão.

App malicioso se infiltra no sistema Android e causa problemas (Foto: Divulgação/Trend Micro)App malicioso se infiltra no sistema Android e causa problemas (Foto: Divulgação/Trend Micro)

A contaminação do dispositivo pode ser feita por meio do download de um aplicativo contaminado, contendo um arquivo malicioso no formato de vídeo MKV. Ela também ocorre pelo simples acesso a sites mantidos por hackers. O malware se inicializa automaticamente sempre que o celular é ligado e a vulnerabilidade é acionada quando Android lida com arquivos de mídia.

A ação do arquivo malicioso causa um “estouro” do armazenamento do serviço de Media Server do aparelho e isso resulta em uma parada de todo o áudio do dispositivo. Em alguns casos, o travamento do celular ocorre por causa do uso excessivo de RAM, dando um bug geral, inclusive na hora do desbloqueio.

O erro foi informado ao Google em maio deste ano pela Trend Micro e classificado como “baixa prioridade”. Não há informações sobre o ajuste ou atualização para resolver o problema no Android.

Para se proteger, é indicado não baixar apps fora das lojas oficiais, ou de fontes duvidosas, e sempre manter atualizado um antivírus no celular ou tablet.

Via Trend Micro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Sapienza
    2015-07-30T14:25:05  

    Falem do iphone agora

    recentes

    populares

    • Gustavo Sapienza
      2015-07-30T14:25:05  

      iphone muito lixo. falei.

  • Laureano Neto
    2015-07-30T11:23:08  

    existe falha em todo sistema operacional de qualquer celular , não importa se é android, ios, windows etc..... sempre tem uma falha !!!

    recentes

    populares

    • Laureano Neto
      2015-07-30T11:23:08  

      Relaxa, MS molhou algumas mãos pra jogar essa "noticia arrasadora" junto ao lançamento do seu Windows 10. É o basico do basico.

    recentes

    populares

    • Laureano Neto
      2015-07-30T11:23:08  

      Anderson zuero da lanhouse kkkkkkkk deu o fio o fó pra ter tudo da apple kkkkkkkkk

  • Raphael Ribeiro
    2015-07-31T08:37:51

    Pobres e Brasileiros = Burros!! sempre falando mal da maça, admitam sonho de vocês vai ser sempre ter um iphone kkkkkkkk android nunca será uma maça :D conforme-se

  • Mariana
    2015-08-10T08:53:04

    Vish, e agora quem irá nos defender? Pq a clean master certamente é que não.

  • Diego
    2015-08-03T12:31:40

    Problema ainda persiste, help!!! Comentários idiotas também!

  • Gilberto Filho
    2015-07-30T20:11:35  

    Lixo! Sistema operacional Androga... Coisa de trouxa.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-07-30T20:11:35  

      Faz um melhor!

  • Denise14
    2015-07-30T12:47:45

    Novos códigos para vc usar no black night americanas-submarino-shoptime 25% de Desconto na Natura- 20% no Ricardo Eletro !\o/\o/\o/ Digite no Google:* cupom desconto agregador

  • Denise14
    2015-07-30T21:45:26

    ÚLTIMAS Horas ! Novos códigos para vc usar no black night americanas-submarino-shoptime 25% de Desconto na Natura- 20% no Ricardo Eletro !\o/\o/\o/ Digite no Google:* cupom desconto agregador

  • José Gonçalves
    2015-08-01T15:24:23

    São tantas falhas de segurança no Android, que daqui a pouco o hacker vai ser capaz de desinstalar o sistema e instalar outro...

  • Adm Brena
    2015-07-30T20:44:31  

    do que adianta celular lindos e sistema lixo !! Viva a APPLE !!! Android nunca serao !!

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2015-07-30T20:44:31  

      papo de demente, até gari compra iphone em 48x nas casas bahia

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2015-07-30T20:44:31  

      O que adianta comprar um iPhone e entupir de malwares também? Tem idiota que compra, achando que o sistema é invulnerável e acaba sendo infectado e nem sabe. Bem que na verdade só usa iphone para se sentir especial e ficar na internet dizendo que é riquinho, mas conhecimento básico em sistemas que é bom nada. Se você é estúpido a esse ponto, cuidado! Pode estar infectado e nem sabe, procure se informar melhor sobre malwares para iOS, são comuns.

  • Andre Fontineli
    2015-07-31T10:35:31

    Quem tem iphone paga 3 mil pra usar whatsapp e facebook. Já quem tem android paga metade do valor e pretende usar todos os recursos de um desktop.

  • Alex Silva
    2015-07-31T10:23:16

    Celulares Android > Quem tem, paga numa boa. ======== Celulares IOS >> Quem tem , parcela em 12x e ainda fica endividado, pois quem compra e so pra mostrar se amostrar/ Os Modinhas.

  • Helton
    2015-07-30T11:07:27  

    Matéria encomendada pela Apple

    recentes

    populares

    • Helton
      2015-07-30T11:07:27  

      Para de mimimi Helton, aceita que o android nunca sera uma maçã

    recentes

    populares

    • Helton
      2015-07-30T11:07:27  

      kkkk anderson fanfarrão, daqui a pouco começa teu turno de fogueteiro no morro

  • Wesley
    2015-07-31T09:20:36  

    gloogbo

    recentes

    populares

    • Wesley
      2015-07-31T09:20:36  

      Viva IOS, Android é um lixo mesmo.

  • José Carneiro
    2015-07-31T09:45:29

    ???????

  • Heider Ferreira
    2015-07-30T22:38:30  

    O que leva um pangaré que tem aifony, entrar em uma noticia referente a Brechas no Android? Estaria ele insatisfeito com o aifony querendo trocar por um Android. só pode!!! deixa eu atender meu Galaxy S5. sem mais para o momento

    recentes

    populares

    • Heider Ferreira
      2015-07-30T22:38:30  

      Entro aqui só pra rir dos trouxas que tem Android e se acham. Vivem xingando seus aparelhos toda vez que trava. Não adianta falar que não, porque eu vejo isso todo santo dia no meu trabalho, quando saio com os amigos. É certo de em algum momento alguém se irritar com as travadas do Android. Falo nada. Só observo!

  • Helton
    2015-07-31T08:19:53  

    Fifa ou Pes? Cr7 ou Messi? iOS ou android? Rio ou SP? Héteros ou gauchos?

    recentes

    populares

    • Helton
      2015-07-31T08:19:53  

      kkkkkkkkk

  • Dgl Silva
    2015-07-31T08:45:17

    O Android é muito vulnerável por ser um sistema operacional aberto e democrático e justamente por isto ele se torna mais prático e útil ao usuário. O iOS é um sistema operacional super estável, porém ele é pouco maleável e fechado ao mundo. Eu tenho os dois sistemas operacionais e gostaria de encontrar um sistema operacional que consiga as vantagens de ambos, o que me parece impossível pois a origem de todos os efeitos colaterais de ambos os sistemas operacionais são seres humanos.

  • Icaro Martins
    2015-07-31T04:04:34  

    É aquela velha história, o barato muitas vezes sai caro, enquanto isso , estou aqui com meu 5S na moral sem problema algum , jogo até na parede e ele não quebra, se algum dia me der uma loucura de trocar de sistema vou de WP. Não adianta vocês ficarem bravos, a realidade é essa , eu sei que se pudessem vocês iriam de apple, admitam .

    recentes

    populares

    • Icaro Martins
      2015-07-31T04:04:34  

      Ícaro, também não e assim, comprei um 5s para minha filha Caio da cama, e quebrou a tela, ainda com película de vidrio. Achei muito fragil

  • Helton
    2015-07-30T16:19:41  

    A questão é a seguinte: Android tem smarts top e os mais baratos pra quem quer só funções básicas. iOS só tem o iphone... ai o cara compra um hiphone, trava o tudo e bota a culpa no android... compra um iphone e acha que é o sistema... o que faz travar ou não é o hardware, se investir num aparelho de qualidade não trava nem rodando 10 apps, seja android ou iOS. Essa guerrinha só interessa às empresas...

    recentes

    populares

    • Helton
      2015-07-30T16:19:41  

      caso o amiguinho ai não tenho lido corretamente, isso não se trata de um aparelho e sim do sistema operacional, pode ser Galaxy S6 ou a porcaria de um xing ling vai travar por que o problema é no software e não no aparelho, android é android independente da marca. Blz ? entendeu agora ?

    recentes

    populares

    • Helton
      2015-07-30T16:19:41  

      Sabe tudo de tecnologia Anderson kkkk

  • Gilmar Faustino
    2015-07-31T03:07:55

    Que lixo! Nunca ouvi falar de falha que a Apple não resolvesse de imediato. Apple é top o resto é resto.

  • Robson Oliveira
    2015-07-31T02:44:44

    Estoura? É cada uma da tech... também né, "bizarro" já está manjado...

  • Gayviaoes Fiel
    2015-07-30T23:42:34

    Nao e iPhone, entao nao presta

  • Henrique Cardoso
    2015-07-30T23:36:38

    A Samsung já trabalha em seu próprio OS para móveis para não depender do Android do Google;.

  • Henrique Cardoso
    2015-07-30T23:35:12

    A