Celular

31/07/2015 16h42 - Atualizado em 04/08/2015 12h02

Celulares da Sony aparecem em primeiro no ranking de reclamações do Procon-SP

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Os smartphones são os líderes em reclamação por problemas de qualidade no Procon de São Paulo. O órgão divulgou os números oficiais sobre as queixas de consumidores durante o primeiro semestre de 2015, com a Sony na primeira posição. Confira o que as empresas do “top 5” falaram ao TechTudo sobre a questão.

Câmera do Moto X Style ultrapassa iPhone 6 e Xperia Z3 em teste

Telefones da Sony foram alvo de reclamações no Procon-SP (Foto: Divulgação/Sony)Telefones da Sony foram alvo de reclamações no Procon-SP (Foto: Divulgação/Sony)

Segundo o Procon, foram 2.709 reclamações sobre celulares, cerca de 30% do total de produtos, e 45% a mais do que no mesmo período de 2014. A chamada “linha branca” (fogões, micro-ondas, geladeiras e máquinas de lavar roupas), ficou em segundo lugar, com 15% das queixas, seguida pelos produtos de informática, com 13%.

Sony em primeiro lugar

Dos smartphones, a Sony foi quem teve mais reclamações: 865. Uma diferença enorme para 2014, quando teve apenas 99. Seu índice de solução dos problemas também caiu de 94% para 65%.

Resposta da Sony

“A divisão de smartphone da Sony esclarece que possui uma equipe local dedicada ao tratamento dos casos encaminhados pelo órgão. A marca enfatiza que é seu firme propósito analisar todos os casos e procedimentos para garantir um processo de melhoria contínua.”

Motorola em segundo lugar

Moto G 3 (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto G 3 foi apresentado no fim de julho (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)


A Motorola aparece na segunda posição, com 535 reclamações entre janeiro e junho de 2015. O índice de solução da fabricante foi de 86%.

Resposta da Motorola

“Desde 2013, a Motorola Mobility vem investindo fortemente no seu programa de pós-vendas para aprimorar e agilizar o atendimento ao consumidor. Como resultado, a Motorola continua com o alto índice de solução dos casos, com 87% das reclamações resolvidas.

Entre o conjunto de serviços implementados, a Motorola criou um sistema online para acompanhamento do status do reparo em tempo real, atendimento na rede de assistência técnica com hora marcada e ampliação do número de profissionais capazes de realizar reparos mais complexos no próprio local.

A empresa também inaugurou, entre 2014 e 2015, cinco assistências técnicas conceito nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco e Bahia. Para as regiões sem essa cobertura, a empresa oferece o Motocoleta, serviço de postagem de aparelhos em Garantia Motorola que funciona por meio de envio do produto para o Centro Avançado de Reparos da empresa, pelos Correios.”

Samsung em terceiro

Top de tela curvada da Samsung Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Top de tela curvada da Samsung Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Top de tela curvada da Samsung Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


No terceiro lugar do ranking do Procon de São Paulo, a Samsung teve 497 reclamações. Entre as empresas no topo da listagem, foi a que teve o maior índice de solução, com 95% dos casos solucionados.

Reposta da Samsung

“Tudo o que fazemos na Samsung é impulsionado por uma paixão inabalável pela excelência e um firme compromisso em desenvolver os melhores produtos e serviços do mercado. A satisfação do usuário é uma prioridade para nós. Nesse contexto, qualquer manifestação por parte de nossos clientes, seja essa feita diretamente por meio de nossos canais ou intermediada pelo Procon, é tratada com respeito e prioridade, visando uma solução consensual eficiente.

É por isso que a empresa apresenta o maior índice de solução no ranking Procon. A companhia obteve 95% de resolução no ranking 'Telefone Celular'. Isso comprova o respeito que temos por nossos clientes e nosso compromisso de melhoria contínua.”

Microsoft/Nokia em quarto lugar

Lumia 630 tem tela de 4,5 polegadas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) (Foto: Lumia 630 tem tela de 4,5 polegadas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))Lumia 630, da Nokia, tem tela de 4,5 polegadas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


A Microsoft e a Nokia, ambas integrantes do mesmo grupo econômico, tiveram 114 reclamações no primeiro semestre. O índice de solução foi de 86%.

Resposta da Microsoft/Nokia

“A Microsoft tem reduzido a cada ano a quantidade de reclamações relacionadas a aparelhos celulares e aumentado o índice de solução. A companhia preza pelo compromisso com a qualidade e respeita o consumidor. O resultado desse ranking é reflexo disso e das iniciativas de pós-vendas. A disponibilidade de vários canais, como Twitter, app embarcado, página de suporte, tutoriais em português no canal do YouTube, Fórum, chat, Central de Atendimento telefônico, além de assistências técnicas autorizadas e parceria com os Correios, contribuem para que a resolução das demandas seja ainda mais eficiente.”

LG em quinto lugar

LG G4 tem o corpo curvo e vem com acabamento em couro na parte traseira (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo) (Foto: LG G4 tem o corpo curvo e vem com acabamento em couro na parte traseira (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo))LG G4 tem o corpo curvo e vem com acabamento em couro na parte traseira (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)


O Procon de São Paulo registrou 109 reclamações de celulares da Samsung. O índice de solução foi de 89%.

Resposta da LG

“A LG Electronics do Brasil, com diversos investimentos e revisão de processos internos, bem como dos procedimentos com sua Rede Autorizada em todo País, busca incessantemente soluções inovadoras e eficientes para aprimorar os processos de Atendimento ao Consumidor. A LG preza sempre pela excelência em serviços para os nossos clientes. Por isso, ao comparar o índice de reclamações  do 1º semestre de 2014 (173 reclamações) com o mesmo período de 2015(109 reclamações) , é perceptível a expressiva redução de 37% nesta quantidade.”

Problemas

A maioria dos problemas, porém, foi solucionada. Quase todas as empresas apresentam “índice de solução” superior a 86%, como os de Microsoft, Nokia e Motorola. A LG teve o aproveitamento um pouco maior, de 89%, e a Samsung alcançou 95%. Somente a Sony ficou bem abaixo disso, com 69%.

Qual a melhor fabricante de smartphones?  Comente no Fórum do TechTudo

Via Procon-SP

Colaborou: Thássius Veloso

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Skilx Aion
    2017-01-08T00:57:44

    então lg da pouco defeito?

  • Guilherme Salles
    2016-08-23T16:06:35

    moto g4 plus, ate agora e uma porcaria de telefone, assistência técnica uma piada não recomendo a ninguém esta compra cuidado

  • Celia Minguini
    2015-08-03T15:14:36  

    Por isso que quem puder compre um iPhone, não dá problema nenhum.....

    recentes

    populares

    • Celia Minguini
      2015-08-03T15:14:36  

      Tô estudando comprar um 5S. Espero valer o investimento. E pelo que pude ver, não vale muito a pena comprar o 6, pois a diferença não é muita. Mas acho que até o lançamento do 6S, eu decido. RS

  • Fernanda Voi
    2015-07-31T20:10:46  

    O tempo mostra quem é quem ... Pena que você demorou para perceber que Apple é Apple. Pense... Se fosse por conta dos preços, o iPhone 6 e Plus não venderiam tanto. A questão é que mesmo com preço alto, eles tem qualidade. Isso garante a venda de tudo. Sem contar o excelente suporte para o hardware e software (sistema operacional) ao cliente aqui no Brasil.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-07-31T20:10:46  

      Lucas Santiago esse povo não tem noção de mercado, concordo plenamente com seu ponto de vista.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-07-31T20:10:46  

      O consumidores de produtos Apple no Brasil é de 0,0000000001% - com isso as reclamações também são baixas... Kkkkk...

  • Antonio Caser
    2016-08-09T12:38:07

    Querem ver essa empresa passar a respeitar o consumidor? É só BOICOTAR os produtos deles.

  • Antonio Caser
    2016-08-09T12:37:12

    A sony NÃO RESPEITA seus consumidores, a começar pela ferramenta de instalação de firmware Flashtools EMMA, que precisa de conta de acesso para usar que eles NÃO LIBERAM. É o meu caso, pedi a liberação e até hoje estou esperando. A comunidade até desenvolveu uma ferramenta para ajudar quem precisa de instalar ou reinstalar sua Firmware Rom.

  • Kat Cohen
    2016-07-28T13:18:27

    A Sony para mim já era, quando comprei o Smartphone fui contemplada com um Kit numa loja de cosméticos e por final não recebi o prometido. Deixei quieto. Comprei o mesmo modelo Xperia L para minha tia: Em menos de 1 ano, ambos deram defeito no conector de latão kkkk e na bateria. Agora o meu está assim quando alguém liga, não consigo escutar a outra pessoa - tenho que dar soco no aparelho e aí funciona. Detalhe que nunca caiu no chão! produto descartável, não recomendo.

  • Lucas Moreira
    2016-05-24T13:24:52  

    Pior coisa que fiz nessa vida foi trocar a apple pela Sony. Comprei um Xperia Z3 e aí foi só dor de cabeça, em seis meses o telefone foi para assistência duas vezes e a segunda vez a tela trincou inteira na minha mão sem o telefone ter caído e ainda alegaram mau uso. Não compra mais nada da Sony, nem Playstation, marca péssima em qualidade e atendimento ao consumidor

    recentes

    populares

    • Lucas Moreira
      2016-05-24T13:24:52  

      Tive o mesmo problema e mesma resposta.

  • Luis Jr
    2016-01-25T16:36:38

    Com 3 meses de uso meu celular Z3 compact começou a dar problemas ao tocar na tela, não consigo escrever nada, venho fazendo malabarismo para conseguir escrever uma palavra, nunca mais pretendo ter um aparelho SONY Xperia, não vale a pena a dor de cabeça... toforasony

  • Alessandro Soares
    2015-11-04T22:58:17

    Quando se fala em percentual mostra -se o número de quanto a empresa está despreparada ou mal-intencionada em relação ao consumidor e não ao número de aparelhos vendidos ,se vendessem mais nós teríamos mais problemas a sony está no topo desta lista tanto em descaso ,despreparo e má intenção em relação a nós.

  • Vanessa Pinto
    2015-09-28T13:39:38

    Estou em busca de um celular com um desempenho banca pra jogos, porém, nao tenho condições de investir nos atuais top's de linha, entre esse z3 compact, o z3 e o lg g3 qual compensaria mais comprar? Quero um celular pra durar um bom tempo. Atualmente tenho um moto g 2 q esta me dando mt dor de cabeça com travamentos e etc, entao estou com medo de investir por exemplo no moto x play e ele me gerar os mesmos problemas futuramente. Alguém poderia me ajudar com essa duvida?

  • Bruno Santos
    2015-09-21T20:26:36

    Possuo um Iphone 6 Plus e Z3 dual, na verdade sempre usuário das duas marcas e nunca tive o que reclamar de nenhuma delas. Claro e obvio que cada caso é um caso.

  • Nelson Silva
    2015-07-31T20:11:29  

    É pessoal,já esta na hora de sairmos da mesmice,começarmos a Boicotar essas marcas tradicionais,só assim teremos preços justos e melhores qualidades. Já estou fazendo minha parte arriscando na Asus ,(Zenfone 5)

    recentes

    populares

    • Nelson Silva
      2015-07-31T20:11:29  

      Cara, eu acho bonito o Zenfone 5 e o Samsung A3 tambem eh show! Mas quanto ao Zenfone, ainda dizem tambem que o som eh muito baixo! Eh verdade Nelson? Eu tinha vontade de comprar um RedMi2 da Xiaomi porque voce pode fazer o root nele sem perder a garantia, mas o bichinho eh feio que doi! kkkkk

    recentes

    populares

    • Nelson Silva
      2015-07-31T20:11:29  

      O volume dele é baixo sim,minha esposa tem um Samsung Galaxy Win Duos,o som é bem mais alto,pra mim,nao é problema o volume dele,mas nao é alto.Em compensação os Fones intra auricular é excelente,perfeitos e muito confortaveis.

  • Luiz Diniz
    2015-08-06T08:42:16

    Em resposta aos fanáticos apple. Realmente fica facil para ela ficar fora de reclamação por seus aparelhos. Pois desde de o Iphone 4s notamos na apple sempre o mesmo hardware, software e câmera. As maiores diferenças brutas de um iphone pro outro , sempre estara em suas polegadas e capacidade de armazenamento interno. Em vista disso os android, sempre vem trazendo versões mais completas e cheias de implementos, para uns supérfluos mais não deixa de ser inovador.

  • Anderson Lima
    2015-07-31T19:06:31  

    Essa matéria me fez entender que os aparelhos Samsung são melhores e a empresa respeita os clientes, pois são de longe os aparelhos mais vendidos no Brasil então a percentagem de reclamações são baixíssimas.

    recentes

    populares

    • Anderson Lima
      2015-07-31T19:06:31  

      Todas as marcas possuem centenas e centenas de reclamações no Reclame Aqui. Quanto mais vende, mais reclamações possui. Nesse tipo de análise deve-se considerar a proporção entre vendas e reclamações. Samsung vende mais que a maioria,o que obviamente acarretaria em mais problemas quantitativamente. Mas proporcionalmente os problemas são mínimos. O mesmo para a Motorola, que é febre geral pela sua satisfatória relação custo-benefício.

    recentes

    populares

    • Anderson Lima
      2015-07-31T19:06:31  

      Concordo com voce, Daniel, de que quem mais vende com certeza vai ter mais reclamacoes! O que eu estranho eh que, pelo menos no reclame aqui, a nota dada pelos clientes a Samsung nao eh boa e menos de 40% deles voltaria a fazer negocio com a mesma! Reitero que nao estou defendendo nenhuma marca, mas fazendo apenas uma observacao!

  • Enio Monte
    2015-08-03T15:26:44

    Cadê as reclamações do iphone? Depois falam mal do Ios kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Celia Minguini
    2015-08-03T15:19:18

    Marcelo, acho que seu iPhone ou os cabos não são originais, tenho iPhone desde o 4 e hoje tenho o 6 e a Apple é uma das melhores assistências técnicas que existe. Tenho o meu iPhone 4 ainda hoje e tudo funciona perfeitamente. Deve ter tido algum problema, ligue na assistência que eles resolvem o problema, alias, é a única assistência que realmente resolve.

  • João Henrique
    2015-08-01T13:16:25  

    Pronto agora vai chover de reclamação falsa de problema de iphone.

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2015-08-01T13:16:25  

      É bem capaz de acontecer mesmo... kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2015-08-01T13:16:25  

      Que sem noção. Não é possível fazer uma reclamação falsa no procon.

  • Osmar Gonçalves
    2015-08-01T18:37:02  

    Vender menos não quer dizer maior qualidade.

    recentes

    populares

    • Osmar Gonçalves
      2015-08-01T18:37:02  

      Não quer dizer maior qualidade. Geralmente quer dizer simplesmente melhor relação custo/benefício.

  • Luciano Rocha
    2015-08-02T15:41:28  

    Eu quaaaaseeee comprei um Sony Xperia Z3 para mim, por conta da qualidade da Cãmera, processador, Smartban e design do aparelho. Porém... Quando entrei no "Reclame aqui" e no "Tudo Celular"... Meu Deus!!! É só reclamação, chingamentos e arrependimentos. Daí eu entendi por que tantas vendas de Z3 seminovos na internet. Simples: NÃO PRESTAM! Fui de Moto X2 e fiquei extremamente satisfeito (até o momento).

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2015-08-02T15:41:28  

      As melhores cÂmeras são do Nokia 1020 e o Galaxy KZoom o resto é fraco de câmera.

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2015-08-02T15:41:28  

      Olhá meu irmão comprou o celular fico 2 semanas deu um problema e enviou a garantia faz uns 3 a 4 meses e nada.

  • Marcelo Penha
    2015-08-01T15:17:45  

    Apesar de não ter aparecido na matéria, gostaria de deixar aqui meu manifesto sobre a péssima qualidade dos cabos de dados dos IPhone. Deixei de utilizar a marca pelo fato de ter escutado da assistência autorizada que o cabo estragou por mal uso. Só para saber qual proprietário de iPhone não teve que comprar uma cabo novo , e detalhe os cabos paralelos depois de pouco tempo de uso param de funcionar, fazendo com que vc gaste R $75.00 por um simples cabo. Lamentável! !!

    recentes

    populares

    • Marcelo Penha
      2015-08-01T15:17:45  

      Esse aí NUNCA teve um iPhone! Fato! Trocar o iDevice por conta de "um cabo de dados?" É isso mesmo? Existem cabos no mercado que você pode se pendurar nele que o mesmo não quebra, já que esse é o seu problema! kkkkk Eu possuo o i4, i5 e i6 e TODOS TEM OS CABOS ORIGINAIS! Para de mentir fanboy.

    recentes

    populares

    • Marcelo Penha
      2015-08-01T15:17:45  

      tenho o iphone 5s á 1 ano , e o cabo de dados nunca deu problema !. Não tenho nada o que reclamar dos produtos da Apple .

  • Luiz Alves
    2015-08-02T22:33:37

    Samsung é a pior de todas. Principalmente quando se trata de atualização do SO Android. Consumidores esperam meses enquanto que os outros fabricantes atualizam seus dispositiuvos bem mais rápido. Isso quando atualizam. Tem modelo de cel de 2014 que não será atualizado. ABSSURDO!!!!

  • Linguador
    2015-08-01T20:34:35  

    FATO: Inteligente e esperto compra iPhone ou Lumia. Burro e pobre compra Sony, Samsung, LG, Motorola ou xing-lings em geral. Desculpem, mas é verdade.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-08-01T20:34:35  

      linguador, deixa d ser ridículo...... iphone n passa de status e modinha de muleque..... vc q n deve ter 4 mil pra comprar um S6, então cala essa boca

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-08-01T20:34:35  

      E nesse tipo de análise deve-se considerar a proporção entre vendas e reclamações. Samsung vende mais que a maioria,o que obviamente acarretaria em mais problemas quantitativamente. Mas proporcionalmente os problemas são mínimos. O mesmo para a Motorola, que é febre geral pela sua satisfatória relação custo-benefício.

  • Felipe Pereira
    2015-08-02T18:26:48

    Sempre tive Sony e nunca tive problemas com nenhum deles, nunca precisaie mandar pra garantia, meu Xperia L já tem 2 anos e funciona perfeitamente

  • Fabio Machado
    2015-08-02T17:01:48  

    Tô procurando o iPhone...nada ainda, vou esperar mais uns anos. Sent from my iPhone.

    recentes

    populares

    • Fabio Machado
      2015-08-02T17:01:48  

      procura o iphone numa loja da fisher price.... brinquedinho de criança... o assunto aqui eh smartphone nao brinquedo...