07/07/2015 12h08 - Atualizado em 07/07/2015 12h08

Conheça o Micro:bit, um computador 'minúsculo' menor que o Raspberry Pi

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Os microcomputadores estão se superando em termos de tamanho. O Micro:bit é um modelo criado pela emissora britânica de rádio e televisão BBC e é ainda menor que o Raspberry Pi. A proposta do pequeno aparelho é ele seja usado para ensinar crianças e jovens estudantes a aprender os fundamentos da programação de forma simples e acessível. 

Inovação e economia: usuário cria tablet a partir de um Raspberry Pi

BBC cria microcomputador voltado para crianças (Foto: Divulgação/BBC)BBC cria microcomputador voltado para crianças (Foto: Divulgação/BBC)

O dispositivo está sendo desenvolvido pela BBC em colaboração com 29 empresas parceiras, como ARM, Barclays, Microsoft e Samsung, além da Universidade de Lancaster. Micro:bit é super compacto, com quatro centímetros de altura e cinco centímetros de comprimento, e inclui alguns dos recursos de hardware da mais alta qualidade e importância.

O modelo conta com 25 LEDs vermelhos que podem mostrar mensagens e facilitar jogos, dois botões programáveis e um acelerômetro e magnetômetro de bordo. Ainda, ele oferece conectividade Bluetooth, entrada para cartão microUSB e cinco anéis I/O. O Micro:bit é 18 vezes mais rápido e 67 vezes mais leve que seu antecessor, o BBC Micro, que levou a computação para muitas crianças pela primeira vez, na década de 1980.

Devido ao tamanho compacto, o aparelho é ideal para as crianças carregarem entre uma aula e outra, comparar modificações e colaborar com o projeto de outros estudantes da turma ou escola. A BBC também irá lançar uma plataforma na web, na qual os estudantes poderão aprender a programar o Micro:bit e simular criações antes de transferir para o dispositivo.

Existe adaptador USB para cabo HDMI? Comente no Fórum do TechTudo.

De acordo com a BBC, um milhão de Micro:bit serão distribuídos gratuitamente para cada estudante de 11 e 12 anos no Reino Unido, a partir de outubro deste ano. Porém, a novidade não será exclusiva dos estudantes britânicos por muito tempo. A empresa anunciou que as especificações técnicas do dispositivo terão código aberto e que pretende disponibilizá-lo comercialmente a partir do final de 2015.

Via BBC, Engadget e The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Yan Mello
    2015-07-07T14:45:20

    Eu acho que já vi esse mini-computador no LiveCoding.TV

  • Alberto R.
    2015-07-07T15:04:27

    Bem legal.