Internet

08/07/2015 10h57 - Atualizado em 08/07/2015 11h29

Designer muda ícone no Facebook 'sem autorização' por igualdade de gênero

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Você pode não ter notado. Mas, assim como a logo do Facebook mudou, alguns usuários repararam também que o ícone de adicionar amigos da rede social ficou um pouco diferente. A figura feminina agora tem mais contornos e aparece na frente da masculina; antes disso, a mulher ficava atrás do homem, em tamanho menor na escala. A alteração, feita pela designer Caitlin Winner, é simples, mas cheia de significado, em busca de maior igualdade de gênero na plataforma de Mark Zuckerberg.

Percebeu a mudança? Facebook muda logo da rede social sem fazer alarde

Ícones de adicionar amigos antigo (esq.) e novo (dir.) do Facebook (Foto: Divulgação/Caitlin Winner)Ícones de adicionar amigos antigo (esq.) e novo (dir.) do Facebook (Foto: Divulgação/Caitlin Winner)

Caitlin contou sobre a história do novo desenho em sua página no Medium. Ela diz que o incômodo surgiu ao vasculhar o kit de glifos da companhia, onde são armazenados os arquivos em Photoshop. A designer notou que o ícone do homem era simétrico, enquanto o da mulher tinha um corte no ombro.

Arquivo original antigo do ícone de mulher do Facebook (Foto: Divulgação/Caitlin Winner)Arquivo original antigo do ícone de mulher do Facebook (Foto: Divulgação/Caitlin Winner)

Ao compartilhar sua queixa com outra designer, a colega de trabalho apontou para um cartaz que diz: “Nada no Facebook é problema de outra pessoa” (tradução livre). “O ícone de mulher precisava de um ombro, então eu o desenhei”, explica Caitlin, confirmando que não houve um pedido de autorização para realizar a mudança, apenas um desconforto pessoal com o ícone de amizade e suas figuras.

Capacete de Darth Vader

A designer também redesenhou os ícones por completo, tirando da mulher o “capacete de Darth Vader” e substituindo-o por uma forma mais natural de cabelo, feita com maior cuidado. Na cabeça do homem, outra mudança. Saiu o topete que conferia um visual datado na opinião da profissional do Facebook.

Evolução dos ícones femininos do Facebook redesenhados (Foto: Divulgação/Caitlin Winner)Evolução dos ícones femininos do Facebook redesenhados (Foto: Divulgação/Caitlin Winner)

Ao atualizar as imagens, Caitlin percebeu ainda que todas as novas solicitações eram representadas por um ícone masculino, então ela criou diferentes silhuetas. “Como mulher, educada em um colégio de mulheres, era difícil não se ater ao simbolismo do ícone atual; a mulher era literalmente a sombra do homem”, conclui. A mudança ainda levantou uma corrente feminista de apoio a Caitlin na Internet.

Nova notificações de amizade sempre traziam a figura masculina em destaque (Foto: Divulgação/Caitlin Winner)Nova notificações de amizade sempre traziam a figura masculina em destaque (Foto: Divulgação/Caitlin Winner)


Via Medium

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Neto Rodrigues
    2015-08-31T09:06:52

    projeto de lei pra mudança de ícones .. para a terra eu quero descer

  • Carlos Alberto
    2015-07-08T15:06:39  

    tá demais isso já, palhaçada

    recentes

    populares

    • Carlos Alberto
      2015-07-08T15:06:39  

      Bra bra bra...

  • Jose Zarnardi
    2015-07-08T14:00:43  

    q palhaçada...

    recentes

    populares

    • Jose Zarnardi
      2015-07-08T14:00:43  

      cada uma só vendo mesmo acham problema em tudo que vê

  • Pedro Rosa
    2015-07-08T16:17:56  

    qual é o problema dessa gente? Enxergar machismo em tudo, enxergar homofobia em tudo... Qual é o próximo passo? Criar um ícone andrógeno, um meio termo entre homem e mulher, em nome da diversidade?

    recentes

    populares

    • Pedro Rosa
      2015-07-08T16:17:56  

      euheuheu um icone metade homem/metade mulher com o simbolo do arco iris

  • Rafael Reich
    2015-07-08T20:18:06

    Não falta mais nada mesmo ...

  • Antonio Gavazza
    2015-07-08T18:21:44

    Sinceramente, com estas ações, a mulher atesta que é inferior e precisa destas ações para "se destacar" do homem. Agora a mulher está em destaque em relação ao homem, algum homem está reclamando? Não, porque isto não interfere em nada na dignidade e importância de determinado gênero. Pra mim, estas ações apenas dão mais base para os machistas acharem que realmente são superiores.

  • Gabriel Rodrigues
    2015-07-08T12:35:24  

    Cada dia uma frescura diferente.

    recentes

    populares

    • Gabriel Rodrigues
      2015-07-08T12:35:24  

      Isso mudou a vida de todo mundo que usa o facebook

    recentes

    populares

    • Gabriel Rodrigues
      2015-07-08T12:35:24  

      Daqui a pouco vai ter votação no congresso por ideologia de gênero para ícones também.