22/07/2015 13h59 - Atualizado em 24/07/2015 15h30

Eletrolar 2015: Touch P5 da TP-Link é o primeiro roteador com tela touch do Brasil

Nicolly Vimercate
por
De São Paulo

Configurar o roteador pode ser considerada uma tarefa difícil para quem não tem muita prática no assunto. O Touch P5 AC1900, novo roteador da TP-Link, apresentado na Eletrolar Show 2015, chega ao mercado prometendo mudar essa realidade. Com tela sensível ao toque, aplicativos e interface amigável, o gadget deve tornar mais fáceis diversas funções, como, por exemplo, descobrir quem está roubando seu Wi-Fi.

Relógios inteligentes para esportes são destaque da Garmin na Eletrolar 2015


O Touch P5 é o primeiro roteador do Brasil com tela sensível ao toque. O display de 4.3 polegadas é colorido e a interface lembra a de dispositivos da Apple, com iOS. Os “aplicativos”, que, na verdade, são as ferramentas de configuração do roteador, são intuitivos e simples de usar. O sistema do gadget é próprio da TP-Link.

A principal vantagem do novo roteador é poder configurar a rede de internet no próprio aparelho, sem depender de um computador ou de muito conhecimento sobre o assunto. A maior parte das configurações pode ser acessada direto da tela touch, desde a instalação até o monitoramento de quem está usando a rede.

“Cada vez mais os usuários buscam dispositivos fáceis de mexer, no modelo ‘faça você mesmo’. Mas quando o assunto é roteador, as pessoas se perdem em tantas configurações”, explica Fábio Appel, coordenador de produtos da TP-LINK no Brasil.

Touch P5 roteador (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Sistema do Touch P5 foi desenvolvido pela própria TP-Link (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)


Uma das funções mais interessantes do Touch P5 é descobrir facilmente se há um vizinho usando o Wi-Fi. Nas configurações, são exibidos todos os dispositivos conectados. Se houver um intruso, basta apertar o botão “bloquear”. Já para os convidados, há a opção de fornecer a senha do Wi-Fi diretamente na tela.

É possível também escolher quais sites ou serviços terão prioridade. O usuário pode decidir se Facebook, WhatsApp ou serviços de vídeo, por exemplo, terão mais velocidade na conexão do que outros sites e apps. Para os pais, o menu de controle bloqueia o acesso a determinados sites, filtrados por URL ou por palavra-chave. Tudo isso é feito de maneira bem simples.

Como melhorar o sinal da rede Wi-Fi? Confira no Fórum do TechTudo.

Útil no dia a dia é a opção de ver o status da rede. Ao invés de tentar adivinhar qual luz piscando indica o quê, como acontece nos roteadores em geral, o usuário só precisa dar alguns cliques na tela para saber se a internet caiu.

Tudo isso também pode ser feito usando o aplicativo TP-LINK Tether. O app funciona com outros roteadores da linha AC da TP-Link e é compatível com smartphones e tablets Android e iOS.

Touch P5 roteador (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Touch P5 promete praticidade no manuseio (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)


As especificações do aparelho incluem: dual band simultâneas, com velocidade máxima de até 600 Mbps em banda de 2.4 GHz e 1300 Mbps em banda de 5 GHz; portas USB 3.0 e 2.0; e três antenas para maximizar a cobertura e a força do sinal.

O Touch P5 chega ao Brasil até dezembro e ainda não tem preço definido. Estima-se que custará em torno de R$ 1 mil.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fábio Alves
    2015-10-28T02:35:33

    Mil reais por um roteador pra se ter em casa? hahahahahahahhahahahahahhahaha

  • Jansen Albuquerque
    2015-07-24T00:44:28

    Não é de forma alguma o primeiro roteador touch. Já teve o Securifi Almond antes desse.

  • Ítalo Melo
    2015-07-23T09:03:05  

    1 mil reais ? Quem sabe em 2020 o preço baixe e eu compre (y

    recentes

    populares

    • Ítalo Melo
      2015-07-23T09:03:05  

      daqui pra lá o boxe é jogado por robôs gigante feitos de aço

    recentes

    populares

    • Ítalo Melo
      2015-07-23T09:03:05  

      alguém entendeu a referÊncia?

  • Raul Nascimento
    2015-07-23T16:25:07

    Ai o cliente compra um roteador desses, mexe e fuça em tudo , depois liga reclamando pro provedor que a internet não presta xinga e chuta sendo que ele que fez a burrada e não sabe resolver.

  • Midnight Oil
    2015-07-22T20:55:31  

    De que adianta a velocidade ser de até 1300mbps se a maioria das placas de wifi dos notes são no máximo de 300mbps, celular então nem se fala, é colocar gasolina de avião em fusca e querer que ele voe kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Midnight Oil
      2015-07-22T20:55:31  

      Nao generalize...pode nao adiantar pra vcs galera mas tem pessoas que adianta, eu mesmo...possuo notebook que suporta a rede, possuo celular que suporta a rede e tablet (Shield Nvidia)...faço streaming entre eles e meu servidor (Steam Machine, stream de jogos e videos) e pretendo pegar um PS4 que tbm vai utilizar a frequencia...entao todos os aparelhos que utilizo em minha residencia precisam da banda para funcionar nos stream. com uma banda comum é inviável de tão travado que fica . então ok, é inutil para QUEM não usa.

    recentes

    populares

    • Midnight Oil
      2015-07-22T20:55:31  

      Skedar por isso disse a maioria, não disse todos kkkkkkk

  • Ivan
    2015-07-23T10:55:27

    Ta brincando

  • Felipe Milani
    2015-07-23T09:36:39  

    realmente nao entendo tanto burburinho em torno de "roubar a internet", a senha WPA2 servem pra q? pq quem usa WEP merece q roubem a net msm

    recentes

    populares

    • Felipe Milani
      2015-07-23T09:36:39  

      Sinceramente na minha opinião, WPA2 também não é lá grandes coisas só da mais trabalho pois leva um pouco mais de tempo para quebrar, também não adianta o cara usar WPA2 com criptografia AES de 256 bits e não escolher uma boa passphrase. Detalhe: Se alguém ler o o post não vai sair configurando seu router com AES-com chave de 256 bits, pois alguns dispositivos wifi (principalmente os mais antigos) podem não conseguir se conectar à rede com esse tipo de encriptação.

  • Diorgenes Souza
    2015-07-23T09:09:13

    R$ 5.000,00 aque no Brasil

  • Roberto Madson
    2015-07-22T22:25:05  

    Legal isso tudo... mas será que continua com o velho problema de não aceitar mais que 12 dispositivos simultâneos ? Em um exemplo simples. Uma casa com 4 pessoas (1 casal com 2 filhos jovens ) cada membro com 2 celulares, cada um com tendo uma Smart TV, pelo menos 1 impressora wifi e pelo menos 1 tablet ou 1 notebook pronto... Sua rede foi para o saco. Lembrando que os aparelhos não necessitam de estar em uso ao mesmo tempo, apenas conectados.

    recentes

    populares

    • Roberto Madson
      2015-07-22T22:25:05  

      Roberto, depende do seu equipamento e na questão pode ser configuração do sistema.

    recentes

    populares

    • Roberto Madson
      2015-07-22T22:25:05  

      Roberto não é regra todos aceitarem apenas 12 dispositivos, depende muito do modelo do roteador. O que pode ocorrer tbm é o link de internet (velocidade contratada) não está suportando tantos acessos simultâneos, por ex.: Se vc tem um fusca (link) e coloca 20 pessoas (usuários/hosts) dentro dele, provavelmente não vai sair do lugar ou andar muito abaixo da expectativa, o ideal seria um micro-ônibus para carregar tanta gente (link melhor para comportar tantos usuários conectados) ou quem sabe um avião :).

  • Itamar Povo
    2015-07-23T07:20:17

    Qual o usuário comum que vai ser doido de pagar R$ 1.000,00??? Eu trabalho com vendas de info e pra pagarem R$49,00 já choram!!!sem contar que se for empresa, de que serve facilitar configuração? Esse é mais um tiro no pé

  • Alex Martins
    2015-07-23T06:53:02

    1.000 reais pelo aparelho? Muito obrigado , bem melhor pagar um técnico para configurar a rede . Com 1.000 também é possível pagar um curso básico de configuração de redes .

  • Eudemar Santos
    2015-07-22T23:07:28

    Mas, sua autonomia de sinal, é muito boa. Enfatizo dizer aqui que o roteador gente não influi ou melhora sua internet. Ele apenas faz seu papel de espelhamento de sinal. Que vai mais longe, com certeza. Se vc tiver uma internet de 100mbps ou mais, aí sim este com certeza não te deixará com lentidão na rede por se tratar de um equipamento que abrange estas velocidades.

  • Augusto Pacheco
    2015-07-22T21:14:54

    A tela de toque e a interface gráfica não me parece justificar o suposto custo elevado do router apesar de ser um belo item de decoração dependendo da abordagem do arquiteto. Entretanto um aplicativo para celulares poderia executar a mesma função.

  • Cláudio Lobo
    2015-07-22T15:12:38  

    Tp-link top de linha ? kkkkkk, que piada ! pode colocar tela touch, holograma, impressão 3d, que não convence não !

    recentes

    populares

    • Cláudio Lobo
      2015-07-22T15:12:38  

      Oh pobreza, roubar sinal de wi-fi. Sinceramente, sinal muito fraco os da TP-Link. Mal deve pegar na casa toda da criatura, quanto mais sair p/ casa do vizinho.

    recentes

    populares

    • Cláudio Lobo
      2015-07-22T15:12:38  

      Digamos que se o cara tem competência para invadir sua rede mesmo essa estando com wpa2 e criptografia de AES de 256bits se vc desconectá-lo ele pode certamente fazer uma ataque de DoS e arriar o seu router de sacanagem...Tipo: nem eu nem vc usa kkkkkkk Melhor roteador WiFi chama-se Rap Aruba, mas não é barato, tem que ter uma controladora, e não é qualquer técnico que sabe provisionar.

  • David Coelho
    2015-07-22T17:48:12

    Eu não pago em um roteador o valor de um pc de baixo custo.

  • Ricardo Mattos
    2015-07-22T14:47:59

    Esse é top de linha!