Internet

09/07/2015 11h45 - Atualizado em 04/01/2016 10h10

Em defesa do FaceGlória, criador acusa Zuckerberg de copiar Orkut e mais

Laura Martins
por
Para o TechTudo

Disponível para os usuários desde junho deste ano, o Faceglória já está envolvido em algumas polêmicas, incluindo seus termos de uso. A rede social, criada para o público evangélico cristão, acaba de ser notificada extrajudicialmente pelo Facebook – que não quer seu nome e layout associado a outra plataforma. Em defesa, o dono do site, Acir Filló, acusa Mark Zuckerberg de copiar o Orkut e de compactuar até mesmo com o Estado Islâmico, que usa a grupos e perfis para recrutar jovens.

Google briga na justiça para tirar de social Orkuti do ar no Brasil

O TechTudo teve acesso à notificação extrajudicial enviada para o FaceGlória. De acordo com o documento enviado pela Dannemann Siemses Advogados, que faz a assessoria do Facebook no Brasil, será dado um prazo para que a rede social mude de endereço na Internet, e também mude nome.

FaceGlória vai ter que mudar de nome, ou enfrentar a fúria do Facebook (Foto: Reprodução/FaceGloria)FaceGlória vai ter que mudar de nome, ou enfrentar a fúria do Facebook (Foto: Reprodução/FaceGloria)

"O Facebook poderá conceder um período razoável para que seu cliente redirecione usuários para outro sítio na Internet, que não se confunda com Facebook, ou seja, não contenha os termos FACE ou BOOK, qualquer logo de propriedade do Facebook, ou utilize qualquer estilização ou aparência que possa criar risco de associação com a rede social Facebook”, solicita o site de Mark Zuckerberg .

Conversamos também com Acir Filló, criador e proprietário do Faceglória, que afirma que todos os trâmites da rede social são legais. O dono da rede social religiosa ainda acusa Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, de copiar o Orkut e diz entender que redes sociais tem "formato universal".

“O Facebook nos notificou extrajudicialmente alegando que nós somos uma cópia. O que não procede porque a rede social [FaceFlória] tem um formato universal. O Facebook copiou o Orkut, por exemplo. O formato não pertence a Mark Zuckerberg, ele é um domínio livre”, argumenta Filló.

Contra o Estado Islâmico

Ainda segundo o proprietário da rede social cristã, esse foi somente o primeiro incômodo do com seu projeto. O objetivo do FaceGlória é crescer e, porque não, substituir o Facebook como um local seguro.

“Quando nós estivermos sólidos, com cerca de 50 milhões de membros no mundo [ele acredita que será em dois anos, com o FaceGlory] vamos deflagrar campanhas, por exemplo, contra o Estado Islâmico", dispara.

"A gente percebe que eles [EI] recrutam nas redes sociais, e as redes têm que ajudar a ir na contra mão dessa barbárie. O objetivo único do Mark Zuckerberg é financeiro e o nosso é trabalhar pela paz e educação”, finaliza.

INPI registra FaceGlória

Por ora, o Faceglória tem o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) a seu favor. A Marca Registrada foi aceita pelo Instituto mesmo que o Facebook tenha tentado se opor ao nome. Desde março de 2015, há a Concessão de Registro no site do INPI. O documento também cita o registro. 

“Embora o INPI tenha adotado posição diferente, a nosso ver essa marca infringe a Lei da Propriedade Industrial porque, além de ser uma reprodução parcial da notoriamente conhecida marca Facebook, ela protege serviços idênticos àqueles protegidos pela marca Facebook”, reclama o Facebook.

INPI concedeu registro de marca para o Faceglória (Foto: Reprodução / Laura Martins) (Foto: INPI concedeu registro de marca para o Faceglória (Foto: Reprodução / Laura Martins))INPI concedeu registro de marca para o Faceglória (Foto: Reprodução / Laura Martins)

Facebook e FaceGlória parceiros?

Na notificação, a advogada que representa o Facebook não deixa de colocar dados da rede social para provar a importância da marca. Estão no documento: 1,44 bilhões de usuários em todo o mundo; 600 milhões de pessoas utilizam o seu serviço de mensagens a cada mês; 45 bilhões de mensagens são enviadas diariamente por seus usuários; quatro bilhões de vídeos são visualizados diariamente por seus usuários; dois milhões de anunciantes no Facebook.

Filló, no entanto, não descarta a possibilidade de uma conversa com o reclamante para não somente resolver a situação, como também vislumbra a possibilidade de ter uma parceria com a gigante.

“Eles querem um diálogo e nós vamos dialogar. Não há problema desde que a gente consiga manter nosso ponto de vista da nossa rede social”, finaliza.

Acir Filló com Bruna Karla - cantora de música Gospel apoiadora da rede social (Foto: Divulgação)Acir Filló com Bruna Karla, cantora de música Gospel apoiadora da rede social (Foto: Divulgação/Faceglória)

Essa conversa não poderá demorar para acontecer. A notificação, enviada no dia 1 de julho, dá um prazo de resposta do Faceglória dentro de sete dias.

“Não havendo resposta, nosso cliente entenderá que o Sr. Acir dos Santos não tem interesse num acordo amigável, deixando-nos livres para adotar as medidas que julguemos convenientes para defender os direitos de propriedade industrial e a reputação da marca do nosso cliente”, finaliza o documento.

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raynal F
    2015-07-20T17:24:49

    O layout da tela de apresentação do login do FaceGlória é em referência as nuvens, ao céu onde tem nuvens, não se vê céus verde, vermelho, rosa, mas o pessoal do Facegloria deveria ter descaracterizado do Orkut que o Facebook copiou e do Facebook, colocado um Laranja, amarelo, verde ou branco. Evitava essa polêmica e comparações.

  • Roberval Silva
    2015-07-10T16:49:17

    Ora ora o pessoal do face glória esqueceu do mandamento não copiaras.

  • Fernando Datorre
    2015-07-10T14:24:59

    Primeiro foi Martinho Lutero... agora Acir Filló... O Modus operandi continua o mesmo... não agrada? copia, cola dá uns retoques e demoniza o primeiro...

  • Wesley Machado
    2015-07-10T10:56:21

    Não confunde nada a pessoa sabe que não é facebook é FACEGLÓRIA ETA INVEJA hein facebook

  • Alan Kevedo
    2015-07-09T16:31:00

    Se for para evangélico ter sua própria rede, sua igreja, sua TV, sua própria casa, tudo longe do Congresso Nacional e dos parlamentos estaduais, enfim, da POLÍTICA e da escola de nossos filhos CONTAM COM NOSSO APOIO.

  • Olinto Neto
    2015-07-09T16:39:41  

    Impressionado aqui o Facebook ter tomado essa iniciativa. Isso quer dizer que o Facegloria tem futuro afinal são muitos evangélicos, e evangélicos tendem a ter e fazer coisas diferentes das outras pessoas de outras doutrinas.

    recentes

    populares

    • Olinto Neto
      2015-07-09T16:39:41  

      O cara copia até o nome do Facebook e você vem me dizer que crentes querem ser diferentes kkkkkk...

  • Paulo Reis
    2015-07-09T16:04:46  

    santa ignorância... o facebook foi criado primeiro que o orkut.

    recentes

    populares

    • Paulo Reis
      2015-07-09T16:04:46  

      Conforme o wikipedia ... Facebook foi lançado em 4 de fevereiro de 2004 . E o orkut em 24 de Janeiro de 2004. Quem é o mês 1 e o mês 2? Pelo que eu sei, o Janeiro é o primeiro mês do ano.

    recentes

    populares

    • Paulo Reis
      2015-07-09T16:04:46  

      Sem contar o nome que possui as mesmas primeiras quatro letras, fazendo uma referência nítida ao Facebook. Por que precisaram disso ? Era melhor ter criado um nome novo, ora.