Armazenamentos

02/07/2015 07h01 - Atualizado em 06/08/2015 15h45

Entenda a importância de remover o pendrive com segurança do computador

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

“A vida é muito curta para remover o hardware com segurança”, costumam dizer algumas pessoas. Afinal de contas, será que é mesmo necessário fazer esse burocrático procedimento para se remover um simples pendrive?  Neste artigo, o TechTudo explicará a importância de se remover o pendrive com segurança do computador e os prejuízos que poderão ocorrer se você ignorar esta simples prática de segurança.

Novos pendrives criptografados prometem segurança 'total'; entenda

Devo ou não remover o pendrive com segurança? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Devo ou não remover o pendrive com segurança? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A importância

Quando você conecta um pendrive na porta USB, ele automaticamente começa a receber corrente elétrica, afim de funcionar. Ao utilizar a opção “Remover hardware com segurança” o sistema operacional desliga aquele componente e ele passa a não mais receber corrente elétrica.

Da mesma forma, enquanto está ligado, o pendrive executa diversas ações de leitura e escrita. Quando desligado da forma correta, ele cessa também tais ações de leitura e escrita. Em outras palavras, o pendrive, mesmo conectado à sua porta USB, fica inativo.

Quais os prejuízos

Evite queimar mo seu pendrive e remova-o com segurança (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Evite queimar o seu pendrive e remova-o com segurança (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Muita gente não se dá conta dos prejuízos que podem ocorrer ao não remover o hardware com segurança. Se no momento que você puxar o pendrive da porta USB estiver passando uma corrente elétrica para ele, é possível que o dispositivo e até mesmo a porta USB em que ele estava ligado queime. Já pode ter acontecido com você de um pendrive parar de funcionar “do nada” ou determinada porta USB não reconhecer mais nenhum hardware. A causa para isso talvez tenha sido remover o hardware abruptamente.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Comente no Fórum do TechTudo.

Mas mesmo que seu pendrive não queime, é possível que alguns arquivos sejam corrompidos ao removê-lo sem cautela. Se na hora que remover o pendrive ele esteja executando alguma operação de leitura e escrita nele, o arquivo em questão será corrompido.

É consenso?

Não. Algumas pessoas dizem que esse procedimento só deve ser feito quando o pendrive é conectado à porta dianteira do gabinete. Porém, se for conectado na porta traseira, que é ligada diretamente à placa-mãe, o “remover o hardware com segurança” não é mais necessário.

Outros dizem que é seguro remover o pendrive quando o LED indicador de ação não está piscando. Alguns modelos trazem este LED que indica quando ele está realizando alguma ação. Porém, o melhor e mais seguro mesmo a se fazer para evitar qualquer prejuízo ao seu equipamento e aos arquivos nele contidos é remover o hardware com segurança. É muito simples fazer isso e o TechTudo já até publicou tutoriais para fazer este procedimento no Windows e no Mac.

Assim, que você possa ter mais cuidado com seu pendrive e sempre que for retirá-lo do PC use a opção “Remover hardware com segurança” para evitar qualquer tipo de prejuízo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • ROGÉRIO GALLIGNANI
    2015-07-02T08:27:28  

    Besteira ! A porta USB é projetada para isso. Os contatos elétricos são mais curtos, justamente para desligar a corrente antes dos dados. Isso já foi mais do que provado que não faz diferença nenhuma.

    recentes

    populares

    • ROGÉRIO GALLIGNANI
      2015-07-02T08:27:28  

      Quer dizer que a falta de importância do disposiivo é ligada ao fato de não ser um HD, Diego ? Caramba. E eu achando que quem define a importância de um arquivo seria o usuário...

    recentes

    populares

    • ROGÉRIO GALLIGNANI
      2015-07-02T08:27:28  

      Só tem leigos falando besteiras aqui! Eu uso pen drives há mais de 15 anos e até então pensava ser besteira esse negócio de "remover com segurança" até que mês passado eu perdi um pen drive Kingston de 64GB novinho por ter mandado remover com segurança mas ter puxado o pen drive antes do Windows dar a mensagem. Quem entende de microeletrônica sabe que um pen drive não é somente um CI de memória, tem outros CIs dentro dele para permitir que a memória funcione. E esses CIs podem SIM ter suas informações corrompidas e vc perder o pen drive ao remover de qualquer jeito.

  • Dioni
    2015-07-06T22:41:40

    kkkk, se basearam onde para dizer bobagens? nenhum computador (ou dispositivo) desliga corrente elétrica da porta USB para remoção de dispositivos. A única coisa que pode acontecer quando tirar um pendrive sem remoção segura é, corromper os arquivos que estiverem sendo gravados no momento, e nada mais.

  • Maria Tremedeira
    2015-07-02T16:53:02  

    A vida é muito curta pra remover o pendrive com segurança (2)

    recentes

    populares

    • Maria Tremedeira
      2015-07-02T16:53:02  

      Legal mas, e Quando o windows não deixa a gente fazer isso?

  • Agenceslau Honorato
    2015-07-03T12:58:36

    Se não avisamos quando vamos colocar o pendrive, também não precisamos avisar quando vamos tirar, só não tire quando estiver transferindo algo, pois ai sim poderia danificar seus arquivos !!!

  • Cássio Reis
    2015-07-02T16:44:55  

    A fim ou afim... eis a questão!

    recentes

    populares

    • Cássio Reis
      2015-07-02T16:44:55  

      A mesma coisa quando escrevem "nada haver" quando o correto seria "nada a ver".

    recentes

    populares

    • Cássio Reis
      2015-07-02T16:44:55  

      ta e dai kkk

  • Claudio Lima
    2015-07-03T10:04:16

    Se tirar duma vez eu queimo. Diliça

  • Ricardo Fonseca
    2015-07-03T09:50:01

    A vida é muita curta para remover um pendrive com segurança.

  • Thiago Queiroz
    2015-07-03T09:37:05

    Brasileiro é um bicho muito preguiçoso e que adora dar desculpas!! Não custa nada esperar alguns segundos.

  • Cláudio Marins
    2015-07-03T02:27:40  

    Uso pendrive desde 1998 quando Dov Moran o inventou, sempre removi abruptamente e nunca tive qualquer problema nem em pendrives nem em portas USB.

    recentes

    populares

    • Cláudio Marins
      2015-07-03T02:27:40  

      e eu ainda perdi meu tempo lendo essa bobagem

  • Carlos Costa
    2015-07-03T08:27:35

    Não precisa remover com segurança não, a opção de remover disco com segurança se aplica a HD's externos. O pendrive não sofre qualquer mudança se removido sem ser com segurança, só tome cuidado quando estiver transferindo arquivos do PC para o mesmo. matéria equivocada.

  • Edi Rorato
    2015-07-03T06:47:52  

    Bah, otima materia, vou comecar a remover meus disquetes 3" 1/4 com mais seguranca agora. Alguem usa pendrive ainda?

    recentes

    populares

    • Edi Rorato
      2015-07-03T06:47:52  

      acordaram tudo revoltadinhos ui ui

  • Wagner Vaz
    2015-07-03T00:43:08  

    Interromper totalmente a corrente elétrica não queima nenhum tipo de aparelho, interromper parcialmente sim. No caso do pen drive a interrupção é total no momento da remoção e portanto não há risco de queimá-lo. Palavras de um Físico.

    recentes

    populares

    • Wagner Vaz
      2015-07-03T00:43:08  

      Exato, quando você deixa o dispositivo parcialmente conectado podem ocorrer ruptura dielétrica do ar formando arco voltaico (famosa faísca) ou sobrecorrente nos pontos ainda conectados por "exigência" da carga. Fatalmente ocorrerá queima de componentes.

  • Lindemberg Lyra
    2015-07-02T18:15:43  

    Retirar o Pendrive ou qualquer outro dispositivo da USB sem mandar o comando"Remover com segurança" é equivalente a você estar usando seu PC Desktop e puxar a tomada para desligar derrepente. Se você não faz isso com seu Computador então não faça com o Pendrive.

    recentes

    populares

    • Lindemberg Lyra
      2015-07-02T18:15:43  

      entendi

    recentes

    populares

    • Lindemberg Lyra
      2015-07-02T18:15:43  

      A comparação não faz nem sentido. O desktop, além de muito mais complexo tem partes mecânicas envolvidas (HD) e o sistema operacional está sempre fazendo leitura e escrita, tanto no HD quando na RAM.

  • Eduardo Lima
    2015-07-02T23:01:27  

    Remover o pendrive tem a ver com a garantia da informação escrita na memória, nada com queimar seu dispositivo. Isso é lenda, igual a do Saci Pererê.

    recentes

    populares

    • Eduardo Lima
      2015-07-02T23:01:27  

      upa le le

  • Wendel Formaggine
    2015-07-02T23:45:23

    Para mim isso tem muito mais haver com perda de dados por estar ainda finalizando algum procedimento de leitura e escrita do que a queima do dispositivo.

  • Eduardo Lima
    2015-07-02T23:02:54

    Seu pendrive pode queimar por alguns motivos, é verdade. Inversão dos conectores da sua porta USB nos jumpers da placa-mãe, isolamento inadequado da placa-mãe no gabinete, fim da vida útil da memória (sim, ela tem vida útil), ou até mesmo um incêndio, mas não por remover o pen drive.

  • Eduardo Lima
    2015-07-02T23:02:13

    Eis o que a Microsoft fala sobre a remoção segura: "Se você desconectar um dispositivo se armazenamento ou uma unidade removível do computador enquanto estiver transferindo ou salvando informações, haverá o risco de perda de algumas informações. O Windows tem uma forma de ajudá-lo a remover com segurança esses dispositivos."

  • Eduardo Lima
    2015-07-02T23:01:54

    Para que ocorra o desligamento da porta USB após a remoção com segurança via software, no Windows 7 ou 8, você precisa de software específico ou edição de chave de registro do Windows. Eis o que a Microsoft fala sobre a remoção segura: "Se você desconectar um dispositivo se armazenamento ou uma unidade removível do computador enquanto estiver transferindo ou salvando informações, haverá o risco de perda de algumas informações. O Windows tem uma forma de ajudá-lo a remover com segurança esses dispositivos."

  • Charles Santos
    2015-07-02T19:23:09

    Quando conecto meu celular ao notebook, não aparece a opção de desconectar com segurança. Sendo assim, eu simplesmente puxo o cabo. Pode dar defeito no celular tbm?

  • Janaina Silva
    2015-07-02T21:25:01

    tudo blablabla. tenho um pendrive Kingston 8 Gb ha uns 5 anos, sempre removo ele direto e até agora nunca perdi nenhum arquivo, ele esta lotado de programas para complemento da formatação.

  • Henrique Siqueira
    2015-07-02T17:47:41

    auashsahuuahsd

  • Henrique Siqueira
    2015-07-02T17:47:37

    a

  • Henrique Siqueira
    2015-07-02T17:47:28

    Minha vida é estreita demais pra remover com segurança!

  • Henrique Siqueira
    2015-07-02T17:46:59

    A vida é muito curta pra remove-lo com segurança!

  • Henrique Siqueira
    2015-07-02T17:46:16

    A vida é muito curta pra remover um pendrive com segurança!