Internet

08/07/2015 15h39 - Atualizado em 08/07/2015 15h39

Hackers exploram falha ainda sem solução no Flash; saiba como se proteger

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Adobe Flash tem uma falha grave que permite ataques ao acessar sites com vídeos e animações. O problema foi descoberto pelos italianos do HackingTeam, que desenvolvem softwares vigilância. O grupo analisou o funcionamento do plugin para navegadores e constatou uma brecha que permite instalar códigos maliciosos remotamente e sequestrar máquinas com Windows. O problema ainda não tem solução. Entretanto, você pode se proteger desativando a extensão temporariamente no seu PC.

O que é esteganografia?

Adobe Flash Player (Foto: reprodução)Adobe Flash Player (Foto: reprodução)

A vulnerabilidade encontrada no Adobe Flash permite que hackers ataquem inúmeros websites e escondam em vídeos ou animações ameaças que podem infectar o IP que se conecta a um determinado servidor. A vítima, então, faz o download não-intencional do ramsonware Cryptolocker para o computador, que criptografa arquivos e pede um resgate para liberá-los de volta ao usuário.

A Adobe espera liberar uma atualização para o problema muito em breve. Mas, por enquanto, a única solução é desativar o Flash de todos os seus navegadores, ativando-os manualmente em sites confiáveis quando necessário. O procedimento é simples e pode ser feito diretamente pelas configurações do browser, ou usando a extensão Flashblock no Firefox ou Google Chrome.

Firefox

Passo 1. Baixe o Flashblock para Firefox no TechTudo Downloads;

Passo 2. Reinicie o navegador após a instalação do Add-on;

Passo 3. Acesse a lista de Add-ons;

Acesse as extensões do Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as extensões do Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Abra as opções do Flashblock;

Abra as preferências do Flashblock (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra as preferências do Flashblock (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Desmarque a opção de bloqueio de HTML5 e marque a caixa ao lado de “Block Silverlight as well”. Ao final, pressione “Ok”.

Desative para HTML e ative para Silverlight (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Desative para HTML e ative para Silverlight (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

No Chrome

Passo 1. Baixe o Flashblock para Chrome no TechTudo Downloads;

Passo 2. Acesse a lista de extensões do Chrome;

Vá até a janela de extensões do Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Vá até a janela de extensões do Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Vá até a pasta onde guardou o arquivo CRX e mova-o para dentro da janela do Chrome;

Solte a extensão no Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Solte a extensão no Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Confirme a instalação;

Confirme a instalação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Confirme a instalação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. O Flash passará a bloquear qualquer conteúdo flash na web. Caso queira desbloquear um site confiável, pressione Ctrl+Shift+F. Se quiser salvar o vídeo para assistir offline depois, clique sobre o conteúdo enquanto pressiona a tecla Control.

Manter seu computador sempre protegido é a melhor forma de se prevenir contra ataques virtuais. Veja no TechTudo Downloads os melhores antivírus grátis para Windows e aproveite para conferir opções de antivírus para Android. Os gerenciadores de senhas também podem ser muito úteis. Baixe e proteja-se.

Via The Register

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Teixeira
    2015-09-08T20:58:38

    por vias das dúvidas fui verificar se tinha essa falha no pc, mas não encontrei não, acho que porque mantenho antivírus da psafe fazendo escaneamente regulamente.

  • Antonio Turano
    2015-07-09T20:34:03  

    Boas a todos, Parabéns pelo artigo, vamos aguardar a correção do flash Muito Obrigado

    recentes

    populares

    • Antonio Turano
      2015-07-09T20:34:03  

      otimo artigo mesmo! não sei pq não param de usar de vez o flash.... pelo menos toh usando o psafe de antivirus pra evitar qq coisa....

  • Paulo Sollo
    2015-07-08T21:41:49  

    Pelo que eu li em outros sites e pela própria empresa do Adobe foi liberada hoje mesmo a correção de vulnerabilidade do Adobe flash.

    recentes

    populares

    • Paulo Sollo
      2015-07-08T21:41:49  

      até agora nada ... moro em SP, Guarulhos