Sistemas Operacionais

16/07/2015 10h20 - Atualizado em 16/07/2015 10h20

Microsoft acaba com updates de segurança no Windows XP; saiba o que muda

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Quem ainda usa o Windows XP tem um novo motivo para atualizar seu sistema operacional. A Microsoft anunciou na quarta-feira (15) que vai encerrar o suporte ao Security Essentials, o antivírus gratuito que acompanha o sistema e era um dos poucos softwares de segurança que ainda o protegia.

Windows 10 está pronto! Build 10240 é a última antes do lançamento, diz site

Windows XP ganhou hack que permite continuar baixando atualizações de segurança (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Windows XP ganhou hack que permite continuar baixando atualizações de segurança (Foto: Divulgação/Microsoft))Windows XP ganhou hack que permite continuar baixando atualizações de segurança (Foto: Divulgação/Microsoft)



Sem proteção

O fim do suporte significa que quem ainda utiliza o antigo sistema operacional da Microsoft estará sujeito a qualquer falha que for descoberta e explorada a partir de agora. A decisão não é repentina: o próprio Windows XP deixou de receber suporte de desenvolvimento e correção de bugs há mais de um ano, em abril de 2014. Na época, a desenvolvedora avisou que o Microsoft Security Essentials continuaria recebendo atualizações para o XP, mas por tempo limitado.

O Windows XP foi lançado em 2001 e permaneceu forte mesmo depois do lançamento de três novas atualizações: Windows Vista, 7 e 8. Com 14 anos de vida, o sistema operacional é o segundo mais usado em todo o mundo e perdia em popularidade apenas para o Windows 7.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

A recomendação é que usuários do Windows XP migrem para sistemas operacionais mais recentes, que ainda recebem suporte da Microsoft e estão mais protegidos de possíveis falhas. Saiba como atualizar seu velho computador para o Windows 8

 Via TechWeek Europe

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Souza
    2015-07-16T11:37:45

    Que nada. Na empresa vamos manter uns 40 Windows XP. Por quê? Porque senão vamos ter que trocar 40 computadores e dinheiro não é capim. Nas áreas mais críticas temos Windows 7 Pro originais. Temos dois Windows 8.1. Também vou atualizar somente uns poucos Windows 7 para o Windows 10 para experimentá-lo. Depois que estiver tudo certo atualizo os demais Windows 7.