Internet

24/07/2015 14h35 - Atualizado em 24/07/2015 14h35

Norton dá alerta e pede que usuários evitem Microsoft Edge no Windows 10

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Norton Antivírus, solução de segurança da Symantec, passou a mostrar um alerta para os usuários interessados no Windows 10 e os que já usam a versão Preview da Microsoft sobre falhas de segurança no navegador Microsoft Edge, que chegou para substituir o Internet Explorer. A polêmica acontece com menos de uma semana para o lançamento do Windows 10, que chega no dia 29 de julho.

Windows 10 tem especificações de hardware detalhadas para PC e celular

Microsoft Edge (Foto: Divulgação/Microsoft)Microsoft Edge (Foto: Divulgação/Microsoft)

A mensagem, em computadores em que o Norton está instalado, é exibida quando um usuário do Windows 10 Insider tenta abrir o navegador. Ela não proíbe o uso do Edge, mas recomenda o uso de outros browsers instalados na máquina, como alternativa às falhas do sucessor do IE.

Segundo a Symantec, a falta de um recurso pode, a longo prazo, oferecer riscos para o usuário. Neste primeiro momento, o Edge não aceita a instalação e extensões e, uma vez que não é possível instalar um plugin do antivírus para fornecer segurança adicional à navegação, este é o risco de usá-lo na web.

A intenção da Microsoft é, como o tempo, adicionar o suporte a extensões no Edge, mas o recurso não deve estar disponível no lançamento do Windows 10. O navegador foi construído sem oferecer compatibilidade a muitas tecnologias presentes no Internet Explorer e em outros concorrentes.

Norton Antivírus dá alerta e pede que usuários evitem o Microsoft Edge no Windows 10 (Foto: Reprodução/WinBeta)Norton Antivírus dá alerta e pede que usuários evitem o Microsoft Edge no Windows 10 (Foto: Reprodução/WinBeta)


A decisão tornou o Edge invulnerável a muitas falhas e bugs presentes no antecessor, mas também resultou na incompatibilidade com plugins originais e seguros, que não são malignos. Por outro lado, caso algum problema grave seja detectado no navegador, ficará mais difícil para as fabricantes de antivírus protegerem os usuários. Resta saber quando a Microsoft vai torná-lo compatível com plugins.

Via WinBeta e Blog Symantec

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Souza
    2015-07-24T15:38:35  

    Se uso plugin tenho problemas e se não uso também tenho. Vou continuar usando Opera, Firefox e/ou Chrome no Linux para acessar a internet.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2015-07-24T15:38:35  

      meu chara like

  • David Santoro
    2015-07-25T09:38:12

    Na falta de extensões, quem pode fazer mais falta é Adblock, muito melhor que extensões de antivírus.

  • Gabriel Faria
    2015-08-13T14:48:08

    "Vocês não podem usar um serviço nosso. Por favor, instale outro navegador para que a gente continue fiscalizando o que você faz na web.". É isso?

  • Bruno Gomes
    2015-08-11T13:53:59

    RESUMINDO, não tem extensões, menos chance de vírus, portanto DESINSTALEM A BOSTA DO NORTON e usem o EDGE, que por sinal está ÓTIMO. Não largo mais!

  • Michael Rodrigues
    2015-07-25T02:03:21  

    E quem é que liga pro Norton?

    recentes

    populares

    • Michael Rodrigues
      2015-07-25T02:03:21  

      Melhor norton que Baidu.

  • José Gonçalves
    2015-07-24T14:59:03  

    Esses caras de antivírus são muito engraçados! "Meu deus ele vai abrir o Google, coloca uma notificação de que não estão seguros!"... Agora quero ver se o cara realmente acessar um site com vírus eles vão impedir. Desculpem Norton, mas não confio em vocês

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2015-07-24T14:59:03  

      Concordo com José Gonçalves eu estou usando o Microsoft Edge e está ótimo, a única coisa que vejo nesses plug-ins de antivírus seja de qual for é tornar a navegação lenta e apenas sugerir seguro ou não seguro. Pois eu sou usuário de muitos anos do Google Chrome mais posso garantir que o Microsoft Edge venho para ficar...