Celular

13/07/2015 11h34 - Atualizado em 13/07/2015 22h10

Bateria dos smartphones pode durar até 40% mais com nova tecnologia; entenda

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Uma nova tecnologia chamada WALDIO promete aumentar em 20 vezes a performance dos smartphones e reduzir o consumo de energia em até 39%. Pesquisadores da Universidade Hanyang, na Coreia do Sul, que desenvolveram a tecnologia, explicam: com o uso prolongado, o celular perde eficiência devido ao desgaste de componentes, como a memória e a bateria. Amenizando o desgaste, é possível aumentar a vida útil dos smarts.

Android M, iOS 9 ou Windows 10 Mobile: qual sistema inovou mais?

Zenfone 5 é um smartphone com ótimo custo-benefício (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Zenfone 5 é um smartphone com ótimo custo-benefício (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Tecnologia promete aumentar a vida útil dos smartphones (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

A memória RAM, espaço destinado ao armazenamento de dados no seu celular, é feita de unidades flash. Em geral, esse tipo de chip sofre desgaste pelo constante ato de escrever, acessar e apagar informações. 

Para eliminar o problema, os cientistas criaram uma tecnologia que modifica a maneira como sistemas de arquivo acessam dados e os deixam disponíveis para o sistema operacional de seu smartphone. O WALDIO reduz o processo de escrita e leitura de informações na memória do dispositivo, especialmente, em situações em que o acesso aos bancos de RAM é desnecessário. 

O Moto G vale à pena? Opine agora no Fórum do TechTudo!

Com a nova tecnologia, os técnicos sul-coreanos afirmam que será possível estender consideravelmente a vida útil desse tipo de chip. Ao diminuir o desgaste dos componentes, o consumo de energia também cai e a performance aumenta.

Já viu? Plutão ganha novas imagens da NASA em alta resolução e Doodle do Google

Em testes de laboratório, realizados em smartphones com bastante tempo de uso, a equipe conseguiu registrar números de performance 20 vezes superiores e reduzir o consumo de energia do dispositivo em até 39%. Embora os testes sejam promissores, não há informações sobre a possibilidade de integração dessa tecnologia com os atuais sistemas utilizados pelos fabricantes.

Via Engadget e Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Couto
    2015-07-14T21:25:43

    Pois é, se der tudo certo eu vou amar! Bateria é algo precioso no celular hoje em dia, com tantos apps tenho que sempre fazer a limpeza com o antivirus psafe pra nada ocupar espaço e limpar tudo...

  • Rômulo Carvalho
    2015-07-14T08:36:55  

    Não estar disponivel no play store tem algum outro lugar que possa baixar esse app?

    recentes

    populares

    • Rômulo Carvalho
      2015-07-14T08:36:55  

      Leia o texto primeiro...

    recentes

    populares

    • Rômulo Carvalho
      2015-07-14T08:36:55  

      Dá zero pra ele...

  • Edevaldo Andrade
    2015-07-14T11:01:45

    Sim e daí,que adiantou essa matéria?

  • Jefferson Carvalho
    2015-07-14T10:35:08

    Aqui no Brasil o celular é mais rápido, quando o bandido toma não tem quem pegue...

  • Vitor Spostes
    2015-07-14T10:26:08

    Pessimamente redigido.

  • Tiago Santana
    2015-07-14T09:30:43  

    ''MILAGROSA''.

    recentes

    populares

    • Tiago Santana
      2015-07-14T09:30:43  

      infelizmente eles removeram já

  • Bruno
    2015-07-13T14:01:42  

    Notícia interessante. Porém, não acredito que a tecnologia seja adotada pelas grandes fabricantes uma vez que ao fazerem isso, estariam aumentando o ciclo de vida útil de seus aparelhos. Logo, as pessoas trocariam os seus telefones com menos frequência, o que do ponto de vista dos lucros, é ruim para empresas. Se incorporarem a tecnologia no futuro, provavelmente se limitarão aos aparelhos mais top de linha, que notavelmente possuem um volume inferior de vendas, quando comparados aos aparelhos intermediários e básicos.

    recentes

    populares

    • Bruno
      2015-07-13T14:01:42  

      Acredito que essa tecnologia vai ser usada sim, mas no futuro, na medida em que o que hoje é top de linha se torne obsoleto. Não ser uma coisa que amanhã estará nas lojas. Lembrem-se: Inovação é investimento e também trás lucro para as empresas em geral, principalmente as de tecnologia.

    recentes

    populares

    • Bruno
      2015-07-13T14:01:42  

      Bruno, com esse nova tecnologia. Eles vao ganhar muito mas dinheiro vedendo os seus esmarts muito mais caro

  • Felipe Milani
    2015-07-14T09:58:13

    o mundo da tecnologia ta parecendo o mundo dos alquemistas para o techtudo, eh tudo magia, milagre, magica, deus, profeta e etc...kkkkk

  • Ubirajara Sant'ana
    2015-07-14T09:48:03

    Acho que o Techtudo devia contratar profissionais que soubessem o que estão escrevendo pois sempre vem com notícias que falam uma coisa na chamada e quando vamos ver não tem nada há ver com que foi colocado na chamada. Estagiários são muitos bons quando conhecem do que estão escrevendo, agora pegar um estagiário e coloca-lo para escrever sobre o que ele não tem conhecimento é muito grave e prejudica a informação.

  • Valmir
    2015-07-14T09:40:58

    Milagre! Jesus está voltando! Aleluia!

  • Franklin Alves
    2015-07-14T09:19:54

    Eu li a palavra "milagrosa" na chamada da matéria do techtudo?

  • Jefferson Velozo
    2015-07-14T08:43:48  

    "A memória RAM, espaço destinado ao armazenamento de dados no seu celular, é feita de unidades flash" Não é exatamente isso. memória RAM é volátil, portanto armazena apenas dados em processamento.

    recentes

    populares

    • Jefferson Velozo
      2015-07-14T08:43:48  

      Acredito que eles quisessem dizer memória flash, que é comumente confundido com RAM.

  • LUIZ ALVES
    2015-07-13T19:44:52  

    Eu vou parar de ler matérias do Tech tudo. Caramba, fazem um tremendo estardalhaço e depois vem dizer que "não há informações sobre a possibilidade de integração dessa tecnologia com os atuais sistemas utilizados pelos fabricantes".

    recentes

    populares

    • LUIZ ALVES
      2015-07-13T19:44:52  

      Poxa em ja vim pra baixar o programa e cade?

    recentes

    populares

    • LUIZ ALVES
      2015-07-13T19:44:52  

      Muito fraca a edição, na verdade não sabem nem oque editaram....

  • Edi Rorato
    2015-07-14T04:28:58

    Materia mal escrita em um site que nao entende o que significa pesquisa cientifica. Outra coisa que deve ser dita sobre a discussao do que eh memoria RAM (Memoria de Acesso Aleatorio) eh que apesar de memorias flash serem RAM, tradicionalmente se utiliza o termo RAM para memoria principal, que eh a interface entre a cache localizada no processador e a memoria secundaria (de armazenamento).

  • Gustavo Salvi
    2015-07-13T23:31:09  

    memória RAM para armazenamento? parei de ler ali..

    recentes

    populares

    • Gustavo Salvi
      2015-07-13T23:31:09  

      armazenamento temporario

    recentes

    populares

    • Gustavo Salvi
      2015-07-13T23:31:09  

      Pelo jeito vc nao sabe que o processador armazena as informaçoes dos programas que estao sendo executados na ram...e essas informaçoes só vao pro hd qnd salvas..

  • Sinto Autorizado
    2015-07-13T20:15:09  

    Na redação do TechTudo deve ser tudo índio ou evangélico por que tudo é milagroso nas matérias deles...

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2015-07-13T20:15:09  

      kkkkkkkk cada um viu...

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2015-07-13T20:15:09  

      Pior de tudo é ler xiitas dizendo que o correto é "materiais" auauhahuahu Tá difícil essa geração Pronatec!

  • Claudiomar Santos
    2015-07-13T21:13:15  

    Desgaste de memória com com o uso ... ??? ... 30 anos em eletrônica e é a primeira vez que leio isto ... Desative o WI FI, coloque em modo AVIÃO quando dentro de veículos, deixe SÓ o que vai usar instalado ... ISTO extende a tempo de uso de uma carga de UM dia para VÁRIOS dias ...

    recentes

    populares

    • Claudiomar Santos
      2015-07-13T21:13:15  

      valeu Bill gates

    recentes

    populares

    • Claudiomar Santos
      2015-07-13T21:13:15  

      Foi assim q perdi meu moto x em Londres, coloquei em Modo Avião durante o passeio. Quando desci do ônibus, tentei de todas as formas buscar meu telefone. Não dá pra bloquear, localizar, travar, apagar. A pior coisa que se pode fazer para economizar bateria é colocar no Modo Avião

  • Adriana Costa
    2015-07-13T21:10:57  

    Tecnologia, ciência e Utilidade pública são noticias do exterior.. aqui, no brasil, as noticias são sobre Corrupção, violência e descaso Publico.... lamentável!

    recentes

    populares

    • Adriana Costa
      2015-07-13T21:10:57  

      Pois é...