Internet

20/07/2015 15h55 - Atualizado em 20/07/2015 16h01

Spotify Discover Weekly: playlist semanal terá 2h de música 'sob medida'

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Spotify lançou nesta segunda-feira (20) a Discover Weekly, uma playlist semanal personalizada com duas horas de música baseadas no que ouvem outras pessoas com gostos parecidos com o seu. Destinada a usuários gratuitos e pagos, a funcionalidade pretende estimular a descoberta de novos artistas com o mínimo de esforço, já que a seleção é feita automaticamente por algoritmos.

Spotify e Netflix lançam playlists inspiradas em conexões de Sense8

Apresentando Spotify Discover Weekly: sua playlist personalizada (Foto: Divulgação/Spotify)Apresentando Spotify Discover Weekly: sua playlist personalizada (Foto: Divulgação/Spotify)


Cada usuário terá uma nova lista com duas horas de duração todas as segundas-feiras, contendo faixas que buscam se adequar ao seu gosto musical. Portanto, dificilmente uma playlist será exatamente igual a outra, especialmente considerando o tamanho do catálogo do Spotify, estimado em cerca de 30 milhões de músicas.

Spotify, Rdio ou Deezer: qual é o melhor streaming e por quê? Comente no Fórum do TechTudo.

É a primeira vez que o Spotify oferece um mecanismo automático de descoberta de novas músicas, algo já feito anteriormente pelo Deezer, com o Flow.

Discover Weekly, do Spotify, nos smartphones (Foto: Dilvulgação/Spotify)Discover Weekly, do Spotify (Foto: Dilvulgação/Spotify)

Entretanto, a novidade bate de frente mesmo é com o Apple Music, que foca sua experiência em playlists criadas também por robôs. Talvez por isso o Spotify tente dar uma aura mais pessoal ao recurso, descrevendo-o como se “seu melhor amigo fizesse uma mixtape personalizada para você a cada semana”.

A Spotify Discover Weekly é modificada toda semana, portanto é preciso salvar manualmente as músicas favoritas de lá para ouvir depois, em outra playlist ou no seu acervo de faixas e artistas.

A playlist personalizada do Spotify poderá ser acessada facilmente no topo da seção de playlists em todos os dispositivos, seja no PC, Mac, celular, tablet ou web. Porém, ainda não aparece para todos os usuários.

Assim com as outras playlists, é possível baixar para ouvir offline, como mostra o screenshot.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Caio Barros
    2015-07-29T19:08:38

    A AppleMusic, as playslists são curadas manualmente por curadores, isso é um SELLING POINT do serviço. A Spotify aposta em algoritimos por julgar ser mais eficiente, e não ter que contratar mão de obra. Fazer o dever de casa antes de falar informação errada é essencial.