Celular

28/07/2015 18h10 - Atualizado em 28/07/2015 19h38

Testamos o Moto G 3: celular à prova d’água está mais potente

Nicolly Vimercate
por
De São Paulo

O Moto G 3, novo intermediário da Motorola, foi lançado nesta terça-feira (28). Entre as novidades, estão resistência à água, performance muito melhor e milhares de opções de personalização. O TechTudo testou o smartphone e agora conta o que achou. Confira as primeiras impressões e decida se vale a pena comprar a nova versão.

Moto G 3 à prova d'água é revelado durante evento em São Paulo; saiba preço


O Moto G 2015 está bastante diferente do que nos acostumamos com o modelo do ano passado. A começar pela traseira, que tem uma parte metálica envolvendo a câmera. Também há uma borda metálica envolvendo todo o aparelho. O material do corpo dele também está diferente – é um plástico texturizado que facilita dá segurança à pegada.

Moto G 3 (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)O TechTudo testou o Moto G 3, novo smart intermediário da Motorola (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Já as dimensões ganharam poucos milímetros: 142,1 mm de altura; 72,4 mm de largura; e espessura (curva) que varia de 6,1mm a 11,6 mm.

Moto G 3 (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Com plástico texturizado, pegar o Moto G agora está mais fácil (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

O gadget está disponível nas cores preta e branca. Na caixa, ele vem com duas opções de capinhas coloridas. Com o serviço Moto Maker, é possível personalizar o aparelho ao fazer o pedido. São mais de 3 mil combinações possíveis, considerando o corpo do smartphone, os detalhes de software, papéis de parede, gravação de uma frase de até 14 caracteres na capinha, entre outras opções de personalização.

Moto G 3 (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Com o Moto Maker, é possível usar mais de três mil personalizações no Moto G 3 (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

A terceira geração do Moto G ainda é à prova d’àgua. Ele pode ficar mergulhado até 1 metro por cerca de 30 minutos. Em nossos testes, ao colocar o smartphone na água, ele abriu aplicativos e funções indesejadas, comportamento similar ao do Xperia M4 Aqua. Em qualquer celular com tela capacitiva à prova d'água, o sistema entende que o líquido está pressionando diversos botões. Tem mais proteção, mas não é possível usá-lo submerso.

Vale lembrar que a capa deve estar muito bem colocada para que o hardware fique totalmente protegido. Caso o encaixe não tenha sido feito corretamente, uma notificação é exibida na tela.

Moto G 3 (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Dentro d'água, o Moto G 3 não funcionou perfeitamente (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Houve upgrade também na câmera, que conta com 13 megapixels na traseira, além de flash duplo. A frontal é de 5 megapixels e tem ângulo de 72 graus. As imagens capturadas são de qualidade, mas podem deixar a desejar em ambientes com pouca luz, pois ficam levemente granuladas. A câmera reconhece QR Codes e pode ser acionada apenas sacudindo duas vezes o aparelho com as mãos – função que já estava presente na segunda geração do Moto X.

Por dentro, o usuário vai encontrar um aparelho com performance melhor do que nas versões anteriores. O processador é quad-core com 1,4 GHz, contra 1,2 GHz do Moto G 2.

Moto G 3 (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)As duas câmeras do intermediário receberam melhorias (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

A memória RAM dobrou e agora tem 2 GB, em alguns modelos. O Moto G tem versões de 8 GB e 16 GB de armazenamento interno e suporta cartão microSD. Tudo isso deve deixar o aparelho mais rápido e com poucos travamentos.

Além disso, o Moto G 3 vem com Android 5.1.1 (Lollipop) que, por ser “Android puro”, tem prioridade na hora de receber atualizações. Todas as versões do smartphone são dual-chip e vêm com conectividade 4G.

Moto G 3 (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Há quatros versões do Moto G 3 à venda, que vão de 1 a 2 GB de RAM, e de 8 a 16 GB de armazenamento interno (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

A tela é de 5 polegadas, com resolução de 1280 x 720, mesma qualidade do Moto G 2. A potência da bateria diminuiu de 2390 mAh para 2470 mAh, mas a promessa de duração é a mesma: 24 horas de uso moderado.

O Moto G ficou por 12 meses como o celular mais vendido do Brasil, e a versão 2015 do smart deve agradar os fãs da Motorola. Ele oferece boa experiência e desempenho satisfatório. Suas configurações estão acima de outros intermediários e competem com smartphones mais caros.

O Moto G 3 custa a partir de R$ 849 e já está disponível. Ele pode ser encontrado nas seguintes versões:

– 8 GB e 1 GB de RAM por R$ 849;

– 16 GB e 1 GB de RAM por R$ 889;

– 16 GB, 1 GB de RAM e TV digital HD por R$ 929;

– 16 GB e 2 GB de RAM por R$ 979.

Qual celular comprar por até mil reais? Veja no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Willian Faranny
    2015-09-26T19:13:15  

    Mergulhei o meu e ele ta funcionando tudo menos o som,se nn voltar alguém sabe onde posso reclamar ?

    recentes

    populares

    • Willian Faranny
      2015-09-26T19:13:15  

      Bota dentro de um saco de arroz, o arroz vai sugar a água. Deve funcionar ;)

    recentes

    populares

    • Willian Faranny
      2015-09-26T19:13:15  

      Galera meu alto falante da parte superior está com um pequeno furo no plástico , se eu mergulhar com ele será que entrará água. Me ajudem !

  • Gabriel Denega
    2016-07-31T03:46:25  

    só pega o alto falante debaixo do moto g 3?

    recentes

    populares

    • Gabriel Denega
      2016-07-31T03:46:25  

      Sim, só; pois, agora ele só possui áudio mono, deixando de utilizar o estéreo - que demandaria um segundo auto falante.

  • Elton Silva
    2016-01-14T09:07:26  

    Meu amigo comprou um ontem, colocou embaixo de uma torneira, e depois que tirou o smart parou de funcionar o touch, achei normal perder um pouco a sensibilidade por um instante, depois apareceu uma pequena mancha na tela, e o touch parou de vez, obs: estava todo fechado, não tava com a capa mal colocada, tava totalmente lacrado.

    recentes

    populares

    • Elton Silva
      2016-01-14T09:07:26  

      Ei, eu fiz a mesma coisa e obtive o mesmo resultado. Porém, acredito que foi falha da assistência técnica, pois os acabamentos dos auto-falantes ficaram mal posicionados, e o vidro ficou muito proeminente, sumiu as bordas das laterais. Você sabe me dizer qual foi o posicionamento da Motorola sobre o caso com seu amigo?

    recentes

    populares

    • Elton Silva
      2016-01-14T09:07:26  

      O meu já coloquei na água mas de 10 vezes e está perfeito , atrás do smartphone tem aquela parte de metal você tem que apertar os lados desse metal , o som some mas depois de alguns segundos volta...

  • Gabriel Denega
    2016-07-31T03:45:31

    só pego o alto falante debaixo? do moto g 3

  • Thiago Sanches
    2015-09-21T14:50:50  

    entrei com meu moto g3 na agua e ja era,, morreu,,,, liguei na motorola e me passaram um passo a passo pra ligar ele,,, senao der certo irei mandar na assistencia

    recentes

    populares

    • Thiago Sanches
      2015-09-21T14:50:50  

      Ja pulei na piscina com ele varias vezes e realmente o alto falante parava de funcionar mais depois voltou, agora toda vez que vou tirar foto embaixo d'agua coloco fita adesiva para tampar os alto falantes

    recentes

    populares

    • Thiago Sanches
      2015-09-21T14:50:50  

      Eu não estou 100% de por meu moto g3 na agua comprei junto com minha irmã eu ela temos o moto g3 não sei coloco kkkk e outra não tenho nem um mês de uso ainda é tipo meu trava d + o que faço pf?

  • Mike Delgado
    2015-08-29T15:13:01  

    Ele fala que pode ficar embaixo d'água, mas abre varios apps.. será que dá pra tirar foto? ou vai bugar também?

    recentes

    populares

    • Mike Delgado
      2015-08-29T15:13:01  

      Da pra tirar fotos tranquilo submerso!! Agite duas vezes o celular para ativar a câmera e para bater a foto use o volume menos!! Celular perfeito!! Afinal ninguém vai usar Facebook ou WhatsApp fazendo mergulho kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Mike Delgado
      2015-08-29T15:13:01  

      Botão de volume pra tirar foto ou então liga o timer...

  • Fabiana Lima
    2015-12-17T21:28:56  

    Olá,gostaria de saber se pra tocar músicas, os dois falantes funcionam? Pq o meu só liga um.

    recentes

    populares

    • Fabiana Lima
      2015-12-17T21:28:56  

      O meu só funciona o inferior, entrei em contato com a motorola, disseram que isso é normal, que o Moto G3 é mono, e portanto só funciona apenas 1 alto falante. Bola fora da motorola.... Reveria minha compra se soubesse disso antes. Agora Inês é morta.rsrs

  • Lucas Santos
    2015-10-27T19:43:13  

    perguntas relacionadas a 'arranquei sem querer o plástico que fica no fone superior do meu moto g 3, minha dúvida é... ele ainda é a prova de água?

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2015-10-27T19:43:13  

      Sabrina o fone debaixo também tem plástico? Pois suja muito fácil mas no fone debaixo n vejo plástico nenhum

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2015-10-27T19:43:13  

      Continua sendo aprova d'agua

  • Lucas Denis
    2015-07-29T19:23:41  

    Qual compensa mais? O Moto G 3 com 16 GB, 1 GB de RAM e TV digital HD ou o 16 GB e 2 GB de RAM?

    recentes

    populares

    • Lucas Denis
      2015-07-29T19:23:41  

      O plastico do alto falante do meu moto g3 lascou, isso tem algum problema?

    recentes

    populares

    • Lucas Denis
      2015-07-29T19:23:41  

      O moto e e aprova d água

  • João Henrique
    2015-07-29T11:34:03  

    Quando será que vão fazer um celular que a cor é trocada por app?

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2015-07-29T11:34:03  

      brisar?

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2015-07-29T11:34:03  

      Bom quanto ao lance das pessoas que colocaram o telefone na agua ele realmente deu problema depois no alto falante , mas logo que secou ( voce pode ajudar soprando e dando uns tapinhas na parte traseira do telefone pra ir saindo a agua , mas tapa de leve ) ele voltou a funcionar , mas ele da sim uma zica por algumas horas inclusive , mas no meu caso voltou a funcionar.

  • Sebastian Felipe
    2015-07-29T12:31:42  

    Poucos travamentos? Mas o android 5.1 não usa a maquina virtal ART ao invés da DALVIK? Não deveria ocorrer nenhum travamento!

    recentes

    populares

    • Sebastian Felipe
      2015-07-29T12:31:42  

      não comprem, muito ruim, menos de um mês de uso, fui botar na agua e agora a tela deu a louca, fica abrindo os apps sozinha, digitando sozinha, e alto falante parou de funcionar, mandei email pra Motorola mas ainda não responderam ...

  • Raynan França
    2015-07-28T21:57:05  

    Onde posso comprar o Moto G3?

    recentes

    populares

    • Raynan França
      2015-07-28T21:57:05  

      posto ipiranga foi a melhor kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Raynan França
      2015-07-28T21:57:05  

      usei meu a dois dias, ate hoje tudo normal, so estou estranhado parte que carrega celular, acho que ela oxidou.

  • Rayssa Chaves
    2015-08-11T12:59:52  

    O mal desse povo é fala mal das coisas, eu amei esse novo moto g , e ja estou pretendendo comprar ele em outubro, na minha opinião o gorilla glass ajuda sim o celular de riscos , mas não de um queda grande , por isso quando eu comprar vou botar uma película de vidro.

    recentes

    populares

    • Rayssa Chaves
      2015-08-11T12:59:52  

      Joao, tu deve ter mao de alface em, pra nao durar 1 ano.

    recentes

    populares

    • Rayssa Chaves
      2015-08-11T12:59:52  

      Joao, tu deve ter mao de alface em, pra nao durar 1 ano.

  • Marcos Alves
    2015-08-14T19:00:00

    Vendo um motorolla Pt 550 com bateria média. Comprado em 1990

  • Francisco Oliveira
    2015-07-30T14:36:30  

    O único que pode-se se pensar em comprar dessa nova Geração da Motorola é o Moto X Style,devido as seu ótimo processador,memória RAM,armazenamento e câmera e óbvio que o preço também colabora,não está tão abusivo...

    recentes

    populares

    • Francisco Oliveira
      2015-07-30T14:36:30  

      mas é o unico que vale a pena fera

    recentes

    populares

    • Francisco Oliveira
      2015-07-30T14:36:30  

      Gente ele tá 1.232 Por aí lá na magazine luiza... Vale muiito a pena compra-ló pois é um celular ótimo!

  • Jean Disner
    2015-08-06T19:55:11  

    Tenho o moto g3 mas percebi que o som, funciona somente no falante de baixo, é normal isso? Meu moto g2 o som funciona pelos falantes superior e inferior ... O som do G3 é mais baixo com isso.

    recentes

    populares

    • Jean Disner
      2015-08-06T19:55:11  

      Usando o viva-voz apenas o altofalante de baixo funciona, tocando música ou som de notificação funciona os dois. Caso isso tenha uma configuração pra habilitar entre no site da motorola procura lá por suporte e entre no chat, eles te atendem na hora e tiram suas dúvidas.

    recentes

    populares

    • Jean Disner
      2015-08-06T19:55:11  

      Até onde eu li, nessa atualização do Moto G, os alto falantes vieram de forma diferente, o da parte superior é apenas pra ligação e o da parte inferior seria o pra escutar áudios e etc. Ou seja, trocaram o alto falante dual por um mono.

  • Claudio Lima
    2015-07-28T18:47:48  

    lixo se quiser usá-lo por um mês, pq a tela quebra, compre

    recentes

    populares

    • Claudio Lima
      2015-07-28T18:47:48  

      é isso mesmo michele. claro q ninguém compra pra ele cair, mas acontece. e se acontecer, pode ser de qualquer altura. ele quebra a tela

    recentes

    populares

    • Claudio Lima
      2015-07-28T18:47:48  

      Gorila Glass é resistente à riscos, não a quedas. Eu tenho o G1, já joguei ele na parede, no chão, já caiu de escada, falar que o celular é lixo por mera falta de sorte é burrice.

  • Guilherme Leal
    2015-08-06T12:41:44

    Gente, comprei e estou gostando muito do Moto g 3, claro que ele é melhor do que o moto g 2, não está travando, é bonito, simples. Gostei muito. Pode ser que a versão de 2GB de ram é melhor, mas estou gostando por enquanto da de 1GB

  • Jose Silva
    2015-07-31T18:58:07

    Motorola nota 10....!!!!

  • Amanda M
    2015-07-29T13:21:17  

    O que se faz com 2 GB???

    recentes

    populares

    • Amanda M
      2015-07-29T13:21:17  

      Os valores das memórias sempre dobram: ex.: 1, 2, 4, 6, 12,(RAM). não existe 3 gb ou 5gb.

    recentes

    populares

    • Amanda M
      2015-07-29T13:21:17  

      Não sei de onde tirou essa informação de que não existe 3 gb de RAM. O Moto X Style tem 3 gb.

  • Leonardo Lima
    2015-07-29T19:12:46  

    Lixo, a única razão pela qual trocaria meu Moto g2 seria pra ter + memória ram, infelizmente não vale pagar 979 num celular pra somente assim vir com 2 Gb de ram.... Honestamente só mudou a câmera...

    recentes

    populares

    • Leonardo Lima
      2015-07-29T19:12:46  

      Leornado Lima, compre primeiro pra depois falar.

    recentes

    populares

    • Leonardo Lima
      2015-07-29T19:12:46  

      Lixo até vc comprá-lo!!!! Igual fez com o 2!

  • Francisco Martins
    2015-07-29T11:12:42  

    Continuo muito satisfeito com meu Zenfone 5 !

    recentes

    populares

    • Francisco Martins
      2015-07-29T11:12:42  

      mas com preço de 979 com 2GB de ram, vale mais a pena ir no moto x 2014

    recentes

    populares

    • Francisco Martins
      2015-07-29T11:12:42  

      Moto x, 1 chip só? pra que tu vai querer celular com 2GB se é tudo a mesma coisa. comprove-me que 1GB pra 2GB são diferente.

  • Felipe Viana
    2015-07-29T09:37:06  

    A potência da bateria diminuiu de 2390 mAh para 2470 mAh? Entendi...

    recentes

    populares

    • Felipe Viana
      2015-07-29T09:37:06  

      Cara, não diminuiu. 2390 mAh para 2470 mAh... 2390 < 2470

    recentes

    populares

    • Felipe Viana
      2015-07-29T09:37:06  

      Cara impossível diminuir para mais...

  • Rafael Souza
    2015-07-29T19:53:12  

    faltou o 16GB,,2 RAM e a tv digital ... ou vc tem mais potência ou tv digital... sacanagem ...

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2015-07-29T19:53:12  

      Televisão digital fora criado para grandes telas, acho inútil TV digital no celular, tenho um G 2, a primeira coisa que fiz foi desativar o aplicativo TV.

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2015-07-29T19:53:12  

      Tenho o g2 sem tv, iria ser estranho comprar o g2 com tv. Por isso que vou pegar o g3 com tv, e não é inutil ter televisão com tela pequena, afinal a tv no celular é de ultimo caso, quando você estiver dentro de um onibus a noite querendo assistir um jogo, é para isso a tv no celular. Se quer tela grande simples, compra uma tv normal de 40 polegadas. (Marcos Pollo)

  • Danilo
    2015-07-29T09:42:48  

    Absurdo a versão de 2GB não ter TV.

    recentes

    populares

    • Danilo
      2015-07-29T09:42:48  

      Moto x style tb é aprova d'agua

    recentes

    populares

    • Danilo
      2015-07-29T09:42:48  

      Gente, tem que comprar a de 1GB do moto g3 para poder falar.