Jogos de raciocínio

16/07/2015 08h00 - Atualizado em 16/07/2015 12h08

Trabalho de casa de 'programadora' de 10 anos vira game na App Store

Zíngara Lofrano
por
Da Redação

A brincadeira é coisa séria na casa de Mariana Lewis. Aos 10 anos, a estudante do 5ª ano da Escola Britânica do Rio desenvolveu Move Planets, um jogo de raciocínio que ensina a ordem dos planetas do sistema solar. A proposta surgiu no colégio, durante as aulas de Informática. E foi aí que a desenvolvedora mirim surgiu. Apesar de não ser fã de videogames em geral, Mariana fez o dever de casa, e o resultado está na App Store.

Baixe grátis Move Planets no TechTudo

A 'desenvolvedora' de Move Planets tem 10 anos (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)A 'desenvolvedora' de Move Planets tem 10 anos (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)




Em apenas um dia, Mariana produziu o esboço do projeto a partir do programa Scratch no laboratório do colégio. "Eu tinha aprendido a ordem do sistema solar. Aí, eu decidi: ah, então, eu vou usar isso. Eu vou fazer um desafio para conseguir colocar todos os planetas em ordem em 15 segundos", contou.

Mas a menina não quis parar por aí. Apesar do exercício ter acabado, ela levou o trabalho para casa e, com a ajuda do pai, Quentin Lewis, aprimorou o app. Quentin, porém, não era um programador profissional. Pelo contrário, ele trabalha em uma área bem diferente: o mercado financeiro.

A ideia de Move Planets surgiu de um dever de casa (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)A ideia de Move Planets surgiu de um dever de casa (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)


É seguro atualizar iPhone pelo iTunes? Comente no Fórum do TechTudo.

O pai de Mariana comprou a ideia. Com a proposta de "faça você mesmo", os dois buscaram, na Internet e em vídeos no YouTube, tutoriais para descobrir como fazer o jogo para iPhones. Para ajudar a filha, Quentin "mergulhou" no projeto. "O pessoal estava reclamando porque eu não respondia mais e-mails, messenger", brincou. 

Pai e filha trabalharam juntos na segunda etapa do desenvolvimento do app (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)Pai e filha trabalharam juntos na segunda etapa do desenvolvimento do app (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

Na segunda etapa do desenvolvimento, Mariana e o pai usaram o Xcode. "Ela meio voou nesse momento. Foi complicado", relembra. Nesse período, ele aprendeu como usar a ferramenta e escreveu o código. Depois, Quentin deixou o que tinha feito de lado, e a dupla começou do zero. "Eu falei: agora você vai ter que fazer você mesmo. Não adianta ir para a escola com um trabalho que eu fiz para você ganhar os pontos", afirmou. 

Além da correção de bugs, nesse período, pai e filha modificaram o tempo do game: antes era 20 segundos e, agora, são 15. O objetivo era dificultar o título, que estava fácil demais. Outra adição foi a comemoração final: Mariana aparece vestida de astronauta, com a trilha sonora do filme "2001: Uma odisseia no espaço" ao fundo. Ao contrário do pai, ela não gostou muito: "Nossa... Eu fiquei, tipo, pai, por favor, não coloca isso", disse. Porém, depois, acabou aceitando.

Mariana Lewis comemora a vitória do jogador com você (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)Mariana comemora sua vitória vestida de astronauta (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)

Ela contou que um dos momentos mais difíceis foi encaixar os planetas nos lugares certos. Mariana lembra que antes o app travava quando o usuário arrastava o primeiro planeta. Essa parte precisou ser refeita. Mas hoje está tudo certo. Pai e filha comentam que os dois programas são gratuitos e fáceis de baixar. "É possível. Qualquer um pode", disse Quentin.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Cunha
    2015-07-18T14:50:41  

    Prevejo um processo do Instituto da Criança e do Adolescente contra os pais dessa menina.

    recentes

    populares

    • Guilherme Cunha
      2015-07-18T14:50:41  

      Prevejo um processo contra alguém que ameaça roubar o teclado de uma criança..

  • Marcia Lewis
    2015-07-18T18:29:56  

    Parabéns! família presente incentivando a criatividade, qualquer um pode, só se esforçar.

    recentes

    populares

    • Marcia Lewis
      2015-07-18T18:29:56  

      Qual pais que vc vive que esforço é o suficiente?

  • João Henrique
    2015-07-17T11:10:47  

    Alguém ainda acredita nessas crianças prodígio que desenvolvem tudo sozinhas? Puro marketing

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2015-07-17T11:10:47  

      Na verdade, essa história é bem plausível, já que o Scratch é bem didático e de fácil compreensão para uma criança de 10 anos.

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2015-07-17T11:10:47  

      E ela contratou o plano de desenvolvedor de app sozinha, publicou na store...e o "pai, por favor, não coloca isso" só confirma o que eu falei

  • Magex Franco
    2015-07-18T12:35:36  

    mouse e teclado razer e ainda um touch pra desenhar! ach o que eu vi uma rica!

    recentes

    populares

    • Magex Franco
      2015-07-18T12:35:36  

      To quase indo lá roubar esse teclado da Razer.

    recentes

    populares

    • Magex Franco
      2015-07-18T12:35:36  

      Guilherme..que feio..ameaçando roubar um teclado de uma criança..

  • Magex Franco
    2015-07-18T12:40:55

    e ainda vários produtos da Apple!

  • Tiago Costa
    2015-07-16T14:08:23  

    Vai ficar rica. O sistema operacional da Apple estimula a genialidade.

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2015-07-16T14:08:23  

      Vai ficar ? A familia dela ja é

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2015-07-16T14:08:23  

      O sistema não estimula nada. Sistema é apenas uma plataforma em que se rodam programas. O que estimula é uma FAMÍLIA PRESENTE, um pai que incentiva os filhos a estudarem de verdade, porque ele poderia simplesmente pagar para alguém fazer muito melhor e a filha levaria para a escola. Já trabalhei em escola de gente rica onde esse tipo de incentivo é minoria.

  • Roberto Souza
    2015-07-17T13:11:38

    Eu programo desde os OITO anos, fiz meu primeiro jogo em CLIPPLER (1992), era um pac-man feito com caracteres ASCII para dois jogadores (adicionar IA era o segundo passo, editor de cenários era o terceiro), todo escrito à mão em casa para não perder tempo na escola de informática e nunca tive reportagem no techtudo... Na verdade, já era pra estar rico, pois o desbloqueio por pontinhos que existe no Android eu também já havia feito na época do WINDOWS 95...

  • Matheus Reis
    2015-07-17T08:13:51

    Nossa só o mouse já diz tudo !!!!!

  • Fernanda Voi
    2015-07-16T13:53:44

    Parabéns!

  • Jardel C
    2015-07-16T19:39:49

    A menina nasceu em uma família ''abençoada'', só esse mouse da razer já diz mt!!

  • Sandra Fideles
    2015-07-16T17:05:42

    ricaaaaaaaaaaaaaaaa!

  • Simone Ferraz
    2015-07-16T15:12:41

    Parabéns!