30/07/2015 09h00 - Atualizado em 31/07/2015 15h55

Wi-Fi Sense pode gerar problemas com privacidade no Windows 10; entenda

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Uma das novidades implementadas pela Microsoft no Windows 10 pode não ser tão boa quanto parece. O Wi-Fi Sense, recurso que conecta automaticamente o dispositivo às redes Wi-Fi abertas reconhecidas, pode comprometer a privacidade do usuário. É o que afirma Mariano Sumrell, diretor para a AVG Brasil. “Apesar de ser prático, ele oferece riscos à segurança”, critica o especialista.

Ele chegou! Saiba o que esperar do lançamento do Windows 10 nos PCs

Wi-Fi Sense, recurso do Windows 10, pode expor usuários a riscos (Foto: Reprodução/Microsoft)Wi-Fi Sense, recurso do Windows 10, pode expor usuários a riscos (Foto: Reprodução/Microsoft)

A ideia da função é facilitar a conexão do Windows a redes Wi-Fi disponíveis, mais popular no Windows Phone. Uma vez ativado, o Wi-Fi Sense aceita os termos de uso de uma rede aberta e fornece informações pessoais para que o usuário possa utilizá-la. E é aí que mora o perigo.

“Em primeiro lugar, conectar automaticamente a redes Wi-Fi abertas não é seguro porque elas podem ser deliberadamente maliciosas e interceptar a sua comunicação e fazer ataques do tipo ‘Man In The Middle”, explica Sumrell, referindo-se à modalidade de golpe em que o invasor dispõe armadilhas entre sites verídicos, como de bancos, e a vítima.

Outra característica do Wi-Fi Sense é igualmente problemática: a possibilidade de compartilhar senhas de redes Wi-Fi protegidas com os contatos em troca do acesso à Internet sem precisar das senhas de outros usuários.

“Confiar no sistema operacional para aceitar condições de uso e passar informações como endereço de e-mail também pode ser arriscado, porque nem sabemos se a página é legítima e criptografada”, complementa.

Como resolver?

A resolução do problema é simples: basta desabilitar a função Wi-Fi Sense no celular. De forma resumida, é só ir em Configurações > Wi-Fi > Wi-Fi Sense > Desativar. Você também pode seguir este tutorial, que mostra o passo a passo do procedimento nos smartphones Windows.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Outras dicas para manter o Windows Phone mais seguro incluem evitar usar Wi-Fi público, como o de restaurantes e aeroportos, e desligar o sinal de Wi-Fi quando estiver na rua. Também é recomendado programas de criptografia no celular, que protegem os dados mesmo quando o dispositivo é invadido.

Microsoft nega vulnerabilidade

Por outro lado, a Microsoft nega que o sistema seja prejudicial ao usuário com vazamento de informações. Em nota enviada ao TechTudo, a fabricante se explica. "O sensor de Wi-fi oferece escolhas e benefícios aos usuários. Ele não revela senhas, não permite que amigos compartilhem seu Wi-fi com outros amigos nem coloca informações pessoais do usuário em risco", diz o comunicado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares