Internet

06/08/2015 00h26 - Atualizado em 06/08/2015 17h19

Adoniran Barbosa ganha homenagem em Doodle do Google em seus 105 anos

Melissa Cruz Cossetti
por
Para o TechTudo

Adoniran Barbosa, famoso sambista de São Paulo que imortalizou a canção Saudosa Maloca é o tema do Doodle do Google desta quinta-feira (6). Conhecido por batucar em uma caixinha de fósforos, é assim que ele foi retratado na página inicial do buscador, junto ao Trem das Onze, outro de seus grandes sucessos. Nos esboços iniciais do Doodler Leon Hong, responsável pela arte, é possível ver os ponteiros do relógio apontando 11 horas e o trem se aproximando em um trilho com uma pauta musical.

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

Nesses 105 anos de Adoniran Barbosa, ouça no Música.com uma playlist com os sucessos Saudosa Maloca, Trem das Onze, Samba do Ernesto, As Mariposas e outras dezenas de músicas online.


O Google criou ainda uma Rádio Adoniran Barbosa no Google Play Música com canções de Adoniran Barbosa e de outros músicos que ele inspirou e que o inspiraram. Conhecido no Brasil como um dos cantores de samba mais influentes do gênero, o sambista paulista ganhou uma homenagem pelo que seria seu 105º aniversário. O Doodle também ajuda o Google a divulgar seu serviço de streaming, rival de outros como Spotify, Deezer e Apple Music, que recentemente ganhou "playlists contextuais locais".

Adoniran Barbosa e o Trem das Onze ganham Doodle do Google no Brasil (Foto: Reprodução/Google)Adoniran Barbosa e o Trem das Onze ganham Doodle do Google no Brasil (Foto: Reprodução/Google)

Adoniran exaltou as classes populares, os trabalhadores e moradores de favelas de São Paulo, dando vida à uma narrativa sobre a vida nas malocas e nos cortiços. De origem simples, o sambista foi criticado por usar o "português errado", cheio de vícios. O que não o impediu de se tornar um ícone.

Esboços do doodle de Adoniran Barbosa feito a lápis pelo Google (Foto: Reprodução/Google)Esboços do doodle de Adoniran Barbosa feito a lápis pelo Google (Foto: Reprodução/Google)

"Como a maioria das pessoas que influenciaram a história, a identidade musical única de Adoniran ressoou com seus ouvintes por meio da sua marca de honestidade e autenticidade, defendendo sua arte como um marco musical e uma relíquia querida do samba brasileiro", afirma o Google em comunicado. A gigante de buscas divulgou ainda esboços do desenho feito a lápis. 

"O desejo de Adoniran de ser diferente é a razão pela qual sua música continua a inspirar gerações de compositores de samba", completa o Google.

O doodle está disponível na página inicial do Google no Brasil e também em outros países como Chile, Argentina e Peru, na América Latina. Além de outras nações da Europa e Ásia. 

Nascido João Rubinato, em 6 de agosto de 1910, em Valinhos, São Paulo, o ator usava Adoniran Barbosa como nome artístico. O também humorista representava em programas de rádio vários personagens, entre eles Adoniran Barbosa, que adotou para a carreira musical. Também conhecido como pai do samba, o radialista morreu em 23 de novembro de 1982, aos 72 anos.

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Google Doodles

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maria Sousa
    2015-08-06T04:36:30  

    Sua filha Maria Helena e seu neto Alfredo agradecem aos idealizadores do Google pelo simpaticíssimo doodle que homenageia Adoniran Barbosa. Rio, 6 de agosto de 2015

    recentes

    populares

    • Maria Sousa
      2015-08-06T04:36:30  

      Belíssima homenagem !

    recentes

    populares

    • Maria Sousa
      2015-08-06T04:36:30  

      Sem Duvidamente.