Media centers

09/08/2015 06h00 - Atualizado em 09/08/2015 06h00

Blu-ray com qualidade Ultra HD chega ainda este ano

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Blu-ray Disc Association (BDA) já havia anunciado a conclusão do desenvolvimento do novo formato de Blu-ray com suporte ao 4K. Nesta quinta-feira (6), a organização revelou mais uma importante informação sobre ele: os discos chegarão ao mercado ainda durante este ano de 2015. O licenciamento começa já no próximo dia 24 de agosto.

Qual a diferença entre Blu-Ray, DVD e CD? Entenda

Blu-ray com qualidade 4K deve chegar em breve (Foto: Divulgação/Sony)Blu-ray com qualidade 4K deve chegar em breve (Foto: Divulgação/Sony)

Os discos prometem levar imagens em resolução 4K, com HDR, gerando um vídeo com melhor qualidade de imagem e também um contraste melhor. Além disso, contará com as taxas de reprodução de até 60 quadros por segundo. A taxa de transmissão será o dobro do padrão atual, de 54 Mbps, com 128 Mbps.

Foi confirmado que o formato utilizará cores em 10 bits e codec H.265, tendo suporte para novos padrões de áudio, como DTX: X e Dolby Atmos. Os discos estarão disponíveis em capacidades de 50GB, 66GB e 100GB, tendo em vista que os conteúdos terão tamanhos muito superiores aos atuais.

O 4K ainda não é tão popular, com somente 11,7 milhões de TVs Ultra HD em 2014, mas a previsão é de que o número de televisores com suporte a esta qualidade seja de 25,6 milhões em 2019. E o Blu-ray Ultra HD é um passo fundamental para o aumento da adoção deste padrão.

“O Ultra HD vai aumentar muito nos próximos anos, e com TVs mais em conta. A habilidade de consumir conteúdo em 4K é que é a grande questão. O Blu-ray Ultra HD ajuda o usuário a ter acesso a isso de forma imediata, sem depender de operadoras e variáveis”, afirmou Paul Erickson, analista do IHS Technology, ao site Business Wire.

Acredita que TVs de 4k vão vingar em poucos anos? Opine no Fórum do TechTudo

A ideia da BDA é levar estes discos para o público até o final do ano, tendo em vista que já começará a licenciar produtos com a tecnologia a partir de 24 de agosto. E claro, para reproduzi-los, uma nova safra de leitores de discos Blu-ray está sendo preparada. Espera-se que, até o fim do ano, eles já estejam no mercado.

Há algumas exigências para os aparelhos, que segundo a própria BDA devem ser de duas a três vezes mais caros do que os atuais (os discos, porém, não passarão pelo reajuste no preço). É preciso que os leitores rodem os Blu-rays tradicionais e tenham HDMI 2.0 para reproduzir os novos discos.

Ainda não há gadgets assim no mercado. Alguns leitores, como o Leitor Blu-ray Disc 3D com aprimoramento para 4K e Wi-Fi BDP-S6200, da Sony, fazem o upscaling, que torna imagens HD melhores, chegando a um nível próximo do UHD. A tendência é de que as empresas que já atuam nesta área também invistam na novidade.

Uma possibilidade que alguns milhões de pessoas no mundo já têm em casa e pode ser compatível, apesar de nada ter sido confirmado, é um console de nova geração. Afinal, o PS 4 e o Xbox One podem transmitir vídeos 4K e são compatíveis com os codecs que a BDA colocou como padrões para o novo formato.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sinto Autorizado
    2015-08-10T00:55:16  

    Chega a ser ridículo ler o TechTudo... parece um bando de índiuo falando do espelho que ganhou trocando por banana 500 anos atras

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2015-08-10T00:55:16  

      Pois é Joao, então já que você é entendedor com diploma, eu desafio você a apostar sua casa em uma teste do ITA. Aquele que acertar mais respostas na prova de física ganha.

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2015-08-10T00:55:16  

      "Sinto Autorizado" eu não estava falando de vc, não precisa ficar irritado, mesmo pq seu comentário não tem nada técnico.

  • Denis2015
    2015-08-09T12:13:46

    ,.Logo mais terá códigos super-especiais do dia dos pais !! \o/\o/\o/ Digite no Google:* cupom desconto agregador

  • Márcio Mazzuhy
    2015-08-09T17:34:17  

    Pra matar mesmo o DVD, não basta apenas a nova tecnologia. O preço precisa ser acessível também.

    recentes

    populares

    • Márcio Mazzuhy
      2015-08-09T17:34:17  

      Nao sabia que ps3 ainda existia

    recentes

    populares

    • Márcio Mazzuhy
      2015-08-09T17:34:17  

      Já vi BD pirata a venda por 10,00, sempre dão um jeitinho de piratear e lucrar com isso.

  • Ricardo Paderes
    2015-08-10T09:49:56

    Será que as locadoras podem voltar com essa nova mídia?

  • Marcel Cintra
    2015-08-10T08:08:45  

    O dobro de 54 é 128 então... PARABÉNS!!! hahahaha.

    recentes

    populares

    • Marcel Cintra
      2015-08-10T08:08:45  

      o dobro de 54 é 108, amigo...

  • Walter Carneiro
    2015-08-10T01:18:57  

    O DVD está mais vivo do que nunca, no Brasil, States, Europa, África e Oriente. Na Europa usam o sistema PAL de 576 linhas enquanto o resto do mundo usa o pobre NTSC de 480 linhas (o nosso DVD). É barato, prático, e vai muito bem com TVs de até 42", que é a maioria da classe média no mundo. Nem o Blu-ray UHD (4K) vai matar o Blu-ray FullHD porque durante os primeiros 7 anos vai custar uma pequena fortuna um disco nesse novo formato, da mesma forma que o B.D. FullHD ainda custa muito caro hoje nos lançamentos, isto sem mencionar o B.D. 3D. O CD ainda está resistindo bravamente aos MP3 da vida.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2015-08-10T01:18:57  

      BD fullHD, BD 3D? Do que vc esta falando cara, uma coisa é a midia, outra a qualidade da imagem.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2015-08-10T01:18:57  

      Você leu a reportagem?? "Há algumas exigências para os aparelhos, que segundo a própria BDA devem ser de duas a três vezes mais caros do que os atuais (os discos, porém, não passarão pelo reajuste no preço)."

  • Carlos Schneider
    2015-08-09T12:22:53  

    Vejamos, espero q o PS4 suporte os discos em 4K ou mesmo meu Blu-Ray Player convencional pra q eu n precise trocar o aparelho já q minha próxima Tv será uma 4k.

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2015-08-09T12:22:53  

      An?? Fernando Freire interpretação de texto n é seu forte né?

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2015-08-09T12:22:53  

      O fernando freire é cotista! O coitado nao sabe que desde o ps3 a midia é blu ray

  • Edi Rorato
    2015-08-10T06:39:03

    Soh na cabeca do TechNada. Qualquer pessoa que nao tenha apego a material fisico (ou ainda nao gosta de gerar lixo) compra esse tipo de conteudo por demanda pela internet. Nem meu pai com quase 70 anos fica comprando midia fisica. Netflixes, Google Play, Itunes, Amazon Store, Youtube, Crackle, SNAG, HBO Go, etc... Ja houviram falar?

  • Romildo Veiga
    2015-08-09T23:22:17

    No texto o camarada cometeu um erro, acredito que de digitação, o cara colocou 54 Mbps metade de 128Mbps, quando da verdade é 64Mbps.

  • Português
    2015-08-09T23:14:39

    Sony Sempre Humilhando Samsung e LG Lixos

  • Renato Ciapina
    2015-08-09T23:05:38

    Já gravamos séries originais em 4k desde 2013, e isto é o que vem acontecendo em todo o mindo agora, muito conteúdo 4k já disponível aguardando viabilização de sua transmissão pelas emissoras, o UHD veio para ficar.....até os japas nos empurrar os 8K..... 16k e por ai vai.... Tecnologia em desenvolvimento

  • Jorge Santana
    2015-08-09T22:41:29

    Pena que aqui no Brasil, VC tem que da um rim e um pulmão, oirbuma TV utra HD

  • Plinio Rafael
    2015-08-09T21:11:51  

    É a tecnologia que pretende substituir o DVD, mas até hoje filmes em DVD são oferecidos paralelamente, isso porque na realidade são tecnologias onde o usuário acessa o conteúdo através de mídia óptica, ou seja, não é uma real evolução comparado ao DVD. A evolução são os filmes de stream pela internet, que além de serem de boa qualidade, o conteúdo é acessado de forma mais fácil.

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2015-08-09T21:11:51  

      Com a alta demanda de compra de smartvs e preços das operadoras cada vez mais competitivos, acessar vídeos e filmes pela internet vai se tornar cada vez mais comum, até matar de vez tanto o DVD quanto o Bluray. Só vai adotar esse tipo de mídia, o mesmo pessoal que é nostálgico por máquina de escrever e disco de vinil.

  • Ricardo Mattos
    2015-08-09T19:15:03

    Isso não vinga kkkkk

  • Braga
    2015-08-09T13:15:13

    Lixo. Só países de quinto mundo utilizam disco óptico ainda. Em lugares mais avançados existe o serviço de streaming e armazenamento em nuvem, tanto pra jogos quanto pra filmes. Desejo todo de ruim pra sony e seus aliados por terem financiando (e ainda financiar) esse projeto arcaico de armazenamento em disco óptico.