Internet

09/08/2015 10h41 - Atualizado em 09/08/2015 12h39

Dia dos Pais vira Doodle do Google animado

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Doodle Google homenageia o Dia dos Pais, comemorado no Brasil neste domingo (9), o segundo de agosto. Em uma animação singela, mais tocante, diversas formas de paternidade são ilustradas, em uma homenagem feita pela desenhista Olivia Huynh. O "presente" do Google para os brasileiros, vale lembrar, é exclusivo.

Confira a lista com os 'easter eggs' de games no Google e YouTube

Doodle de Dia dos Pais mostra animais e humanos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Doodle de Dia dos Pais mostra animais e humanos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O Doodle mostra diversos animais com seus filhos: uma ave, um mamífero, um felino e, é claro, por último, um humano. Segundo Olivia, a criação foi feita para representar o âmbito universal do amor de uma família. Afinal, este sentimento não é exclusividade do homem – sendo possível notar vários exemplos de proteção paterna entre os animais na Natureza.

“Feliz dia dos pais para os pais de todas as formas, tamanhos e espécies. O Doodle de hoje representa a universidade do amor familiar. Tinha alguns conceitos separados, com animais, com pessoas, e olhando para todos, achei que poderia ser divertido tentar juntá-los”, explicou.

O Doodle segue os moldes do exibido no Dia das Mães, que também foi feito por Olivia. Segundo ela, a ideia foi justamente dar uma continuidade a este trabalho, até porque ela trabalhou nos dois quase que simultaneamente. Naquele feriado, usou-se amarelo, neste a opção foi pelo verde. Nos dois, o resultado é criativo e emocionante.

A origem e as diferentes datas do Dia dos Pais

O Dia dos Pais é uma data importantíssima, porém com uma curiosidade no Brasil: ele é, no mundo inteiro, o único local que festeja a data no segundo domingo de agosto. O mais comum é celebrá-lo no terceiro domingo de junho, como fazem Estados Unidos, Japão e Inglaterra, por exemplo.

 Em alguns países europeus, como Portugal, Itália e Espanha, ele é comemorado no dia 19 de março. Este é um dia com significado católico, tendo em vista que é considerado pela Igreja o Dia de São José, que era o esposo de Nossa Senhora, mãe de Jesus. Na história, diz-se que o feriado nasceu há mais de 4 mil anos.

Reza a lenda que a celebração começou na Babilônia, quando um jovem chamado Elseu teria moldado o primeiro cartão de Dia dos Pais – mesmo sem saber disso. Ele só prestou uma homenagem ao pai, o famoso rei babilônico Nabucodonosor, desejando-lhe sucesso, sorte e vida longa. A partir deste gesto, nasceu um feriado nacional.

No Brasil, foi o jornalista Roberto Marinho quem implementou a data no segundo mês de agosto. A primeira vez que foi celebrada foi em 16 de agosto de 1953, quando festejava-se também o Dia de São Joaquim. O dia teria sido adotado como a estratégia comercial para incentivar um maior número de vendas à época.

Qual foi o melhor Doodle da história do Google? Opine no Fórum do TechTudo.

E não é só aqui que o Dia dos Pais tem uma data “exclusiva”. Na Áustria, por exemplo, festeja-se no segundo domingo de junho. Na Bulgária, em 20 de junho. Na Coreia do Sul, 8 de maio. Na Tailândia, em 5 de dezembro. E por aí vai. Mas ao todo 28 países celebram o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Yra Doce
    2015-08-09T19:33:19

    Lindinha e delicada a homenagem....rsrs