Celular

26/08/2015 16h21 - Atualizado em 26/08/2015 16h23

Entenda por que a canetinha do Galaxy Note 5 pode quebrar o smartphone

Rafael Jandre
por
Para o TechTudo

Após a descoberta da falha no design do Galaxy Note 5, que pode ser danificado se a caneta Stylus for inserida de cabeça para baixo, o site 9to5Google decidiu analisar o processo. A equipe do site desmontou o aparelho da Samsung e mostrou como o sensor de detecção da S-Pen foi danificado.

Galaxy Note 5 tem o melhor display da atualidade, segundo teste

Existem duas pequenas alavancas no compartimento em que a caneta do Galaxy Note 5 fica alojada. A primeira – e mais importante – fica ligada diretamente à placa lógica do aparelho, informando ao sistema a ausência ou a presença da stylus no estojo. Já a segunda alavanca serve apenas para evitar que a caneta saia de forma involuntária.

O Galaxy Note 5 foi desmontado para verificar os danos causados pela caneta quando inserida de forma errada (Foto:Reprodução/9to5Google)O Galaxy Note 5 foi desmontado para verificar os danos causados pela caneta quando inserida de forma errada (Foto:Reprodução/9to5Google)

Ao inserir a S-Pen no estojo de cabeça para baixo, o pequeno sensor de presença é forçado na direção contrária e, na maioria das situações, quebra dentro do próprio smartphone. Desta forma, recursos como o Lockscreen Memo (anotações com tela desligada) e o acesso à interface de controle da caneta também deixam de funcionar.

Em destaque o diminuto sensor de presença da caneta stylus S-Pen (Foto: Reprodução/9to5Google)Em destaque o diminuto sensor de presença da caneta stylus S-Pen (Foto: Reprodução/9to5Google)

Vale a pena investir tão alto, a partir de R$1.500,00 a R$2.500,00, em um celular? Comente no Fórum do TechTudo

A Samsung recomendou que os donos do aparelho sigam “as instruções presentes no manual do usuário para assegurar que eles não vivenciem um cenário inesperado, causado pela reinserção da S-Pen ao contrário”. Portanto, vale lembrar que só há uma forma correta de inseri-la no aparelho: sempre com a ponta que toca a tela voltada para dentro do Note 5.

Galaxy Note 5 e o Galaxy S6 Edge Plus foram apresentados em agosto deste ano, em Nova York. Ambos estão em fase de produção no Brasil, e espera-se que a Samsung brasileira anuncie os smartphones em um evento marcado para a próxima quinta-feira (27).

Assista abaixo às primeiras impressões sobre os dois aparelhos. O vídeo foi gravado diretamente dos Estados Unidos, após o anúncio dos dispositivos.


Via 9to5Google


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cleber Souza
    2016-08-01T23:36:34

    Desde s5 (2014) todos os tops de linha são melhores que iphone. O Iphone não são rápidos, só não travam. E os tops de linhas da Samsung não travam e são muito mais rápidos.

  • Tiago Costa
    2015-08-27T04:12:35  

    Lixo de aparelho + Lixo de sistema = Usuários recalcados

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2015-08-27T04:12:35  

      Meus semelhantes? Você só pode tá brincado... Mas eu chamei os usuários de recalcados... Lixo são os aparelhos com Android.

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2015-08-27T04:12:35  

      Lixo de comentário.

  • Neto Rodrigues
    2015-12-22T13:59:24

    Este problema, mostra a falta de atenção ao projeto do aparelho. É comum inserção ao contrário de objetos que podem ser retirados. ex: bateria, sdcard.. não observar isso mostra que os projetistas e designers queimaram etapas no processo de criação

  • Ana Oliveira
    2015-08-26T20:40:42  

    Quem nunca tentou (acidentalmente) colocar o conector USB do lado errado? Quando isso acontece no meu aparelho, nada acontece. Quer dizer que quando alguém (acidentalmente) colocar a canetinha do "lado errado" no Note 5, o aparelho já era?

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2015-08-26T20:40:42  

      Ate onde eu sei, USB é a entrada onde você conecta no carregador e/ou computador....

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2015-08-26T20:40:42  

      guilheme Martino, ele está correto, existem diversos tipos de usb. USB A(a comum do note) USB B( comum em impressoras serve para sinalizar uma USB do tipo device), mini usb( padrão motorola antigo) A e mini usb B (padrão novo de celular)

  • Thiago Fialho
    2015-08-29T23:19:38

    Posso dirigir apertando o pedal com a mão e movimentando o volante com os pés... Industria automobilística fail! Ah vá...

  • Linguador
    2015-08-26T20:07:33  

    Falaram tanto do problema da câmera do iPhone 6 Plus, e agora apareceu um bem pior. hehehe Quero ver a Samsung chamar todo mundo pra trocar o Note 5 com defeito de fabricação.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-08-26T20:07:33  

      Joao Neto, o Galaxy S6 entorta mais fácil que o iPhone 6. Pesquise no YouTube...

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-08-26T20:07:33  

      A única coisa boa da apple é que eles trocam o aparelho em casos de falha ou quebra enquanto as outras consertam os aparelhos...FATO...eles trocam porque na venda eles vendem 4 até 5 dependendo do país e entregam um...

  • Wagner Andrade
    2015-08-26T21:38:03  

    Gastam milhares de dolares pra copiar o iPhone 6 Plus, um vem com a canetinha que pode estragar a porcaria do aparelho, sem falar do sistema operacional que vive travando e pegando vírus, é fogo!

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-08-26T21:38:03  

      Ou seja, pra você achar que um iPhone é melhor que qualquer Android você tem que inventar argumentos, tipo pegar vírus (nunca vi um vírus pra Android... Os Anti-Virus existem pra pegar trouxas, mas virus mesmo... pff, me apresenta um)

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-08-26T21:38:03  

      copiar o iphone plus?!?!?! não que a Samsung não copie tbm.. mas nesse caso quem começou com os phablets foi a Samsung mesmo com todo mundo zuando que ninguém ia usar um tablet no bolso.. ai depois que a Apple lança ai vira inovação.. :S

  • Johnny Mnemonic
    2015-08-27T07:52:50

    A "falha no design" do Note 5 é que não existe nada no aparelho que impeça de uma pessoa fazer uma lambança dessas, de colocar a caneta ao contrário. Coisa que não acontece nos Notes 1,2,3 e 4.

  • Joao Neto
    2015-08-26T20:59:38  

    Novamente não vi defeito ai, na verdade o usuário que é uma anta se enfia a caneta ao contrário...

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2015-08-26T20:59:38  

      A "falha no design" é que não existe nada no aparelho que impeça de uma pessoa fazer uma lambança dessas, de colocar a caneta ao contrário.

  • Maicol Vieira
    2015-08-27T00:19:07

    kkkkk

  • Wagner Andrade
    2015-08-26T21:06:09

    Falha de designer do Note 5 ou do quadrúpede que comprou ??

  • Wagner Andrade
    2015-08-26T21:02:54

    Ainda bem que não comprei essa porcaria, se não ficaria muito pluto!

  • Renato Ec
    2015-08-26T17:26:10  

    Sistema que precisa de 4GB e Octa-Core pra não travar. Que precisa instalar antivirus. Aparelho Samsung que consegue estragar o que já é ruim (Android) e mais essa de quebrar por causa da caneta. Tsc tsc tsc... Amadores...

    recentes

    populares

    • Renato Ec
      2015-08-26T17:26:10  

      Quando alguém precisa perguntar o que a Samsung vai fazer, é porque os dois são burros. (Quem vende e quem comprar)

  • Jacques
    2015-08-26T20:15:50

    SÓ UMA ANTA PARA COMPRAR ESSA PORCARIA ASIÁTICA!

  • Erinaldo Santos
    2015-08-26T18:25:09

    Falha no designer ou no quadrúpede que coloca ao contrário ??

  • Jacques
    2015-08-26T17:19:51

    SÓ UMA ANTA PARA POR AO CONTRÁRIO.