Roteador

19/08/2015 07h01 - Atualizado em 19/08/2015 14h42

Extensor da TP-Link transforma tomadas em pontos de Internet

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

A TP-Link acaba de anunciar uma nova linha de extensores de sinal. É a linha Powerline e o seu diferencial em relação aos outros produtos do gênero é a capacidade de transformar a rede elétrica da sua casa em rede de internet. A grande vantagem disso é que os repetidores de sinal não sofrem com barreiras físicas do imóvel, como paredes, desníveis e pontos cegos, visto que ele usa uma estrutura que transpõem tudo isso e já está instalada em todos os cômodos.

Além da internet ‘turbo’: confira os roteadores com funções ‘secretas’

Há três modelos desses novos repetidores de sinal. O de entrada trabalha com velocidade de 200 Mbps. O intermediário alcança 500 Mbps e ainda há um híbrido, que atua nas duas velocidades, tanto 200 quanto 500 Mbps.

Novo repetidor de sinal da TP-LInk usa a rede elétrica para tansmitir dados (Foto: Divulgação/TP-Link) Novo repetidor de sinal da TP-LInk usa a rede elétrica para transmitir dados (Foto: Divulgação/TP-Link)


A montagem da rede é bem simples, pois todos os repetidores Powerline possuem o botão Clonar Wi-Fi, que copia automaticamente o SSID (nome da rede) e a senha. Assim, o repetidor já fica configurado e pronto para se conectar com PCs, notebooks, smart TVs, consoles de videogames e qualquer outro gadget que se conecte à internet por meio da rede Wi-Fi.

O transporte de dados por meio da fiação elétrica é possível graças ao padrão HomePlug AV, que pode transportar até 500 Mbps por meio da rede elétrica de sua casa ou escritório. Com essa velocidade, é possível fazer streaming de vídeos e áudio, além de poder aproveitar os melhores jogos multiplayer sem sofrer com diminuição da velocidade ou aumento de latência.

Roteador com pouco sinal, como resolver? Confira no Fórum do TechTudo.

Todos os extensores de sinal da linha Powerline, da TP-Link, já foram distribuídos para os principais varejistas do país. As vendas começarão em setembro. O preço sugerido do repetidor de entrada, o WPA4220, será de R$ 299,90.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luis Ramos
    2015-08-19T11:28:02  

    Nem pra explicar a parada direito... o que acontece é que esse aparelho, ligado à energia (obvio né, todo aparelho eletrônico precisa de energia), pode ser utilizado para se conectar à sua rede WiFi e redistribuir o sinal, tanto por cabo quanto via WiFi, e desta maneira, expandí-lo até partes da sua casa (por exemplo) onde o sinal seja fraco ou inexistente, além de possibilitar conectar equipamentos via cabo RJ45 que estejam distantes do ponto principal de distribuição de rede.

    recentes

    populares

    • Luis Ramos
      2015-08-19T11:28:02  

      Cara era só ler a matéria com atenção que não errava. O texto é até simples embora pudesse ser explicado melhor, só se confunde quem não leu o texto atentamente.

    recentes

    populares

    • Luis Ramos
      2015-08-19T11:28:02  

      A distribuição é pela rede elétrica. Por isso é necessário 2 ou mais aparelhos... 1 que está conectado a sua rede, por RJ45 ou Wi-fi e os demais recebem o sinal da rede de dados via rede elétrica e redistribui via Wi-fi ou RJ45. É só olhar a foto do equipamento. São dois e ambos tem entrada para o RJ45. A transmissão é via rede elétrica.

  • Vanderson Lopes
    2015-08-19T11:39:50  

    ''MÁGICO'' ISSO É UM REPETIDOR, EXISTE HÁ ANOS, NÃO TRANSMITE NADA VIA REDE ELÉTRICA, A TOMADA SERVE APENAS PARA ALIMENTAR O APARELHO QUE RECEBE A INTERNET SEM FIO E A DISTRIBUI NOVAMENTE!

    recentes

    populares

    • Vanderson Lopes
      2015-08-19T11:39:50  

      dá zero pra ele....kkkkk

    recentes

    populares

    • Vanderson Lopes
      2015-08-19T11:39:50  

      Pior é ter quase 200 positivos pro comentário dele, ahhh, a tal da inclusão digital sem sequer uma boa base em português, dá nisso, comenta sem sequer ter compreendido o texto.

  • João Paulo
    2015-08-19T17:25:33

    Acaba de lançar? Tenho esses equipamentos faz tempo... e comprei usados de um amigo meu.

  • Paulo Filizzola
    2015-08-19T15:33:37  

    Comprei há alguns meses e, realmente, funciona. Minha internet está mais estável. A TP-Link promete o que cumpre.

    recentes

    populares

    • Paulo Filizzola
      2015-08-19T15:33:37  

      Se ele copia automaticamente sinal e senha então pode roubar o wifi da vizinha?

    recentes

    populares

    • Paulo Filizzola
      2015-08-19T15:33:37  

      TP-Link TL-WPA4220 Starter Kit Powerline Extender AV500

  • Victor Jordão
    2015-09-24T11:53:04

    Pessoal, alguém sabe se o de 500mbps já está a venda no Brasil? Se sim, onde?

  • Manoel Gonçalves
    2015-09-03T14:54:41

    Mais não vou precisar de um provedor de internet? Só colocar "na tomada" e já está funcionando

  • Dat Lopes
    2015-08-20T11:54:33  

    Para quem não entendeu e ficou confuso com a matéria vou explicar de maneira simples, você vai ter 2 aparelhos um vai se comunicar com o outro usando a rede elétrica da sua casa e esses aparelhos podem transmitir o sinal tanto com ou sem fio.

    recentes

    populares

    • Dat Lopes
      2015-08-20T11:54:33  

      E a distância meu filho?

    recentes

    populares

    • Dat Lopes
      2015-08-20T11:54:33  

      300mts dentro da mesma rede elétrica (mesma fase, sem passar pelo relógio.

  • Carlos Castro
    2015-09-02T15:08:00

    Isso quer dizer que poderei compartilhar de uma conexão de internet 30gbs de um amigo que mora em outro bairro. PERFEITO! ;)

  • Bruno Benedicto
    2015-08-20T14:20:34

    Isso já existe na china/japan a muito tempo

  • Nilo Trigueiro
    2015-08-20T10:46:55

    Pra ser sincero, esta matéria esta mais que atrasada, instalei um deste no apartamento do diretor de minha empresa em 2013. E realmente funciona, o sinal é transferido via rede elétrica (fiação), quando o sinal sai de um aparelho e chega no outro, este transmite via wi-fi ou cabo UTP. Mas vale lembrar que o sinal enviado não chega todo, por exemplo o sinal enviado de uma ponta é de 20mB vai chegar do outro lado entre 10 e 15 MB, talvez menos. Funciona certinho, outra coisa pros desavisados as tomadas devem de estar no mesmo circuito, caso não, não vai funcionar. Abraço :)

  • Irany Francisco
    2015-08-20T08:07:36  

    de novo matéria paga... mas pelo menos é interessante, só que ela nao explica que são duas fases, a primeira é um aparelho que vai, na tomada e recebe o sinal da internet, estes sim transforma o fluxo de informações em rede eletrica, e na outra ponta fica um aparelha que retorna essas informações a sinal wi-fi comum...

    recentes

    populares

    • Irany Francisco
      2015-08-20T08:07:36  

      Olha vivo no Reino Unido ja a 11 anos e isso aqui ja e velho , nao tem o que textar , funciona 100% , existem com 2/3/4 ou mais , um vai na base no moden , os outros ou outro vc coloca em uma tomada e conecta seu PC ou router , moro em casa de 3 pisos , o principal esta no piso de baixo e tenho outros em cada piso , funciona mesmo.

  • Emerson Nogueira
    2015-08-20T09:48:50  

    Bacana vou testar. Obrigado pela indicação.

    recentes

    populares

    • Emerson Nogueira
      2015-08-20T09:48:50  

      Olha vivo no Reino Unido ja a 11 anos e isso aqui ja e velho , nao tem o que textar , funciona 100% , existem com 2/3/4 ou mais , um vai na base no moden , os outros ou outro vc coloca em uma tomada e conecta seu PC ou router , moro em casa de 3 pisos , o principal esta no piso de baixo e tenho outros em cada piso , funciona mesmo.

  • Roberto K
    2015-08-20T09:56:58

    Acho que é assim, vem dois aparelhos, um recebe o sinal principal da rede e transmite o sinal pela rede elétrica da residência, o outro deve ser conectado numa tomada em qualquer ambiente que se deseje, receberá o sinal pela rede elétrica e retransmitirá por wifi , a vantagem em relação a um roteador wifi é que não haverá perda significativa de sinal, qualquer ambiente que tiver um repetidor conectado na rede elétrica terá um sinal integro. Claro que se vc quiser o sinal integro em vários ambientes terá que comprar vários repetidores.

  • William Rodrigues
    2015-08-20T07:12:22  

    A pergunta que não que calar - Se eu colocar o aparelho onde o sinal wifi não chega, ele vai transportar dados pela elétrica? (segundo texto sim ) Oo.

    recentes

    populares

    • William Rodrigues
      2015-08-20T07:12:22  

      Sim..ele pode fazer isso, mas precisa do KIT, é possível transmitir dados por esses cabos..querendo ou não é um"par metálico" . Temos que ler nas especificações qual a distancia que ele funciona e em que tipo de "cabo"

    recentes

    populares

    • William Rodrigues
      2015-08-20T07:12:22  

      a ideia é vc usar um par.. liga um em um local que tem sinal de wi-fi e o outro no lugar que vc quer o sinal... ele vai transmitir os dados pelo fio da rede e o aparelho do outro lado gera o sinal wifi

  • Jackson Kolba
    2015-08-20T09:13:39

    gente o que que tem haver matéria paga... que ignorante

  • Vinicius Caetano
    2015-08-20T08:55:55

    Isso aí, qualquer smartphone já faz....e não precisa estar conectado na energia elétrica.

  • Fabio Silva
    2015-08-19T19:44:42  

    Onde está a magia? Aliás, tudo para este site é magia.

    recentes

    populares

    • Fabio Silva
      2015-08-19T19:44:42  

      Tudo nesse site que não é mágico, é "baratinho" hehe

    recentes

    populares

    • Fabio Silva
      2015-08-19T19:44:42  

      kkkk boa

  • Eudemar Santos
    2015-08-20T03:46:13

    Caso o sinal esteja ainda ruim, poderá levar do seu roteador um cabo extensor até o repetidor e redistribuir a rede principal usando o sistema Bridge, ou seja, mantendo o IP do roteador ao atual repedidor.

  • Eudemar Santos
    2015-08-20T03:46:01

    Está com dúvidas, vá o site do fabricante e acompanhe o manual do produto. Abraços. Euds - Técnico em Informática a mais de 12 anos.

  • Marcelo Pereira
    2015-08-20T00:04:16

    Puxa vida que materiazinha de quinta, nem explica direito todas as funcionalidades do aparelho....

  • Eliabe Sousa
    2015-08-19T23:06:45

    é tecnologia ou é mágico? o titulo diz aparelho mágico...

  • Luiz Nogueira
    2015-08-19T20:44:56

    Enquanto isso Vascão desce a ladeira abaixo....

  • Vinicius Mello
    2015-08-19T15:13:45  

    Só uma duvida, se eu tenho as tomadas da casa, no andar térreo, ligada em uma fase, os do superior em outra e os da área de lazer em outra, ele é capaz de transmitir o sinal usando o neutro, que é comum a todas as tomadas, ou não?

    recentes

    populares

    • Vinicius Mello
      2015-08-19T15:13:45  

      Só funciona se estiver na mesma fase (uma opcao é ligar em tomadas 220, ) assim pelo menos uma fase estará conectada

    recentes

    populares

    • Vinicius Mello
      2015-08-19T15:13:45  

      Engraçado.. Fui muito burro, tenho uma empresa de produtos eletronicos, fiz uma joça dessas a 5 anos, achei que não ia servir pra nada, super simples, alguns componentes e um micro controlador com ethernet...agora é isso, mas se quiserem um gratuito fço, me envie deijair na simsat. com e o br. gastaram 40 reias para ter um do jeito que quiser.

  • Thiago Oliveira
    2015-08-19T20:11:50

    Isso já tem a muito tempo em sites chineses...

  • Marcelo Prado
    2015-08-19T16:46:27  

    gente estão falando de transporte de dados pela rede eléctrica vcs perceberam ou não..presta atenção na leitura.

    recentes

    populares

    • Marcelo Prado
      2015-08-19T16:46:27  

      brasil o brasil.

    recentes

    populares

    • Marcelo Prado
      2015-08-19T16:46:27  

      Essa tecnologia é para usar em casa, não para levar internet a ultima milha. Exceto em caso de zonas isoladas que ja possua rede elétrica aí sim poderia ser usado.