Redes sociais

26/08/2015 15h13 - Atualizado em 26/08/2015 16h12

Facebook M é o assistente pessoal que funciona dentro do Messenger

Thássius Veloso
por
Da redação

O Facebook revelou hoje o Facebook M, um assistente virtual que funciona diretamente num aplicativo que todo mundo já conhece: o Facebook Messenger. Por meio dele, os usuários da rede social poderão tirar dúvidas e até mesmo repassar tarefas que serão concluídas pelo próprio sistema, que conta com inteligência artificial.

Facebook para smartphones tem quatro funções ‘escondidas’

O M chega para concorrer com outros assistentes virtuais de empresas renomadas, como o Google Now, que marca presença nos celulares rodando Android; a Siri, presente no iPhone; e a Cortana, tecnologia que marca presença no Windows 10 e estará também nos smartphones rodando o sistema da Microsoft.

Facebook M (Foto: Divulgação/Facebook)Facebook M (Foto: Divulgação/Facebook)



É possível saber quem me visitou no Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo

Diferentemente da aposta da Apple, Google e Microsoft neste campo, o Facebook criou um assistente digital que é eletrônico, mas passa por supervisão de humanos de verdade. Numa das imagens de demonstração do recurso, o próprio M sugere perguntas como:

– Você pode me ajudar a encomendar flores para o aniversário da minha mãe?

– Onde fica o melhor lugar para escalar na área da baía?

– Tem alguma praia que permita entrada de cães nas redondezas?

“O M (...) pode comprar itens, entregar presentes para pessoas queridas, fazer reservas em restaurantes, organizar viagens e compromissos, e muito mais”, disse o vice-presidente do Facebook, David Marcus.

A tecnologia funciona pelo Messenger e, neste momento, não utiliza outros dados colhidos pelo Facebook – como as interações na rede social, por exemplo – para dar respostas mais precisas. Entretanto, a empresa não descarta adicionar este tipo de inteligência no futuro.

Embora o anúncio tenha acontecido nesta quarta-feira (26), o Facebook M inicialmente estará disponível apenas para “algumas centenas” de usuários da rede social que vivem na região de São Francisco, nos Estados Unidos.

Via The Verge, Wired, TechCrunch e Engadget.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares