Internet

17/08/2015 11h15 - Atualizado em 18/08/2015 15h32

Google vai fazer buscas offline internas no desktop do seu PC

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O Google está prestes a dar mais um passo para honrar a maneira como o chamam: Gigante de Buscas. De acordo com uma nova patente registrada pela companhia, o buscador será capaz em breve de encontrar também dados offline que estejam salvos no desktop do seu computador e não apenas arquivos que estejam hospedados em servidores web e em outros sites como faz tradicionalmente.

Exclusivo: Cortana em português terá voz de âncora de TV, diz gerente da Microsoft

Google (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)Google vai fazer buscas offline internas no desktop do seu PC (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

O nome da patente é “Computer Application Data in Search Results” (Dados de Aplicativos de Computador nos Resultados de Buscas). O registro abrange uma grande variedade de pesquisas e meios de execução. Dessa forma, o buscador do Google ganharia funções semelhantes as da Siri e da Cortana, que são capazes de pesquisar também arquivos específicos que estejam salvos no HD.

Qual o melhor aplicativo de GPS para celular? Comente no Fórum do TechTudo.

De acordo com a patente, o Google passaria a buscar informações nos aplicativos nativos, em serviços remotos etc. Os apps registrados podem ser programas de redes sociais, como o Facebook, ou softwares próprios como o Google Maps, que passaria a monitorar as suas pesquisas e visitas. Além disso, as músicas que estariam tocando no seu player também podem ser pesquisadas.

Nova patente da Google indica que buscador será capaz de encontrar arquivos salvos no seu HD (Foto:Reprodução/Slashgear)Nova patente da Google indica que buscador será capaz de encontrar arquivos salvos no seu HD (Foto:Reprodução/Slashgear)

O Google, porém, não vasculhará seus arquivos sem permissão. Além disso, nos termos de uso, deve estar assegurado que a empresa não repassará essas informações para outras companhias. Se você não se incomoda com isso, provavelmente se beneficiará ainda mais das funções oferecidas pelo buscador. A data de lançamento do recurso ainda não foi revelada.

Via SlahsGear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kelves Santos
    2015-08-18T22:44:42

    No Windows 10 ja tem a opção de pesquisa do lado do botão iniciar, não vejo a necessidade de pesquisar algo no computador pelo navegador, e outra esse negocio de "nos termos de uso, deve estar assegurado que a empresa não repassará essas informações para outras companhias", sei não em...é a mesma coisa do maps que traça a rota de todos os lugares que vc ja foi, tem ate um site do google que mostra os caminhos, e muita gente não sabe usar ou desabilitar este serviço, é mais fácil procurar arquivos pelo próprio sistema operacional e mais seguro tbm, claro que na minha opinião.