Internet

24/08/2015 11h30 - Atualizado em 24/08/2015 11h30

IFTTT lança Maker Channel para conectar PCs e robôs na nuvem

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O IFTTT, plataforma online que conecta dispositivos e serviços na nuvem, promete ajudar ainda mais os desenvolvedores de hardware independentes, conhecidos também como makers. A novidade é o Maker Channel, que permite a qualquer usuário criar receitas sem depender de canais oficiais disponibilizados por fabricantes. Com ele, será possível integrar o hardware equipado com software livre, como robôs e todo tipo de tecnologia própria e experimental, para executar comandos automatizados na nuvem.

Duke Kahanamoku, pai do surfe moderno, ganha 'Doodle Havaiano'

Maker Channel é recurso do IFTTT para desenvolvedores independentes (Foto: Divulgação)Maker Channel é recurso do IFTTT para desenvolvedores independentes (Foto: Divulgação/IFTTT)

A novidade deverá atrair makers que usam Raspberry Pi ou Arduino para “dar vida” às suas criações. Para gerir o serviço, receber alertas e controlar robôs à distância, é necessário uma plataforma na nuvem e o app IF, disponível para Android ou iOS.

A promessa do IFTTT é que o Maker Channel seja compatível com diversos tipos de tecnologias, como sistemas de alarmes residenciais baseados em Arduino e rastreadores de movimento feitos com Raspberry Pi, desde que possam receber requests via web (webhook).

 Qual é o melhor streaming e por quê? Comente no Fórum do TechTudo.

Não é a primeira investida do IFTTT no mundo da Internet das Coisas e da automação residencial. Afinal, o serviço já oferece suporte a vários produtos domésticos que se conectam à Internet, como detectores de fumaça, da Nest, e as lâmpadas inteligentes Hue, da Philips

Ficou interessado? Acesse agora o IFTTT Maker Channel.

Via Make Use Of

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares