Jogos de aventura

03/08/2015 11h00 - Atualizado em 08/03/2016 12h04

A Lenda do Herói é um novo jogo brasileiro que mistura RPG e música

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

A Lenda do Herói é um novo game para computador de produção brasileira que promete revolucionar em alguns aspectos. Apesar dos gráficos simples, a ideia é misturar aventura e RPG com elementos musicais. De autoria dos Castro Brothers, Matheus e Marcos, “celebridades” do YouTube, o jogo passou por um financiamento coletivo de sucesso e espera agradar tanto os fãs da dupla quanto quem curte games com aspecto clássico e moderno ao mesmo tempo. Saiba mais do projeto, que deve ser lançado em 2016, no nosso bate-papo com os autores:

Veja os melhores jogos para PC feitos por brasileiros

A Lenda do Herói traz mistura inusitada entre RPG, aventura e música (Foto: Divulgação)A Lenda do Herói traz mistura inusitada entre RPG, aventura e música (Foto: Divulgação/Castro Brothers)

A fama no YouTube

Os Castro Brothers ficaram famosos por publicarem vídeos engraçados e criativos no YouTube, onde normalmente cantam músicas e fazem paródias, muitas delas relacionadas a jogos. Marcos comenta que a ideia inicial para o game partiu dele, com a criação de um vídeo para um concurso, intitulado “A Lenda do Herói”.


No vídeo, a dupla narravam em forma de música os fatos que ocorriam na tela. “Depois de publicar no Youtube, muita gente acreditou que a animação era um título de verdade; outros pediram que fizéssemos um jogo. Resolvemos juntar a demanda do público com um desejo antigo nosso de ter um game próprio”, diz Marcos.

Castro Brothers, Marcos e Matheus, autores da ideia (Foto: Divulgação)A Lenda do Herói: Marcos e Matheus Castro, autores da ideia (Foto: Divulgação/Castro Brothers)

Raízes 16 bit

Para quem conhece o clipe ou já viu alguma prévia do título nas imagens desta matéria, pode ter notado a semelhança visual com os jogos da série Wonder Boy, que, por sua vez, já viraram games da Turma da Mônica no Brasil, na época do Master System. Essa franquia é uma das muitas influências que os Castro Brothers procuraram para inserir em sua produção.

“A maior referência foi Wonder Boy in Monster World, [versão] para o Mega Drive”, contou Marcos. Mas a diferença fica por conta da narração, que é cantada pelos Castro, de acordo com o que ocorre na tela. “No que diz respeito à narrativa, eu diria que as maiores inspirações são Bastion, Thomas Was Alone e The Stanley Parable”, disse Matheus. “Quando observamos estes jogos nós concluímos que, apesar disso ser algo inédito até então, seria possível pegar esse conceito de narrativa dinâmica e torná-lo ‘musicado’”, complementou Matheus.

Game promete ter mistura inédita na jogabilidade (Foto: Divulgação)A Lenda do Herói: game promete ter mistura inédita na jogabilidade (Foto: Divulgação/Castro Brothers)

E o público-alvo?

Qual tipo de jogador deve curtir A Lenda do Herói? Trata-se de um game com peculiaridades clássicas, como aponta Matheus: “Quem vai gostar é o fã de jogos clássicos da era 16 bits, que quer revisitar este momento da história dos games com uma releitura bem-humorada. Nosso objetivo é fazer um jogo para quem é nosso fã e também para quem não é”, diz Marcos

A dupla garante que a qualidade vai ser o ponto alto do game. Além de contar com uma equipe de programadores, designers e outros profissionais relacionados, eles mesmos possuem talentos que somam ao desenvolvimento do jogo. “Infelizmente muitas pessoas têm a impressão de que, só porque produzimos material para o YouTube, não temos conhecimento e background em outras áreas. Eu tenho mestrado em Matemática, sou comediante e músico. Meu irmão é formado em Letras, é tradutor e tem um vasto conhecimento sobre o mercado de games”, apontou Marcos.

Além disso, não é apenas a fama que garante o sucesso. Para eles, a dificuldade de desenvolvimento que os estúdios têm no Brasil foi mais um obstáculo a ser vencido. “Criar um jogo simples hoje em dia é fácil em praticamente qualquer lugar do mundo, mas construir um projeto mais ambicioso no Brasil é bastante difícil”, disse Matheus. “É preciso ter muita disciplina e uma metodologia de trabalho bem clara. Quanto ao game, a nossa grande dificuldade inicial foi lidar com a criação da trilha sonora dinâmica. Como não conhecemos nenhum outro título que tenha feito isso antes, tivemos que trilhar nosso próprio caminho sem a ajuda de ninguém”, declarou Matheus.

A Lenda do Herói deve sair para PC, inicialmente (Foto: Divulgação)A Lenda do Herói deve sair para PC, inicialmente (Foto: Divulgação/Castro Brothers)

Planos futuros

Após o financiamento coletivo, que arrecadou mais de R$ 250 mil em doações de fãs, a ideia é lançar o game primeiro no Windows, Mac e Linux. Porém, há uma chance de vermos A Lenda do Herói em outras plataformas no futuro. “Temos interesse em lançar em outras plataformas, como consoles, mas não podemos confirmar nada do tipo no momento”, adicionou Matheus.

Para o futuro, a dupla já planeja uma sequência, expandindo o universo do jogo de diversas formas. “Quando construímos a história da Lenda do Herói, juntamente com o [roteirista] Fabio Yabu, já deixamos aberta a possibilidade de fazer diversos games conectados na linha do tempo – ou em diversas linhas do tempo, quem sabe!? Nós já temos o esboço de pelo menos quatro histórias neste universo”, finalizou Marcos.

Vale lembrar que, inicialmente, A Lenda do Herói é um jogo exclusivo para o público brasileiro. Ele será vendido também no Steam, mas somente com as músicas em português. No futuro, a dupla estuda a possibilidade de lançá-lo em outros idiomas, o que requer um trabalho maior.

Com que idade você aprendeu a programar? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo
    2015-08-03T14:44:01  

    Lembra bastante wonderboy

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2015-08-03T14:44:01  

      lembra muito tambem Y`S