Celular

25/08/2015 12h00 - Atualizado em 25/08/2015 12h00

Microsoft desenvolve app que ‘transforma’ celular em scanner 3D

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A Microsoft Research, divisão de pesquisas da Microsoft, desenvolveu o aplicativo MobileFusion, que é capaz de “transformar” um smartphone em um scanner 3D. O programa captura imagens de objetos ou pessoas e faz uma modelagem tridimensional do conteúdo direto no celular, sem precisar de qualquer software ou hardware extra.

Moto G 2015: dez dicas para aproveitar ao máximo a câmera do celular

A tecnologia é semelhante ao que se usa para fazer games de realidade aumentada, porém, segundo os desenvolvedores, é superior a qualquer outro método para fazer funções de escaneamento 3D. Afinal, não precisa de nenhum acessório ou internet, permitindo que qualquer um, em qualquer lugar, possa utilizá-lo.

App da Microsoft promete scanner 3D no celular (Foto: Divulgação/Microsoft)App da Microsoft promete scanner 3D no celular (Foto: Divulgação/Microsoft)


Shahram Izadi, dos integrantes do projeto, explica que há diversas maneiras de tornar a tecnologia útil. Não somente para impressões 3D ou para usar o gráfico capturado em um jogo ou apresentação profissional, mas também para as pessoas que estiverem em um local e quiserem compartilhá-lo detalhadamente com os amigos.

“Nosso grande ponto de partida foi o sensor que todo mundo tem no bolso, a câmera do celular. Com isso, é possível levar a todos as possibilidades do escaneamento 3D. E o principal é que tudo acontece dentro do próprio telefone”, explicou Izadi.

Qual recurso dos smartphones que você mais gosta? Comente no Fórum do TechTudo

A ideia é fazer com que a captura 3D dos celulares com o aplicativo seja tão simples quanto fotografar: apontar a câmera, tirar as fotos do jeito orientado e pronto.

Os desenvolvedores identificaram que a maioria dos smartphones já têm capacidade suficiente para processar este tipo de tarefa, por este motivo tiveram apenas que desenvolver um algoritmo para que a câmera atuasse como scanner. Ela passa a registrar diversas imagens simultaneamente, como o olho humano faz.

Apesar da empolgação dos desenvolvedores e das possibilidades que certamente irão chamar a atenção de muitos usuários, o projeto ainda não tem uma data para chegar ao público. A tecnologia está sendo testada para verificar se pode chegar a todos os celulares das plataformas Android, iOS e Windows Phone.

Via TechNet


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Souza
    2015-08-26T10:16:41

    A MS tem que fazer isso... Bons aplicativos e ganhar rios de dinheiro (ainda mais) com Android. Já que ganha bilhões e bilhões anualmente com patentes com as vendas de celulares com Android.