Sistemas Operacionais

19/08/2015 17h46 - Atualizado em 20/08/2015 09h23

Nova falha no Android permite app malicioso gravar vídeos e tirar fotos

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma nova falha no Android foi anunciada, nesta segunda-feira (17), pela empresa de segurança de computação Trend Micro. De acordo com a companhia, o erro permite que um aplicativo malicioso não autorizado execute ações sensíveis de privacidade, como gravar vídeos, tirar fotos e ler arquivos MP4. O processo é o mesmo do bug Stagefright, que deixa o Hangouts vulnerável a ataques de hackers no Android.

Novo bug do Android permite hackear aparelhos usando apps de fabricantes

O novo problema ocorre no AudioEffect, um componente do mediacenter que não consegue processar com precisão o tamanho dos buffers enviados por outros aplicativos. Como o valor do buffer é definido pelo cliente, isto permite que um programa que não requer autorizações explore a falha, comprometendo o dispositivo

galaxy-s6-edge-plus-specs (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Falha no Android pode afetar segurança dos usuários (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Desta forma, o aplicativo malicioso ganharia acesso às mesmas ações permitidas ao mediacenter, como tirar fotos, ver e gravar vídeos. O programa também pode ser escrito de forma a explorar a falha apenas depois de certo tempo, permanecendo "dormindo" após ser baixado para aparentar ser inofensivo.

Como remover vírus do Android? Descubra no Fórum do TechTudo

Segundo o engenheiro de resposta a ameaças móveis da Trend Micro, Wish Wu, isto pode dificultar a detecção de programas comprometidos. A desenvolvedora também afirmou que não foram encontrados indícios de que a falha esteja sendo explorada em qualquer tipo de golpe.

O problema afeta as versões 2.3 até 5.1.1 do Android. Ele foi descoberto em junho, mas a Trend Micro esperou até que o Google divulgasse uma correção para anunciá-lo. Embora a solução já tenha sido encontrada, ela ainda não está disponível para os usuários finais, que devem esperar atualizações das fabricantes.

Via Trend Micro, The Guardian e PC World

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Flavio Costa
    2015-08-20T08:24:56  

    KKKKK tipico do sistema...vc entra e rouba todas as fotos...isso que da ter um sistema aberto aonde qualquer instalação de aplicativo se torna uma ameaça!

    recentes

    populares

    • Flavio Costa
      2015-08-20T08:24:56  

      s6 Edgy = 4000 iphone 6 = 3200 Dobro do preço ? acho melhor vc verificar os preços dos produtos, antes um aparelho que me traga segurança do que um aparelho aonde eu fico veraneável e tenha minha privacidade violada!!! : )

    recentes

    populares

    • Flavio Costa
      2015-08-20T08:24:56  

      flavio fala isso pra fotos vazadas do icloud

  • Katapimba
    2015-10-02T06:49:34

    é verdade que quem tem samsung pode ser o proximo stenio garcia? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alex Santos
    2015-08-20T08:27:27  

    ooo meu Deus ... grande coisa.. todo sistema tem falha.. conheço hacker que invade qual quer coisa.. ele disse que tudo e vulneravel.. até sistema de banco ele falou que e fácil de invadir..

    recentes

    populares

    • Alex Santos
      2015-08-20T08:27:27  

      la vem o homem que quer resolver os problemas do mundo.. acorda filho vem pra vida real..

    recentes

    populares

    • Alex Santos
      2015-08-20T08:27:27  

      Kkkkkk

  • Ivan.caldas
    2015-08-20T10:40:07

    Mais uma matéria tendenciosa. problema no App é só nao baixar.

  • Felipe Cunha
    2015-08-20T09:49:57

    Não tem uma falha maior do que morar nesse Brasil.

  • Carlos
    2015-08-19T18:16:33  

    Já foi corrigido o cabeça de fuinha, o erro é em um app e não no S.O

    recentes

    populares

    • Carlos
      2015-08-19T18:16:33  

      erro de um componente do android

    recentes

    populares

    • Carlos
      2015-08-19T18:16:33  

      Se é em um aplicativo, não é no sistema.

  • Bruno Barros
    2015-08-20T04:53:55  

    Hahaha... Se não é um Iphone, Não é um Iphone !!!!!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Bruno Barros
      2015-08-20T04:53:55  

      Amigo você esqueceu do bug que o hicredo deu que qualquer contato pode ver todas as conversas que a pessoa teve! da na mesma tecnologia no geral da erros!

  • Erasto Alves
    2015-08-20T08:13:49

    Android é uma peneira, só tem buracos!!!

  • Fabio Costa
    2015-08-19T21:34:45  

    Android lixo do lixo.

    recentes

    populares

    • Fabio Costa
      2015-08-19T21:34:45  

      troll

  • Carlos
    2015-08-19T18:56:50

    Quer trolar um usuário da maçã ? procura no google mensagem reinicia e trava iphone. ja mandei uns 10 e nego me liga uahuahuahuah

  • Olavo Morett
    2015-08-19T20:04:58

    Isso e que da , toda vez que você instala um APP , o cara quer permissão pra tudo , coisa que não tem nada haver e você e obrigado a permitir. Chupa gooooooogle.

  • Vinicius Pereira
    2015-08-19T18:46:49

    Se pudesse colocar o IOS em um S6 seria perfeito!!!!

  • Edney Queiroz
    2015-08-19T18:03:07

    ahhh Android vc sempre se superando....