Sistemas Operacionais

23/08/2015 08h00 - Atualizado em 24/08/2015 11h25

Senha de desbloqueio de usuários de Android é 'previsível', diz estudo

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Os padrões de desbloqueio do Android, aqueles em que você precisa ligar pontos na tela, são muito previsíveis. É o que diz um estudo realizado na Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega e divulgado nesta sexta-feira (20). Os "desenhos" usados para desbloquear o celular podem ser tão fáceis de descobrir quanto as senhas clássicas “1234”, “senha”, “password” e etc, colocando em risco a segurança dos usuários.

Novo sensor do Android bloqueia o smartphone quando está longe do dono

O levantamento analisou os padrões de uso de quatro mil pessoas para determinar as tendências de comportamento que podem tornar esse tipo de medida insegura diante dos ataques persistentes.

Se o seu padrão de desbloqueio é algum desses, é bom começar a pensar em algo diferente (Foto: Divulgação/Marte Loge)Se o seu padrão de desbloqueio é algum desses, é bom começar a pensar em algo diferente (Foto: Divulgação/Marte Loge)

O estudo, realizado por Marte Loge, verificou que, em média, os usuários do sistema operacional do Google ligam um total de cinco bolinhas com seus padrões de desbloqueio, dentre as nove opções possíveis. O mais surpreendente é que 37% dos usuários usam métodos que unem apenas quatro pontos, o que leva a um universo de combinações de 1.624 possibilidades diferentes.

Assim como senhas comuns, que ficam mais complexas conforme a quantidade de caracteres aumenta, os gestos de desbloqueio do Android também operam da mesma forma. Ao usar nove pontos, são 140.704 combinações diferentes.

Como saber qual a versão do Android do meu smart? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais grave do que usar apenas quatro pontos de ligação entre os nove permitidos, está o fato de que grande parte dos padrões analisados liga apenas pontos de canto a canto na tela, desenhando contornos bem simples e bastante fáceis de adivinhar. Do total de quatro mil combinações analisadas, 44% dos padrões começavam com a primeira bolinha do esquema. E em 77% dos casos, o movimento de desbloqueio começa em um dos cantos da tela.

Com estes dados, um hacker poderia criar um software que, a partir de possibilidades, desenha quais são os padrões mais prováveis de desbloqueio, por exemplo.

Como criar um padrão de desbloqueio seguro?

Segundo Marte, o ideal é que o usuário desenhe padrões que girem em sentido anti-horário, não comecem nos cantos e mudem de direção. Usar o maior número de pontos possível pode não fazer muita diferença se o desenho permanecer muito simples. Na imagem abaixo, você pode ter uma ideia de alternativas que mostram padrões muito fáceis de adivinhar e outros nem tanto, porque fogem do que é intuitivo: movimento em sentido horário e a partir dos cantos.

Repare na primeira combinação: ela liga nove pontos de maneira muito simples. Ao lado, uma opção com nove ligações muito mais difícil de decifrar (Foto: Divulgação/Marte Loge)Repare na primeira combinação: ela liga nove pontos de maneira muito simples. Ao lado, uma opção com nove ligações muito mais difícil de decifrar (Foto: Divulgação/Marte Loge)


Via ARS Technica


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • George Ferreira
    2015-08-24T09:25:40  

    Tenho pena de quem não tem condições de comprar um iphone.

    recentes

    populares

    • George Ferreira
      2015-08-24T09:25:40  

      Tenho pena de quem acha um iphone coisa de outro mundo ....

    recentes

    populares

    • George Ferreira
      2015-08-24T09:25:40  

      Tem um iphone e anda de busão.

  • Fernanda Voi
    2015-08-23T15:38:52  

    A Apple pediu para avisar que sem ela vocês estariam na idade da pedra!

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-08-23T15:38:52  

      Claro, a apple roubou várias empresas, mas sem os plágios dela, não teríamos tecnologia, né? Esses fanboys da apple, conseguem ser mais ignorantes, que o Malafaia

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-08-23T15:38:52  

      Um Iphone = 10 programas da fernanda

  • Felipe
    2015-08-23T23:43:33  

    Android, o sistema operacional mais lixo que existe

    recentes

    populares

    • Felipe
      2015-08-23T23:43:33  

      José Venâncio, eu sou do inferno... Só coloquei a minha opinião por experiência própria de uso. Mas eu entendo vida de fanboy, não aceita crítica.

    recentes

    populares

    • Felipe
      2015-08-23T23:43:33  

      nenhum sistema é seguro, seja android, ios uo wp. É tudo lixo em segurança.

  • Dgecy Trupel
    2015-08-25T03:20:33

    Será!!!

  • Revoltadorevoltz
    2015-08-24T09:51:37  

    A Tela de desbloqueio do meu android é por impressão digital.. Nunca, jamais, nem ninguém invadirá meu sistema. Chupem!

    recentes

    populares

    • Revoltadorevoltz
      2015-08-24T09:51:37  

      Sqn

    recentes

    populares

    • Revoltadorevoltz
      2015-08-24T09:51:37  

      Aí invadem..

  • Renato
    2015-08-23T16:54:12  

    O problema não são os padrões fracos. O problema é que a oleosidade do dedo "marca" o padrão. Faz muito mais sentido definir um PIN, sem falar que o PIN é mais fácil de desbloquear do que o "arrastar".

    recentes

    populares

    • Renato
      2015-08-23T16:54:12  

      O pin é muito mais dificil de desbloquear. Ainda mais num onibus em movimento pelas ruas esburacadas do Rio.

    recentes

    populares

    • Renato
      2015-08-23T16:54:12  

      PIN 1234 mandou lembranças.

  • Adriano Felipe
    2015-08-24T07:44:08  

    Pra que tanto trabalho? Olhe a tela do celular o inclinando, verá o rastro que a gordura do dedo deixa na tela. Pronto, você já tem o desenho agora basta pensar um pouco e, na tentativa e erro, descobrir o padrão.

    recentes

    populares

    • Adriano Felipe
      2015-08-24T07:44:08  

      Já ouviu falar em película antigordura?

    recentes

    populares

    • Adriano Felipe
      2015-08-24T07:44:08  

      Sim, porque?

  • Renan Bael
    2015-08-24T10:21:00

    é só olhar o reflexo com a tela desligada que você vê a "linha" da senha, seja ela qual for, pre-requisito - tela engordurada, suja,.

  • Zeroni Silva
    2015-08-24T10:17:52

    a simplicidade dos padrão adotado é porque ele tem que ser fácil o suficiente para desbloquear com uma mão apenas, pois é muito comum termos que desbloquear o celular com a mesma mão que o segura, pois a outra está ocupada. E pra isso utilizamos o polegar.

  • Douglas Rafael
    2015-08-24T09:56:42

    kkkkkkkkk

  • Renan Machado
    2015-08-24T09:53:59

    Tão seguro que nem eu vou acertar mais.

  • Mateus Oliveira
    2015-08-24T09:45:41

    Ai vc faz uma senha tão difícil q nem vc msm lembra

  • Maico Souza
    2015-08-24T09:42:28

    Compre um celular top e use o desbloqueio por digital.

  • Victor
    2015-08-24T09:33:01

    O pin ou senha númerica é muito mias fácil de ser descoberta se alguém conseguir ver você digitando. Ao desenhar o padrão, existe a opção de não mostrar o desenho, fica praticamente impossível de perceberem mesmo olhando você desbloquear. Para a questão da gordura é só usar película e manter o aparelho limpo. E vale as dicas de não usar padrões muito fáceis e intuitivos.

  • Gino Gaseba
    2015-08-24T09:19:58

    30 segundos para desbloquear cada vez que vai usar o celular. Não, obrigado.

  • David Moura
    2015-08-24T09:13:49

    Eu vejo uns comentários desnecessários, ninguém é obrigado a usar. Ai tem cara que usa apple e entra na matéria sobre android e ainda perde tempo comentando, faz favor. E outra segurança e lixo pra qualquer um perdeu ou foi roubado é só da um pulo em qualquer assistência o cara te devolve o telefone desbloqueado pronto pra colocar uma nova conta e usar.

  • Guilherme Coelho
    2015-08-24T09:13:16

    por isso eu digo,uma vez IOS,nunca mais androidinho

  • José Silva
    2015-08-24T09:04:52

    Outro ponto é que geralmente você consegue visualizar o formato do padrão de senha devido as marcas do dedo na tala do telefone... O mais prático e segura pra mim é a senha numérica, pois é rápido de digitar e é mais seguro...

  • Regis Marcato
    2015-08-24T08:43:20

    kkkkkkkkkkkk o mais bacana são os comentários de fan boys!!!!!kkkk os caras discutem por marca de aparelho, marca de processador ....kkkk vidinha patética de voces hein!?Ser fan de uma marca ao ponto de "discutir"?Francamente...arrume uma vida!

  • Otavio Silva
    2015-08-24T08:30:33

    Esse tipo de senha só serve para atrapalhar sua esposa de mexer e dar tempo de vc apagar as coisas, por que segurança não tem nada, outro dia meu moto x2 deu pal e não acendia a tela, formatei ele deixei zero de fabrica sem precisar levar na assistência. e tenho senha de desenho na tela.

  • Alex Santos
    2015-08-24T08:22:53

    vou repetir de novo .. já tive iphone e não vi nada de mais.. a não ser acabamento..iphone e mais sinônimo de eu posso ter um celular caro e você não.. mais de resto e tudo a mesma coisa IOS e android.. ambos são vulnerável..

  • Félix
    2015-08-24T06:50:30

    d

  • Lunga Pensador
    2015-08-24T00:36:55

    oxi igualzinha a minha

  • Sebastian Felipe
    2015-08-23T23:36:48

    No desbloqueio por digital o ladrão vai ter que levar o seu dedo. No desbloqueio por padrão ele pode tentar advinhar depois.

  • Thiago Fialho
    2015-08-23T23:35:15

    Essa imagem em azul do que seria "seguro" é parar rir não é globo?