TV

09/08/2015 07h00 - Atualizado em 27/10/2017 10h52

Quando devo trocar de TV? Descubra se sua televisão ‘saiu da validade’

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

A TV virou praticamente parte da família mas vale lembrar que o aparelho tem prazo de validade. Alguns indícios mostram quando o televisor precisa ser trocado para melhorar a qualidade de exibição de imagem e som. Além disso, modelos mais antigos podem consumir mais energia e não oferecer as conectividades básicas. Quer descobrir se a sua TV está com os sintomas de “velhice”? Então confira as cinco dicas.

Samsung ou Philips: qual empresa oferece as melhores Smart TVs?

1) Temperatura

Começando pela temperatura, os modelos de TVs mais antigos, ou até de tubo, podem aquecer em excesso, já que o equipamento interno fica mais “gasto” com o tempo. E isso pode gerar o corrompimento de componentes, placas e demais itens, dependendo do modelo da TV.

TVs mais antigas podem aquecer demais e danificar componentes com o tempo (Foto: Divulgação/Philips)TVs mais antigas podem aquecer demais e danificar componentes com o tempo (Foto: Divulgação/Philips)

Medir a temperatura ideal não é tão simples, precisando de acessórios externos, como um termômetro USB. No entanto, o teste de “colocar a mão na TV” e ver se o calor está suportável é uma maneira mais prática e econômica. Vale lembrar que esse fator pode ser intensificado pelo calor da região: quanto maior a temperatura do ambiente, mais rápido o aparelho deve aquecer.

Com os anos de uso a tendência é que o aparelho aqueça cada vez mais, gerando um incômodo para o usuário. Então, se você está notando que o televisor está superaquecendo talvez esteja na hora de comprar um modelo novo antes de ficar na mão.

TV LED gasta menos energia do que modelos mais antigos (Foto: Divulgação/Samsung)TV LED gasta menos energia do que modelos mais antigos (Foto: Divulgação/Samsung)

Já que a conta de energia não está nada barata, é também considerável pensar em um modelo mais recente. As TVs em LED consumem menos energia do que as TVs de LCD, com mesmo tamanho de tela, por exemplo. E isso pode valer a pena no final das contas. Já os modelos em Plasma tendem à um gasto maior de luz e maior aquecimento pela tecnologia integrada. Está na dúvida de qual TV comprar? LCD, LED ou Plasma: veja nessas dicas em qual modelo investir.

2) Qualidade da imagem

Quando a TV começa a ficar velha, é possível perceber alguns erros na imagem, como linhas atravessando a tela, saturação exagerada, imagem pixelizada ou exibição muito escura. É importante destacar que isso pode ser um problemas do aparelho ou de configuração.

TVs mais antigas podem apresentar problemas na imagem (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)TVs mais antigas podem apresentar problemas na imagem (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Então, vale tentar ajustar esses itens e calibrar a TV antes de tirar as conclusões. Para isso, acesse as configurações da televisão e siga algumas das dicas do TechTudo. Ajuste o brilho, cor, saturação e mais itens para ver se resolve o problema. Caso não tenha jeito, o indício é de que o modelo já está na hora de ser substituído.

A resolução mais fraca de TVs antigas pode não agradar muitos usuários e atualmente os modelos oferecem qualidade HD, Full HD ou superior. Isso resulta em uma imagem com mais detalhamentos, límpida e com melhores ajustes. A exibição da imagem na TV de tubo é bem diferente da tecnologia aplicada em telas finas e planas, com tecnologia de cristal liquido, por exemplo.

TVs mais modernas oferecem qualidade melhor de imagem (Foto: Divulgação/Samsung)TVs mais modernas oferecem qualidade melhor de imagem (Foto: Divulgação/Samsung)

E não adianta contratar serviços em Full HD de streaming ou comprar um aparelho de Blu-ray: a imagem não vai ficar em alta definição se a TV for de baixa resolução. Então, caso prefira uma qualidade superior de imagem para assistir filmes, novelas e até o futebol no final de semana, talvez seja melhor investir em um modelo mais novo.

3) Qualidade do som

Outro indício de que sua TV já está passando do prazo de validade é o som transmitido. Alguns dos problemas apresentados são ruídos, chiados ou quando o áudio está alternando muito entre o volume mais alto e baixo, grave ou agudo. Também pode acontecer do som ficar mais abafado.

TVs oferece diferentes qualidades de som (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)TVs oferece diferentes qualidades de som (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Isso acontece porque os alto-falantes embutidos na TV também ficam gastos com o tempo,e podem estourar o som, principalmente para os usuários que gostam de deixar o volume no máximo, ouvindo músicas com tons muito graves.

Para saber se o problema é mesmo da TV, tente mudar de canal, caso use TV Digital ou tenha serviço de TV a cabo. Em seguida ligue para a empresa e indique o problema para a visita do técnico: ele vai conferir se os chiados na reprodução não são algum defeito do aparelho conversor ou da televisão mesmo. Se for, uma boa opção é pesquisar por um modelo mais novo.

Quer um som melhor? Então saiba que as TVs são equipadas com padrões de estéreo 2.0, 2.1, 5.1, 7.1, surround e mais versões. Esses números indicam quantos canais de áudio e subwoofers estão presentes no dispositivo de som.  Para entender melhor, o aparelho com estéreo 7.1 oferece 7 canais de áudio comuns e 1 subwoofer (canal especial com frequências mais graves).

4) Cabos

Com o desenvolvimento de tecnologias, uma TV começa a ficar ultrapassada quando não atende mais as necessidades do seu usuário. Para manter um mínimo de conectividade, observe se o aparelho oferece entrada USB e HDMI: elas servem para plugar pendrives, Chromecasts ou até conectar a TV no notebook.

Entradas que garantes boa conectividade para a TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Entradas que garantes boa conectividade para a TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Os televisores mais antigos vinham apenas com entrada de áudio e vídeo, para plugar os cabos coloridos do DVD e em alguns casos entrada VGA/DVI. E isso já ficou um tanto para trás, principalmente para os mais antenados, que querem assistir séries e filmes sem complicações.

Qual Smart TV 3D comprar? Opine no Fórum do TechTudo.

Para conferir se quais conectividades a TV oferece, observe a lateral do aparelho ou a base traseira. As entradas são indicadas por ícones ou pelo seu nome, como o HDMI. Observe na imagem algumas das opções disponíveis e como identificar cada uma.

5) Conectividade e funções

Já passou o tempo em que a TV era só um aparelho para assistir apenas a novela ou o jogo de futebol. Os modelos mais modernos, ou Smart TVs, chegam com conectividades de Internet, aplicativos do Netflix, YouTube, redes sociais, conexão com o celular e mais opções bem interessantes para o dia a dia.

Smart TV oferece aplicativos para streaming de vídeos e músicas (Foto: Gabriella Fizmann/ TechTudo)Smart TV oferece aplicativos para streaming de vídeos e músicas (Foto: Gabriella Fizmann/ TechTudo)

Para saber se a sua TV tem funções inteligentes, confira no controle remoto se há o botão de “smart” ou “apps” (aplicativos). No primeiro acesso será necessário plugar um dongle para se conectar com a Internet ou registrar diretamente na rede Wi-Fi de casa. Observe no site da fabricante as funções disponíveis para seu modelo. Não tem uma Smart TV? Então confira a lista com os modelos no mercado brasileiro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo
    2015-08-09T19:08:43  

    Se aparacer algum defeito na sua TV me procure que arrumo, não compre outra se não eu morro de fome!!

    recentes

    populares

    • Paulo
      2015-08-09T19:08:43  

      o senai tai pra te requalificar... existem profissões que são engolidas pelo capitalismo consumista... essa é uma.

    recentes

    populares

    • Paulo
      2015-08-09T19:08:43  

      tenho uma smart tv lg led 39" 2 anos de uso! mas deu problema agora!. devo concertar ou comprar outra?

  • Renato Pc
    2015-08-09T18:22:49  

    Tenho uma LG smart tv 3D led 55 polegadas, não vou precisar de outra tão cedo!

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2015-08-09T18:22:49  

      Pode ser, mas tenho observado uma incidência maior principalmente nas tv's 3d

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2015-08-09T18:22:49  

      A minha de tubo funciona que é uma maravilha...

  • Reinalto Evangelista
    2015-09-14T20:19:13

    Natinho .eu tenho uma samsung led 40 a dos anos e uma otima TV

  • Rafael Jose
    2015-08-10T15:19:32

    TV é Panasonic tenho uma VT60 de 65 polegadas, até hoje procuro uma Led para ter uma qualidade similar de imagem e não da defeito. Tenho uma Samsung também de 65 de plasma uma E8000, também excelente TV, já tem 5 anos e as duas estão zeradas!

  • Tiago Santana
    2015-08-10T14:16:43

    Isso é puro consumismo. Prefiro mandar pro conserto.

  • Julianof Souza
    2015-08-10T09:51:02

    Televisor é SONY e ponto final!

  • Marcos Feitosa
    2015-08-09T14:07:13  

    SAMSUNG nunca mais!!! Possui vício oculto inclusive nas peças de reposição. Comprei uma de 55 polegadas, que depois de 1 ano e meio, mesmo tendo sido "consertada", está imprestável, liga e desliga sozinha num ciclo interminável, só para se tirar da tomada. SAMSUNG nunca mais.

    recentes

    populares

    • Marcos Feitosa
      2015-08-09T14:07:13  

      Sim fui dos primeiros.Comprei em meados de 2009 quando a série B8000 tinha sido recem lançada no mercado brasileiro (acho que em abril de 2009). Neste período, troquei apenas o controle remoto porque o botão liga/desliga começou a apresentar mau contacto devido aos anos de uso.

    recentes

    populares

    • Marcos Feitosa
      2015-08-09T14:07:13  

      Blz

  • Lauro Fundato
    2015-08-09T21:52:52

    O mais engraçado é que comprei um tv sony bravia 3d a uns 4 anos e deu problemas na tela, ficou toda riscada e gerando imagem dupla na assistência técnica ficava quase o preço de uma nova enquanto ainda tenho uma de tubo a muitos anos e até hoje está perfeita.Eles tinha que dar garantia de pelo menos uns 5 anos pois quando acaba a garantia estraga.

  • Antonio Senna
    2015-08-09T21:33:43

    O cara que escreveu essa matéria tem mobral???

  • Ikehara Jorge
    2015-08-09T13:46:20  

    Sua TV "sairá de validade" quando pifar e, o conserto ficar próximo ou mais caro que uma similar nova. Pronto falei!

    recentes

    populares

    • Ikehara Jorge
      2015-08-09T13:46:20  

      Poderiam ter sido mais incisivos e objetivos: qunato tempo EM MÉDIA dura uma TV CRT, LCD, LEDLCD ou PLASMA?

    recentes

    populares

    • Ikehara Jorge
      2015-08-09T13:46:20  

      Ainda tenho em casa uma TV Philips 21" de cinescópio e funciona perfeitamente. Logicamente que é uma TV auxiliar e não usamos nenhum equipamento nele. Até 6 meses atrás a TV do meu quarto era um Toshiba também de cinescópio com 29 polegadas que depois de 2 décadas começou a dar problemas no sintonizador.

  • João Bezerra
    2015-08-09T20:12:28

    tenho uma tv de lcd ah 7 anos

  • Anderson Carreiro
    2015-08-09T18:50:27  

    Provavelmente uma das piores reportagens que eu já li.

    recentes

    populares

    • Anderson Carreiro
      2015-08-09T18:50:27  

      X2

  • Everaldo Silva
    2015-08-09T18:15:49

    Reportagem muquirana,a final quanto tempo dura uma t v, não foi isso que queriam dizer e onde é que está escrito quanto tempo vive um TV.

  • Wilso Santos
    2015-08-09T16:30:43

    tirei o plastico das bordas da minha ontem. acho que ta nova ainda

  • Francisco Bezerra
    2015-08-09T15:19:33

    Tenho uma AOC LCD há quase 10 anos (jurássica, rsss), mas nunca tive problemas e espero que continue assim. Tenho vontade de comprar uma mais moderna mas parecem todas descartáveis.

  • Walter Carneiro
    2015-08-09T11:22:27  

    Primeiro de tudo não existem TVs para uso residencial de LEDs, mas sim LCD com Leds que nesse caso gasta menos energia sim, melhora o contraste e a definição das cores. Paineis de Leds são os usados em Shows e para comerciais nas ruas. O falecido Plasma TOP de linha ainda detém a imagem mais próxima do real, até mesmo frente às modernas TVs 4K, a exemplo da minha fabulosa Panna 65VT50b (e sua sucessora 65VT60b), que no consumo costuma gastar, sim, um pouco mais do que a LCD de Leds.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2015-08-09T11:22:27  

      não, Uma TV de LED nada mais é que uma TV de LCD retroiluminada por LED enquanto TVs OLED, o próprio painel do material orgânico emite a luz a partir de uma corrente elétrica, dispensando a iluminação na parte de trás. Sem a necessidade de uma tela de cristal líquido.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2015-08-09T11:22:27  

      Francis: eu sei disso. É que nosso amigo Walter quis saber mais que a sabedoria....

  • Marcos Feitosa
    2015-08-09T14:17:05

    Se os comentários são de RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA "de seus autores, por que vocês estão apagando o meu comentário???? :/

  • Vanderlei Vetachi
    2015-08-09T13:22:04

    Colorado R o Q, Pilco, Pirlips ou Telefuck, as melhores.

  • Wagner Mendes
    2015-08-09T12:38:33

    Pode faltar comida, água, luz, telefone, escola, mas não pode faltar a bendita, a preciosa, a quadradinha... na casa do pobre. Ela é a primeira coisa que você vê quando entra na casa. Adivinhem, começa com T e termina com V.

  • Roberto Carneiro
    2015-08-09T11:18:14  

    Se estiver funcionando e nao tiver grana para um novo, Continua e nao entra nessa.

    recentes

    populares

    • Roberto Carneiro
      2015-08-09T11:18:14  

      kkkkk matéria paga!!!