Celular

13/08/2015 07h01 - Atualizado em 13/08/2015 16h05

Sete dicas para tirar melhores fotos com seu smartphone à noite

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Registrar fotos à noite nem sempre é uma missão fácil, muitas vezes a baixa luminosidade acaba atrapalhando na qualidade dos registros. No entanto, algumas ações simples podem ajudar a melhorar o resultado, evitando imagens tremidas ou borradas. Confira sete dicas que te ajudarão a capturar boas fotos noturnas no celular.

Saiba como usar o Fyuse, aplicativo que tira selfies panorâmicas

A câmera traseira tem 8 megapixels e surpreende com fotos em boa qualiadde (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Veja dicas para capturar imagens de qualidade em ambientes com pouca luz (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

1) Modo HDR

O recurso HDR ajuda a registrar fotos com qualidade e balanços de cores mais elevados. No entanto, a função aumenta a sensibilidade da câmera e pode gerar imagens borradas à noite. Caso goste da função, o ideal é utilizá-la em conjunto com um tripé ou deixar o celular apoiado em algum lugar para conseguir um resultado melhor.

Recurso de HDR precisa de melhor estabilidade no smart em ambientes noturnos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Recurso HDR precisa de melhor estabilidade no smart em ambientes noturnos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) Não tremer

Parece uma dica simples de seguir, mas muitos usuários esquecem dela. A baixa luminosidade de ambientes noturnos dificulta o clique mais objetivo, com elementos nítidos. Por isso a melhor solução é usar um tripé para não movimentar o smart durante o registro e, assim, conseguir um resultado mais profissional. Algumas opções mais baratas no mercado podem ser encontradas a partir de R$ 20, em lojas virtuais.

Para um melhor resultado invista em um tripé para celular (Foto: Divulgação/Gorillapod)Para um melhor resultado invista em um tripé para celular (Foto: Divulgação/Gorillapod)

3) Com flash ou sem?

Cada smartphone tem um sistema de flash com alcance de alguns metros. Caso precise registrar uma imagem de um elemento mais distante, o flash não fará nenhum efeito. Este recurso é mais interessante para fotos próximas ou em distância mediana, com amigos em um restaurante ou acampamento, por exemplo.

Flash não resolve na hora de registrar objetos distantes (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Flash não resolve na hora de registrar objetos distantes (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Usar o zoom?

A maioria das câmeras integradas aos smartphones oferecem o recurso de zoom digital e não óptico. Em fotos noturnas, a primeira opção pode deixar o resultado borrado e pixelado, prejudicando a qualidade final. Algumas exceções, como o Galaxy Zoom, oferecem lente de zoom óptico, o que pode ajudar a aproximar os objetos capturados, sem estragar a foto. Então é essencial conhecer as especificações do seu smart antes de usar a função.

Zoom digital do smart pode prejudicar o resultado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Zoom digital do smart pode prejudicar o resultado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5) Conheça os recursos do celular

Saber quais são os recursos oferecidos pela câmera do seu smartphone pode ajudar bastante na hora de clicar imagens à noite. Muitos modelos tops de linha permitem ajustes digitais de brilho, exposição de luz, balanço de brancos, modo noturno e outros itens. Abra o aplicativo de câmera e busque pela função “modo” ou pelo ícone de configurações e faça vários testes antes de tirar as fotos.

Entenda as funções disponível no seu smartphone (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Entenda as funções disponível no seu smartphone (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6) Dicas de aplicativos para edição

Por mais que a foto noturna não tenha o resultado esperado, bons apps de edição podem ajudar a dar um retoque e aplicar filtros antes de compartilhar nas redes sociais. Para Android, confira programas como Adobe Photoshop Express, Pixlr Express, Photo Studio e mais nesse kit preparado para os celulares com o sistema móvel do Google. Já para os usuários do iPhone há apps como o Aviary Photo Editor, AfterLight e muitos outros nessa lista de apps para a plataforma da Apple.

Pixlr (Foto: Divulgação)Pixlr é um app de edição de imagens para Android e iO(Foto: Divulgação)

7) Dicas de aplicativos de câmera

Um bom app de câmera pode fazer toda a diferença, especialmente em fotos noturnas. Para Android, o Night Câmera promete melhor nitidez para imagens em ambientes escuros. Já no iOS, o app de destaque é o Moonlight – Night-time camera para iPad e iPhone, que possui ajustes bem interessantes para ambientes com pouca luz, tanto em elementos distantes quanto próximos.

App Moonlight no iOS promete melhor resultado de iluminação noturna (Foto: Divulgação/Moonlight)App Moonlight no iOS promete melhor resultado de iluminação noturna (Foto: Divulgação/Moonlight)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Douglas Silva
    2016-01-14T17:04:02

    Com Microsoft Lumia tem recursos melhores e qualidade melhor.

  • Lukinhas
    2015-08-18T09:53:53  

    Com Lumia é fácil :V

    recentes

    populares

    • Lukinhas
      2015-08-18T09:53:53  

      Com Lumia Camera, é tão perfeito. Microsoft dando show nas cameras

  • Claubert Cardoso
    2015-08-13T09:29:19

    Noturnas*