Sistemas Operacionais

31/08/2015 15h30 - Atualizado em 31/08/2015 19h20

Vírus invade iPhone desbloqueado e rouba dados de 225 mil Apple IDs

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Informações de login e senha de 225 mil contas cadastradas na Apple foram roubadas de aparelhos iOS que rodam versões desbloqueadas do sistema operacional, com o chamado jailbreak. Batizado de KeyRaider, o malware é distribuído por meio do Cydia, um software alternativo que funciona como loja de downloads.

O que é Jailbreak? Conheça o método de desbloqueio do iPhone

O KeyRaider funciona sem que o usuário perceba, acessando informações de uma determinada conta da Apple utilizada para acessar diversos serviços, entre eles a App Store. O malware rouba dados que são transmitidos via iTunes, consegue copiar o GUID (número de registro individual) do iPhone ou iPad, além da Apple ID e respectivas senhas.

iphone-6-tela-grande-destaque (Foto: Divulgação)Vírus afeta milhares de contas da Apple (Foto: Divulgação)



Com todos dados roubados, o malware pode até mesmo fazer downloads não autorizados na App Store em nome da vítima. Ainda mais grave do que a invasão do aparelho é a capacidade que o vírus tem de captar dados referentes a cartões de crédito utilizados pelos donos de iPhones e iPads.

Entre o arsenal de capacidades do vírus está também a de desabilitar recursos de desbloqueios locais e remotos de iPads e iPhones. Este recurso faz do malware capaz de sequestrar um dispositivo iOS, tornando-o inutilizável até que o proprietário pague um resgate aos hackers.

Malware poderoso é distribuído via repositórios do Cydia em dispositivos com jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Malware poderoso é distribuído via repositórios do Cydia em dispositivos com jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Qual é o melhor smartphone atualmente? Comente no Fórum do TechTudo.

Os técnicos foram capazes de rastrear a conexão do KeyRaider até um servidor localizado na China, onde acredita-se que o grande volume de dados interceptados pelo malware está armazenado. Não há, no momento, uma lista que permita saber se a sua conta foi atingida porque os hackers conseguiram corrigir a brecha antes que os técnicos conseguissem obter todas as informações.

O Cydia é um aplicativo inofensivo. Ele foi criado nas primeiras versões do iOS para servir como um tipo de App Store para aparelhos desbloqueados. Quem realiza jailbreak no iPhone ou iPad utiliza ele para acessar listas de aplicativos que não são oferecidos na App Store, seja porque violam as políticas da Apple, ou porque são versões piratas de aplicativos oficiais.

Para acessar as listas de apps no Cydia, o usuário precisa adicionar as pastas em que elas estão: os chamados repositórios. Em alguns deles, o KeyRaider está presente.

Como a Apple recomenda que seus usuários não façam jailbreak por conta de riscos de segurança, a melhor maneira de garantir que você está imune a esse esquema é evitar a prática. 

O esquema foi revelado pela empresas de segurança digital Palo Alto Networks e WeipTech. A Apple já está ciente dele.

Via Ubergizmo e PC World


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Peter Frost
    2015-09-01T11:11:03  

    Cada cometário de gente ignorante... Ios é disparado o melhor sistema operacional atual. Dificil ser batido. Sistema leve, fluido, sem engasgos. tirando algumas frescuras da apple, o Iphone é perfeito.

    recentes

    populares

    • Peter Frost
      2015-09-01T11:11:03  

      Tex quem não gosta da Apple é pq não tem condiçoes de comprar...

    recentes

    populares

    • Peter Frost
      2015-09-01T11:11:03  

      Calma ai cara, é só um iPhone e não uma Ferrari

  • Alexander Rocha
    2015-09-01T07:25:00  

    Hahaha Não pega vírus! Sei! Vai sonhando gente, não existe milagres. Windows (phone ou não) pega vírus, Android com app instalada fora do market pega vírus, iOS com Jailbreak também pega vírus. Não se iludam achando que o SO do telefone que VC usa é imune! Quer evitar pegar vírus, siga o padrão que a empresa recomenda. Nada de Jailbreak ou de instalar APK fora do Google Play. Se vc fizer isso, você está por sua conta e risco, nada de choradeira.

    recentes

    populares

    • Alexander Rocha
      2015-09-01T07:25:00  

      LEIA O COMENTARIO!

    recentes

    populares

    • Alexander Rocha
      2015-09-01T07:25:00  

      falou tudo alexander

  • Gustavo Escobar
    2015-09-01T21:58:19  

    Coitado destes seres que não sabem o que é ter um produto de qualidade, que cumpre com tudo que promete. Todos os recursos propostos funcionam e bem! Trabalho com tecnologia da informação há 13 anos e os produtos da Apple são simplesmente os melhores que já tive. Há alguns anos para mim era um sonho distante poder ter um computador da Apple. Era coisa de rico. RICO mesmo! Mas, finalmente hoje posso desfrutar de seus produtos que possuo. MacBook, Iphone, Ipad e Apple TV. Todos funcionam maravilhosamente bem. PERFEITOS em tudo que fazem! Sou fã e pronto!

    recentes

    populares

    • Gustavo Escobar
      2015-09-01T21:58:19  

      O mais interessante é que nem fomos à loja da Apple reclamar disso, apenas comentamos o fato na loja do Village Mall e o vendedor prontamente se interessou em verificar o que estava havendo, levou o aparelho e voltou com a proposta de dar um novo. Me digam, qual outra empresa faz isso? Até na garantia o cliente sofre...

    recentes

    populares

    • Gustavo Escobar
      2015-09-01T21:58:19  

      o meu pc com windows e meu samsung com android também funcionam bem e não me deixão na mao

  • Rogério Alditore
    2015-09-09T13:28:28  

    Agora eu pergunto, porque tantos usuários de Android fazem Root, já não chega o sistema totalmente instável e inseguro? Seria a pirataria que é imposta? Ou querem roubar as senhas de banco dos outros? O fato é que se milhares de trouxas fazem Root no sistema Android, mas nunca estão satisfeitos. Acho que eles querem ter a mesma qualidade do sistema (iOS 8) da Apple.

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-09-09T13:28:28  

      até onde sei o root do android é para mexer no sistema

  • Maicon Gonzaga
    2015-10-28T14:12:50

    iPhone is the best!! Android is Bad!! if it's not an iPhone is not an iPhone

  • Rhayan
    2015-08-31T15:50:31  

    quem disse que a Apple tem os sitemas mais seguros do mundo ein?

    recentes

    populares

    • Rhayan
      2015-08-31T15:50:31  

      Cara eu compro qualquer telefone a vista...no momento tenho s6 edge antes tinha um 5s e vendi pois achei um lixo..e vc deve ter um 4s e olhe lá. ..Se tiver...

    recentes

    populares

    • Rhayan
      2015-08-31T15:50:31  

      esses caras so sabem tretar em comentarios :P

  • João Pedro
    2015-09-10T12:08:05  

    chupa Apple chupa.

    recentes

    populares

    • João Pedro
      2015-09-10T12:08:05  

      Os aparelhos invadidos usam Jailbrake uma prática não autorizada pela Apple devido a este tipo de falha que pode provocar no sistema.

    recentes

    populares

    • João Pedro
      2015-09-10T12:08:05  

      ops desing

  • Rogério Alditore
    2015-09-01T11:02:53  

    Agora eu pergunto, porque tantos usuários do IOS fazem o jailbreak, já que o sistema é tão fantástico? Seria a limitação que é imposta? O desejo de instalar o que quiser sem ser censurado? O fato é que se milhares de usuários fazem isso é porque não estão satisfeitos com o que tem e querem mais.

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-09-01T11:02:53  

      Não querido, é porque querem baixar aplicativos sem pagar por eles. Somente isso.A Apple não joga pra perder e cobra pelos melhores aplicativos e liberam alguns grátis só que limitado. O jailbreak tem todos e muito mais. Mas a Apple não se responsabiliza mais pelo aparelho depois que é feito.

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-09-01T11:02:53  

      Não insatisfação com o produto e sim por alguns deles serem pagos. Até parece que todos os aplicativos do Android é grátis. Vocês só podem estar de sacanagem né?

  • Julio Costa
    2015-09-09T22:42:57  

    Iphone é tipo celular de Maria vai com as outras. O mane vê a propaganda de neymar ou Gisele B usando celular e já vai achando q é o cara. Kkkk.... Hardware e SO lixos. Acreditam a propaganda enganosa da Apple. Vai no curso de TI, Eng. aqui na federal RJ. Se achar algum veterano usando essa bomba... deve ser um fanboy encubado. Kkkkk

    recentes

    populares

    • Julio Costa
      2015-09-09T22:42:57  

      deve ser usuario de Android para estar falando isso, ou não tem dinheiro para comprar um Iphone...kkkkkkkkkkkkkkkk

  • José Rodrigues
    2015-09-09T13:17:05

    A matéria é de 31/08/2015, e o TechTudo resolveu mostrar novamente, justamente hoje 09/09/2015. Confidência?

  • Thiago
    2015-09-02T00:06:13

    Engraçado que a maioria não leu a matéria,e fica falando burrices nos comentários. Nenhuma plataforma é 100% segura,jailbreak é feito por pequenas falhas no sistema. A comunidade do jailbreak no começo era composta por pessoas com caráter e contra pirataria,pena que os chineses entraram nessa e mudaram o jogo. Hoje muitos fazem para poder roubar em jogos e baixar aplicativos pirateados,acho que esses que foram roubados foram merecidos.

  • Karlos Rosa
    2015-09-04T08:56:18

    Na Verdade isso tudo é culpa do Sol que brigou com a Lua por ela ter batido com o Carro na cara da Tainha do mar, que ficou furiosa e comeu o Bolo de Formiga da capivara, e o Guaxinim que acabou atropelando uma cegonha Feliz.

  • Gabriel
    2015-08-31T15:49:02  

    apple lixo, depois falam que não precisam de antivírus, mas estão precisando mais que o Android, os recalcados machucados podem tagarelar a vontade.

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-08-31T15:49:02  

      O cara nem sabe que quem faz o JailBreak é o usuário e não a Apple. Porém, fazendo o JailBreak, você perde a garantia. E está bem claro, afetados somente quem fez. Bem pregado, não quer pagar por aplicativo, quer piratear... Dá nisso!

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-08-31T15:49:02  

      é de mais pra ele que só sabe rodar Android nessa cabecinha

  • Igor Silva
    2015-08-31T21:16:18  

    KKKK acho engracados FANBOYS da Apple fazendo maior propaganda enquanto a Apple ta se lixando da sua misera existencia.KKKKKKKKKKKK choro e livre pra quem gosta de bancar a bunda da Apple. abestados

    recentes

    populares

    • Igor Silva
      2015-08-31T21:16:18  

      lixo, é de mais pra você um cabecinha Android

  • Washington Amorim
    2015-08-31T17:28:17  

    Daqui a pouco vai começar os invejosos do Androgenos cheios de mimimi Cuidado se ficar lendo os comentários seu Android pode travar Nunca serão Apple nunca

    recentes

    populares

    • Washington Amorim
      2015-08-31T17:28:17  

      Clayton, a Apple se quiser, lança aparelhos com Hardware com números muito maiores dos que ela faz. Não faz porque não quer e não tem a menor necessidade! Você sabia que os profissionais de computação gráfica, design, edição de imagem, a grande maioria trabalha com Mac? Sabe por que? Pela eficiência, qualidade de imagem, fidelidade de cores, processamento de videos, simplesmente ninguém faz igual.

    recentes

    populares

    • Washington Amorim
      2015-08-31T17:28:17  

      Será que nos que compramos Apple ou os caras comprando Android por causa dos megapixels da câmera.

  • Clayton
    2015-09-02T21:59:18

    um garoto chega da escola e fala :mamãe sei que sou diferente dos meus amigos heteros,eles não me aceitam só por que sou homossexual o que a senhora acha que eu devo fazer? ha filhinho compra um iponey e fala pra eles que vc é superior,mas se ninguém ligar não vá perder o rebolado

  • Paulo Antonio
    2015-09-01T09:41:55  

    kkkkkkkkkkkk! Não era totalmento seguro? kkkkkkkkkkk! E ainda paga uma fortuna por essa bosta! kkkkkkkkkk!

    recentes

    populares

    • Paulo Antonio
      2015-09-01T09:41:55  

      Blz, Rafael! Bom eu já tive Android e tive muitos problemas com travamentos e defeitos. Resolvi ir pro Iphone e não tive mais problemas. Eu sou amante da tecnologia, vivo indo às lojas pra "brincar" com os aparelhos do mostruário e noto que mesmo com o passar dos anos, o Android ainda sofre com os tradicionais travamentos. Isso era o que mais me irritava no meu. Coisa que não acontece com o Iphone.

    recentes

    populares

    • Paulo Antonio
      2015-09-01T09:41:55  

      Nem dá pra culpar o Android. Coitado do Android. Tem que culpar o Google, que libera seu sistema para as "outras" modificar a bel prazer. No final das contas a marca "Android" é quem paga o pato. Uso o Cyanogen no LG G3 e é infinitas vezes melhor que a porcaria de interface que a empresa coreana coloca no seu dispositivo. Mas q o ios é muito melhor, isso não há dúvidas....

  • Daniel Ferreira
    2015-09-01T08:55:03  

    Foi o tempo q ter I phone era luxo hoje já tem celulares mais caros e mil vezes melhores

    recentes

    populares

    • Daniel Ferreira
      2015-09-01T08:55:03  

      Bicho, nós temos iPhones, vcs apenas celulares.

    recentes

    populares

    • Daniel Ferreira
      2015-09-01T08:55:03  

      N troco o meu not 4 por i phone nenhum..só lamento

  • Felipe Melani
    2015-09-01T10:37:18  

    Vale lembrar que Jailbrake elimina a garantia e a assistência da Apple. Uma vez comprei o iPhone 4 por um site de usados, todo zerado, até que eu precisei levar na assistência da Apple nos Estados Unidos (o botão home não funcionava mais). Eles me cobraram pela assistência pq o dono anterior tinha feito o jailbreak, se não eu teria levado um iphone novo de graça.

    recentes

    populares

    • Felipe Melani
      2015-09-01T10:37:18  

      Isso aí, Felipe. A Apple é a única empresa que conheço que troca o dispositivo em caso de defeito. Até fora da garantia eles trocam.

  • Luiz Fernandes
    2015-09-01T11:11:28

    Ah, mais só se instalar programas de terceiros... Quem é idiota a ponto de fazer isso em um aparelho tão caro, e que já tem sua própria loja??? tem mesmo que pegar vírus... fato!!!

  • Gilberto Filho
    2015-08-31T18:46:33  

    KKKKKKKKKKKKKK , esse é o Sistema que n pega Virus? kkkkkk pelo menos o outro tem anti-virus.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-08-31T18:46:33  

      Acho que ele esqueceu de ler a matéria... Kkkkk

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-08-31T18:46:33  

      É bom ler a matéria antes de comentar

  • Ali Sept
    2015-09-01T09:48:32

    se esse virus invadir meu apple, spó vai achar divida.... fique a vontade, sr virus...

  • Gustavo Escobar
    2015-09-01T09:32:40

    Um monte de gente aqui falando.. Aí... Quem disse que Iphone não pega vírus?? Leia a matéria! Os aparelhos afetados foram os desbloqueados pelo Jailbreak! Ou seja, bem feito! Compra Iphone e usa jailbreak?

  • Leonardo Martins
    2015-09-01T02:59:11  

    iPhone é o típico aparelho da classe média falida-iletrada-alienada-endividada que vive de aparências. No Brasil, só 2 tipos de pessoas compram iPhone: ricos (10%) e trouxas que dividem em 10x para fingir que são o que não são (90%).

    recentes

    populares

    • Leonardo Martins
      2015-09-01T02:59:11  

      A inveja faz coisas, o tal de Leonardo Martins escreve um comentário que não tem nada a ver com o assunto. Cada um compra o k quer, paga conforme as condições que tem. Leonardo se preocupa com vc, seja útil poste comentários que ajudem a sociedade.

    recentes

    populares

    • Leonardo Martins
      2015-09-01T02:59:11  

      Esse Leandro é um I.di.ota. Não muda esse texto nunca. Classe média falida é você, blz? Se você não tem grana pra ter então não desdenhe de quem pode! Trabalhe, corra atras que você um dia poderá ter também!

  • Gustavo Assunção
    2015-09-01T09:20:33

    Ixi, deu ruim...